Rédea alemâ em poldro

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Responder
Mensagem
Autor
JoãoG
Mensagens: 3
Registado: domingo abr 11, 2010 2:03 pm

Rédea alemâ em poldro

#1 Mensagem por JoãoG » domingo abr 11, 2010 8:26 pm

Boas!
Tenho um poldro de 5 anos e infelizmente não o consigo manter numa actitude correcta o que faz com que este não se use correctamente
Alguns exercícios como circulos fazem com que desça a cabeça mas depois volta ao mesmo.
A rédea alemã será solução?
Pedia ajuda e se podessesm postar algumas soluções a manter o cavalo com a actitude correcta.

Phynx
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 51
Registado: terça nov 07, 2006 7:52 pm

Re: Rédea alemâ em poldro

#2 Mensagem por Phynx » segunda abr 12, 2010 11:43 am

As rédeas alemãs nunca são a solução para cavalos sejam eles de que idade forem. Quando usadas por pessoas que não têm bem a noção de como estas poderão servir para melhorar certos aspectos, acaba por agravar ainda mais o problema que tentavam resolver. É como por um penso num corte profundo.

O cavalo para se colocar terá que estar correctamente trabalhado na parte de trás e nas costas. Basta pensar que um cavalo tem o seu motor atrás. Quando este começar a colocar os posteriores por debaixo da massa e a levantar as costas de forma a poder carregar com o cavaleiro, ele irá colocar-se automáticamente.

Tente andar com o cavalo relaxado, principalmente no passo e trote, com o pescoço estendido mas sempre com contacto e sempre com o cavalo a procurar manter o contacto. Se o cavaleiro não tiver muita expeiência tente fazer isto num trote levantado, muito candenciado, sem correr nem estar a "morrer". Muitas transições, passo-trote, trote-passo. Tente que o cavalo não levante a cabeça quando as fizer nem cai sobre os anteriores. Se o cavalo aceitar, use uma varinha de modo a dar-lhe um toque muito ligeiro na garupa para que ele perceba que tem que colocar os posteriores debaixo da massa e impulsionar-se com eles e não ser puxado pelos anteriores.

A colocação do cavalo é a última coisa que tem que se preocupar com um cavalo de 5 anos, mas sim em manter um trabalho correcto e uma ginástica adequada de forma a este poder aguentar com um cavaleiro futuramente colocado e a carregar-se. Não tenha pressa nisto, pois é assim que a maioria dos cavalos se estragam, ficam com medo da mão do cavaleiro e andam com o chanfro atrás da vertical. O chanfro deverá estar sempre ligeiramente à frente ou na vertical.

Tamão
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 51
Registado: domingo ago 02, 2009 12:40 pm

Re: Rédea alemâ em poldro

#3 Mensagem por Tamão » segunda abr 12, 2010 12:21 pm

Caro JoãoG,

Nos meus modestos conhecimentos, recomendo-te a leitura do livro "Treino do Cavalo - A Solução dos Problemas", de Jessica Jahiel.

Abraços e boa sorte.

JoãoG
Mensagens: 3
Registado: domingo abr 11, 2010 2:03 pm

Re: Rédea alemâ em poldro

#4 Mensagem por JoãoG » terça abr 20, 2010 12:22 am

Obrigado, a ajuda foi muito útil. :D

Responder

Voltar para “Ensino”