Passar à guia

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

Passar à guia

#1 Mensagem por PSantos » segunda jul 25, 2005 8:38 pm

Olá a todos!
Mais uma vez preciso da vossa ajuda: Quanto tempo se deve passar um cavalo à guia? Deve andar mais a trote ou a galope? Quanto tempo para cada mão? Nos dias em que não consigo montar por falta de tempo queria passa-lo à guia para ele trabalhar um pouco, mas não sei como devo trabalha-lo.
Desde já o meu obrigado.
Saudações equestres,
Pedro Santos

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Guia

#2 Mensagem por João dee Deus » segunda jul 25, 2005 9:30 pm

Santos

Normalmene 20 minutos está bem.

Deves primeiro saber qual é o lado "bom" do Cavalo.

Começas pelo lado mau,com a guia curta,mas cuidado não deixes ele virar-te a garupa,porque com a guia curta,se ele der uma cangorcha pode magoar-te.
A idéia é "cortar o gàz" que ele trás da box.
Corta porque é para o lado mau,e corta porque a guia está curta e obriga-o a dobrar-se muito.
Depois dos primeiros passos,porque o ideal é começar a passo,começas a ceder a guia.aí ele como já dá melhor a curva por ser mais larga tende a acelerar o andamento.
Entras no trote,e não deixes galopar.Se possível só galopa quando quiseres.
Nunca deixes começar a passagem á guia á maluca com o Cavalo a galope descontrolado.Isso nunca se faz.Só atrasa a entrada em concentração.
Sâo 7 minutos para cada lado com a guia comprida.

Nesta altura ele já está a "cheirar o chão",para distender os tendões lombares.

Depois começa o trabalho de fundo,que só se consegue se não tiver havido galopadas malucas,e descontroladas.

Nos restantes 6 minutos,3 para cada lado,encurtas a guia,a passo,a trote,e a galope,o mais possível sem desmanchar o andamento.

Um Cavalo bem "passado" galopa á tua volta com 1 metro de guia,mais o comprimento do teu braço.

Isto só se consegue depois de semanas de trabalho.

E quando se consegue,não se pode dar mais de duas voltas.(galope)
A trote já podem ser 4 voltas e a passo umas 6.

Estas voltas apertadas castigam muito a mão de dentro.

Vais ver a diferença quando o montares.Fica com a coluna "oleada".

Faz-te um circulo de 10 metros a galope sem se deitar como as motos.

O trabalho á guia,é muito importante,e básico.

saudações Marialvas.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

guia

#3 Mensagem por João dee Deus » segunda jul 25, 2005 10:29 pm

Santos

Esquecime de te dizer,que se deve usar SEMPRE,o cabeção de castigo para passar á guia.

Nunca prendas a guia ao bridão.As coisas têm de ser feitas com rigor.
Se achas que estas coisas dão muito trabalho e que se deve "abreviar",então dedica-te ás avestruzes.
Se não sentires gozo a montar a cabeçada no cavalo,se isso for algo a abreviar,então algo está mal.

A razão principal é que a força que a guia faz com o cabeção de castigo,é FORA do Cavalo,á frente do chanfro,o que o obriga a encurvar-se.

Estas coisas foram inventadas á muitos anos,e sem querer ser contra as inovações,elas têm de ser respeitadas,enquanto não aparecer algo para o lugar.

Saudaçõea Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

onde prender a guia?

#4 Mensagem por AnaE » terça jul 26, 2005 12:06 pm

Olá a todos em especial ao Sr. joão de Deus!


Desde sempre passei à guia com a guia presa nas argolas do serrilhão, porque sempre vi fazerem assim no sitio onde montava e tinha o cavalo.

Mas nos ultimos tempos tenho optado por prende-la nas argolas do bridão passando a guia pelas duas e prendendo-a na argola do lado de fora, porque um dos equitadores disse que a pressão no chanfro destabilizava o cavalo, e esta forma de colocação da gui nas argolas do bridão aproximava-se mais ao tipo de pressão que é feito pelas mãos, quando estamos montados.

Continuo a utilizar as duas formas... o serrilhão quando é só para passar à guia , e a guia no bridão quando utilizo o gogue... ou vou montar depois, como o cavalo já raramente faz pressão na guia não tenho notado que esta forma de prender traga algum inconveniente... mas gostava de saber se não é a forma correcta de fazer as coisas, pois posso estar a causar algum mal ao cavalo sem intenção.

obrigada e saudações a todos

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#5 Mensagem por PSantos » terça jul 26, 2005 12:10 pm

Olá João,
Gostei dessa das avestruzes!
O cabeção de castigo é aquele que tem uma "corda" acima da focinheira?
Obrigado pela ajuda.
Um abraço,
Pedro Santos

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#6 Mensagem por João dee Deus » terça jul 26, 2005 12:44 pm

Ana

Detrás destas opiniões está sempre o comodismo.

Marialva como eu sou,as coisas têm um só nome.

Se quiseres aliviar a pressão no cabeção de castigo,tens a opção da argola de dentro.

Tal como as esporas,o chicote e os freios,e agora o cabeção,tudo depende das tuas mãozinhas.

Eu monto "qualquer"cavalo com esporas,só que so´as uso se necessário,e assim por diante.Este "montar´"não inclui saltos ou exercícios assim.

O Cavalo só sente a pressáo do cabeção se se quiser desviar do percurso,e é para isso que ele serve.

A guia presa no bridão ,quer no de dentro quer no de fora,só aumenta a confusão na boca deles.
Se for no de dentro,a força é feita na argola de fora a querer entrar na boca,se for na de fora através da de dentro,estrangula o maxilar inferior.

Antigamente,este cabeção,tinha um espigão no centro,com 10 centimetros,e no fim tinha a argola do meio.

Já podes ver o efeito que isto fazia,pois dobrava a cabeça desde o focinho.(primeira vértebra)

Santos

O cabeção de castigo tem a particularidade de ter a parte superior da focinheira em metal,com argolas para se prender a guia.
Este metal pode estar protejido na parte de dentro com uma "almofada",para não magoar muito.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#7 Mensagem por AnaE » terça jul 26, 2005 1:35 pm

... pois.... por comodismo não é. Porque por o serrilhão por cima da cabeçada....depois de tudo o resto :? já não faz muita diferença...

Também usos sempre as argolas de dentro para colocar a guia.

mais uma vez... obrigada pelos esclarecimentos! :D

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#8 Mensagem por PSantos » terça jul 26, 2005 7:27 pm

Ok. Obrigado joão! :wink:
Pedro Santos

fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#9 Mensagem por fmvnunes » sábado jul 30, 2005 11:48 am

Caros colaboradores deste forum, em relação a este tópico mas não muito a haver com o que o Srº Santos pergunta existe no site cavalonet na parte de "eventos e noticias" um tópico que diz "artigos" ai nesse menu existe uns artigos com o titulo "Desbaste do Cavalo parte 1-2-3", tem uma explicação aprofundada de como fazer uma guia e os seus aspectos, achei interessante

Cumprimentos
Filipe Nunes

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#10 Mensagem por Dr.Elina » sábado jul 30, 2005 3:33 pm

Eu raramente uso serrilhão para mexer os cavalos a guia, pois os meus cavalos mais recentes não gostam do serrilhão e trabalham melhor só de cabeção ou de cabeçada de bridão.

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#11 Mensagem por PSantos » domingo jul 31, 2005 8:48 pm

Obrigado Sr. Filipe, vou ler os artigos.
Pedro Santos

Ruka
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: quarta jul 13, 2005 9:31 am
Localização: Mindelo, Vila do Conde

#12 Mensagem por Ruka » sexta ago 05, 2005 10:48 pm

na minha opineao um cavalo para ser trabalhado ao passar a guia deve ser desenrolado da seguinte forma: primeiro paxaxe para o lado mau do cavalo s houver caso disso, fazer sempre um pco d passo s o cavalo for calmo pk s n for come;a lg as cangoxas e a galope... mas come;ar sempre pelo passo mais curto! kuando o cavalo come;ar a transpistar fassa um pco d trote, e so dps o galope! isso e para comecar. dps deve s por umas redeas fixas para trabalhar o percoxo do cavalo e ai fazer mt trote, para os 2 lados klaro! isto td num espa;o d 20 min +/-! e esta um cavalo trabalhado kuando s tem falta d tempo!

espero n m ter enganado... mas s m enganei pexo o favor d m corrigirem para eu poder aprender correctamente!



cumprimentos

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

guiso

#13 Mensagem por João dee Deus » sexta ago 05, 2005 10:55 pm

Ruka


É isso mesmo,exatamente como disseste.
O Cavalo deve estar sempre sob control,e equilibrado,sem galopes malucos,porque o passar á Guia é um exercicio,como outro qualquer,e dos mais importantes para uma boa monte que se faça asseguir.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

tiago2002
Mensagens: 2
Registado: quarta out 25, 2006 10:01 am

Re: Guia

#14 Mensagem por tiago2002 » sábado nov 04, 2006 12:29 am

olá sr.joao eu trabalho o meu cavalo a guia um cavalo de 2 anos acha que ja o posso a por a saltar a vontade com 2 anos ou nem por isso :?:

Responder

Voltar para “Diversos”