Inicio desbaste

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Responder
Mensagem
Autor
carlos ferreira
Mensagens: 2
Registado: sábado set 11, 2010 10:41 pm

Inicio desbaste

#1 Mensagem por carlos ferreira » sábado nov 06, 2010 2:16 pm

Bom dia,
Sou novo por aqui, não tenho muita experiência a nível de desbaste de cavalos, no entanto também já li aqui no Fórum Cavalonet que não é aconselhado a quem não tem muita experiência iniciar o desbaste, no entanto gostaria de saber o que se pode realmente começar a fazer para iniciar o desbaste.
Desde já agradecido.
Saudações marialvas

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

Re: Inicio desbaste

#2 Mensagem por Sofia e Sabre » domingo nov 28, 2010 7:28 pm

Olá Carlos,

Uma das partes cruciais do desbaste é o habituar do cavalo ao que será o seu dia-a-dia para o resto da sua vida. Aos 2 anos e meio, de preferência, é bom tirar o cavalo do campo e por-lhe um cabeção, habitua-lo a ser tocado e limpo. Mais a frente habitua-se o cavalo aos arreios, cabeçada e a usar ligaduras ou caneleiras. Também se deve começar a passar à guia com um serrilhão - primeiro porque o cavalo não deve estar parado, e depois porque começa a aprender a ser contido e conduzido por uma pessoa.

A parte inicial do habituar a ser tocado e limpo pode ser feito por qualquer um, desde que a pessoa tenha sensibilidade e o bom senso de pensar que o cavalo está apavorado e portanto normalmente reage mal às coisas se elas não forem bem feitas. Atenção que os poldros, pelo menos das primeiras vezes não devem estar presos de cabeça para a parede.

carlos ferreira
Mensagens: 2
Registado: sábado set 11, 2010 10:41 pm

Re: Inicio desbaste

#3 Mensagem por carlos ferreira » sábado dez 04, 2010 10:32 pm

A parte de começar a lidar com ele, tratar dele, escova-lo entre outras coisas já esta a começar a ser feita, não sei se será normal, mas estou a começar a fazer o volteio e começa a dar coices ao andar de volta em direcção a mim...
Será que devia entregar o trabalho a outra pessoa?
Saudações Marialvas
Obrigado

Avatar do Utilizador
saitam
Sela 01
Mensagens: 44
Registado: quarta ago 26, 2009 4:19 pm

Re: Inicio desbaste

#4 Mensagem por saitam » segunda dez 06, 2010 6:03 pm

Olá Carlos,
a questão de entregares a outra pessoa terá sempre que ser uma decisão tua, muito tua pois implica custos e coisas do género que só a ti cabe avaliar.
Já por outro lado, essa situação de ele tentar apanhar-te quando anda á guia é que deves ter muito cuidado, pois além de poder ser perigoso para ti, sempre que ele o fizer e não for automaticamente repreendido, vai deixar-lhe a ideia de que o pode fazer. E nesse caso, lá vai tudo o que possas pensar em termos de ensino.
Proponho-te duas abordagens, uma que uses a guia mais longa, não só fica mais longe de ti, como não o obrigarás de início a dobrar-se tanto o que lhe facilitará o trabalho e trate de o fazer com mais calma e prontidão.
Depois há que o habituares ao chicote, não para lhe bater, mas ao teres o chico na outra mão, apontado á garupa, ele vai ... teoricamente... deixar de pensar em alcançar-te. Atenção que antes de pensar em empunhar o chicote e levá-lo para o meio do picadeiro soltando a guia, deves habituá-lo a essa ajuda de treino.
Existe um conjunto de vídeos que te poderão interessar, mas para este tema há um especial na Tribuna Lusitana http://www.tribunalusitana.com/programa ... -picadeiro que creio te vai interessar.
Um abraço e vai em frente.

Nota: já agora pensa que o que é feito pelos outros pode ser mais bem feito, mas o que é feito por nós tem cá um sabor especial :-)

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

Re: Inicio desbaste

#5 Mensagem por Sofia e Sabre » segunda dez 06, 2010 10:52 pm

Olá Carlos,

Não sei que tipo de experiência com cavalos tens, mas desbastar um poldro não é uma coisa linear. Não é o mesmo que montar um cavalo com 6 ou 7 anos, por pouco ensino que possa ter. São "bebés" e não fazem ideia do que é correcto ou não - a diferença é que quando têm que aprender a respeitar o Homem já têm mais 500 kg que nós e portanto podem de facto representar um perigo.

A fase inicial podes ser tu a fazer, mas até no trabalho à guia deves ter alguém experiente que te ajude - a guia não serve só para o cavalo se cansar à tua volta, durante esta fase eles aprendem algumas das coisas mais essenciais às suas vidas. Acredita, é um investimento que vale a pena fazer, não só porque a desbastar um poldro sozinho corres riscos desnecessários mas também porque o que o poldro aprender agora (as boas e as más coisas) vão se manter com ele para o resto da sua vida.

É óbvio que é um custo, mas vale a pena. Arriscas-te a daqui a uns tempos gastar mais dinheiro a corrigir o que não ficou bem.

Relativamente ao facto de ele escoicear, é natural que durante o trabalho ele tenha umas "alegrias". Até os cavalos mais velhos, quando estão na guia, o fazem. Afinal, em vez de andarem pelo pasto o dia inteiro, estão confinados a 9 metros quadrados durante 23 horas do dia. Tens é que te certificar que ele não te apanha pelo caminho, e ensinar-lhe que tu tens um espaço que é teu e onde ele não pode nunca entrar - é uma medida de segurança e deste modo ensinas-lhe que quem manda és tu.

Espero ter ajudado.

Responder

Voltar para “Ensino”