Poldro Cruzado

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Diogo Rochato
Sela 01
Mensagens: 25
Registado: quinta dez 04, 2008 11:22 am

Poldro Cruzado

#1 Mensagem por Diogo Rochato » segunda jun 21, 2010 2:57 pm

Boas.
Eu tenho um poldro cruzado, que tem 1 ano e 8 meses.
Eu ontem mais o meu tio, começamos a passar o poldro à guia.
A minha pergunta é se nós estamos a fazer bem, visto que ainda é cedo para começar a fazer o desbate.
Cumps.

MP
Iniciado
Mensagens: 18
Registado: segunda mai 05, 2008 4:50 pm

Re: Poldro Cruzado

#2 Mensagem por MP » segunda jun 21, 2010 11:39 pm

Qual o tamanho e raça do poldro?

É assim, não é tão cedo quanto isso, pois na Alemanha e países de topo já saltam em liberdade poldros com um ano, ano e meio! É importante criar-lhes regras desde bem cedo, para eles entenderem que o homem não é um perigo, mas sim um bom amigo que os vai desenvolver e ensinar! Não sei a que disciplina vai dedicar o poldro, mas se for saltos pode saltar o poldro em liberdade uma vez por semana, por exemplo, mas saltos a 50 centímetros! Habitue o poldro a passar por linhas de varas, tipo guias de varas na teia para ele fazer linhas rectas!

Espero ter ajudado, Abraço!

Diogo Rochato
Sela 01
Mensagens: 25
Registado: quinta dez 04, 2008 11:22 am

Re: Poldro Cruzado

#3 Mensagem por Diogo Rochato » quarta jun 23, 2010 10:06 am

Boas.
Nós não queremos colocar o poldro para os saltos, mas se ele tiver capacidade para isso tudo bem.
Nós vamos querer utilizar o cavalo para irmos dar umas voltas e tirar umas passagens de mão, uns piaffes, uns ladeares, etc.
Tendo em conta aquilo que descrevi aqui, acha que passar o poldro à guia faz mal???
Obrigada por ter respondido, é lógico que ajuda sempre, toda a informação é sempre muito bem-vinda.
Abraços
Cumprimentos.

MP
Iniciado
Mensagens: 18
Registado: segunda mai 05, 2008 4:50 pm

Re: Poldro Cruzado

#4 Mensagem por MP » quarta jun 23, 2010 10:37 am

Faça assim, solte num picadeiro o poldro e comece por o habituar a si, ele é novo e tem que entender que ninguém lhe vai fazer mal! Vá vendo como ele reage em liberdade, sempre sem o assustar, e sem o obrigar a nada, ele tem que descobrir o que vocês querem naturalmente! espere mais um pouco para o passar à guia... E se o fizer, que pode fazer de vez em quando (três vezes por mês ou assim, até ele ter 2 e meio) não faça com cabeçada e bridão, faça com um cabeção muito simples e sem nada na boca (a boca dele, bem como o resto do corpo, ainda se está a formar!)

Sempre que precisar avise! ; )

Abraço!

Diogo Rochato
Sela 01
Mensagens: 25
Registado: quinta dez 04, 2008 11:22 am

Re: Poldro Cruzado

#5 Mensagem por Diogo Rochato » quarta jun 23, 2010 11:20 am

Eu tenho aqui uma dúvida.
Quando nós andamos com o poldro à guia e se o pusermos a andar para esquerda, ele anda muito bem, quase que não é preciso fazer nada, anda sozinho.
Agora para a direita é que é mais complicado, já não anda tão bem e anda sempre a parar, temos que ir atrás dele para ele não parar.
O que devo fazer para que ele ao andar para a direita, não tenha a tentação de parar??
Abraços.

MP
Iniciado
Mensagens: 18
Registado: segunda mai 05, 2008 4:50 pm

Re: Poldro Cruzado

#6 Mensagem por MP » quarta jun 23, 2010 3:15 pm

É muito normal que com esta idade ele tenha reacções dessas, pois não entende ainda o que se pretende (ainda é, como disse antes, cedo para o trabalhar todos os dias). O poldro tem essa reacção por não ter paciência para trabalhar, ainda é jovem e quer é brincadeira e corrida! Diga-me uma coisa coisa, começa sempre por o trabalhar para a esquerda, certo? E sempre que o trabalha, insiste mais na esquerda, não é? Da próxima vez que o passar a guia, comece logo pela direita, e evite usar o chicote em demasia, e mantenha a guia mais curta para o trazer mais para perto, para o caso do poldro ter as tais reacções e você poder chamá-lo a atenção!
Também pode acontecer de, tal como nos, ele ter um lado preferido, e sentir-se melhor para esse lado! mas com paciência isso é contornável!

Espero que o trabalho com o poldro esteja a correr pelo melhor!

Diogo Rochato
Sela 01
Mensagens: 25
Registado: quinta dez 04, 2008 11:22 am

Re: Poldro Cruzado

#7 Mensagem por Diogo Rochato » quarta jun 23, 2010 4:55 pm

Peço desculpa por está-lo a chatear em demasia em relação ao meu poldro, mas como eu nunca trabalhei um poldro, é a 1ª vez.
Sim eu sempre que o trabalho começo pela esquerda e só depois é que vou para a direita.
Este sábado vou trabalhá-lo e vou seguir o conselho que me deu.
Mais uma vez peço desculpa, por estar a massá-lo.
Abraços.

MP
Iniciado
Mensagens: 18
Registado: segunda mai 05, 2008 4:50 pm

Re: Poldro Cruzado

#8 Mensagem por MP » quarta jun 23, 2010 5:16 pm

Sem problema nenhum, "chateie" sempre!
Eu divirto-me por aqui, não é chatice! (se não gostasse, não o faria!)

Vá dizendo como ele evolui!

Diogo Rochato
Sela 01
Mensagens: 25
Registado: quinta dez 04, 2008 11:22 am

Re: Poldro Cruzado

#9 Mensagem por Diogo Rochato » sexta jun 25, 2010 11:45 am

Desculpe a demora a responder, mais uma vez muito obrigada.
Olhe só mesmo por curiosidade, até porque o poldro ainda nem tem 3 anos, qual é o freio que se utiliza para fazer o desbaste?
Abraço.

MP
Iniciado
Mensagens: 18
Registado: segunda mai 05, 2008 4:50 pm

Re: Poldro Cruzado

#10 Mensagem por MP » sexta jun 25, 2010 2:39 pm

Quando ele fizer uns 3 anitos, comece a por-lhe na boca o bridão mais simples que há.
3051-860-thickbox.jpg
3051-860-thickbox.jpg (22.12 KiB) Visto 17408 vezes

Diogo Rochato
Sela 01
Mensagens: 25
Registado: quinta dez 04, 2008 11:22 am

Re: Poldro Cruzado

#11 Mensagem por Diogo Rochato » segunda jun 28, 2010 10:09 am

Boas.
Este sábado fui trabalhar o poldro, e fiz aquilo que me disse para fazer.
Para começar a trabalhá-lo 1º para a direita, que é o lado onde lhe custa mais, após um grande esforço e muita paciência, já consegui por pouco tempo que ele andasse um bocado de tempo sem puxar muito, nem brigar muito.
Eu não ando a apertar muito com ele, pois ainda é poldro e tenho medo que aquilo que estou a fazer seja demasiado. Estava a pensar em apertar uma bocadito mais com ele, quando este fizer 2 anos e 5 meses. O que acha?
Por agora é só fazer com ele apanhe o jeito e depois a partir da idade que referi, então aí apertar com ele, mas com termos.
Abraços

MP
Iniciado
Mensagens: 18
Registado: segunda mai 05, 2008 4:50 pm

Re: Poldro Cruzado

#12 Mensagem por MP » segunda jun 28, 2010 11:33 am

Então ele está a fazer progressos?

Aos 2 e meio já pode começar a mentalizá-lo de que tem que trabalhar mais a sério, já é uma boa idade para ele perceber isso!

Diga-me que raça é o poldro...

Diogo Rochato
Sela 01
Mensagens: 25
Registado: quinta dez 04, 2008 11:22 am

Re: Poldro Cruzado

#13 Mensagem por Diogo Rochato » segunda jun 28, 2010 2:20 pm

Pelo que a veterinária escreveu no livro de registo, o poldro é cruzado e não diz mais nada.
Eu acho que ele tem qualquer coisa de árabe, porque quando ele está a trotar, levanta o rabo, mas também já vi lusitanos a fazer isso, agora não sei.
Eu ainda não falei com a veterinária, pois quem falou com ela foi o meu tio, tenho que falar com a veterinária e perguntar-lhe realmente qual é a raça do poldro.

Responder

Voltar para “Cruzado Português”