Elevação de argumentos

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, Bernardo Cid

Mensagem
Autor
ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

Elevação de argumentos

#1 Mensagem por ANA. » quarta mai 17, 2006 8:33 am

O regresso das touradas ao Campo Pequeno vai ser uma oportunidade para a luta dos que defendem o fim das touradas.

Nos últimos dias tem-se intensificado a guerra de argumentos dos que não admitem o sofrimento inflingido aos touros e aos cavalos, e dos que vêm na tradição razão suficiente para não deixar morrer a arte do toureio.

O que tenho ouvido dos dois lados parece-me muito pouco edificante. Sobretudo muito pouco respeitador das duas partes.
Os argumentos dos que estão contra não podem limitar-se à comparação com os circos romanos, nem os que estão a favor com teses pouco firmes sobre a "insensibilidade do cachaço" do touro!

Gostava de ouvir as opiniões de quem conhece a história do toureio, e de quem vive por dentro esta profissão.
Com história, por favor.

Obrigada.

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#2 Mensagem por Mimi Pinto » quarta mai 17, 2006 8:55 pm

ANA...
Sou uma aficcionada...gosto de ver...de apreciar todo o toureio a cavalo, apeado e o grande momento por muitos esperado, da pega dos forcados...mas também gosto de apreciar o crescimento do toiro, da vida do toiro no campo...de todas as lides feitas pelos campinos no campo...
já lidei de perto com uma situação bastante chata de um anti em que fui interpelada e "atacada" por palavras rudes apenas porque trazia uma tshirt do Campo Pequeno onde esclarecia os meus gostos "sou portuguesa.sou aficcionada.sou dos touros"...cada umd e nós tem o livre direito de gostar do que lhe apetece...e não deveriamos ser interpelados por pessoas que não nos conhecem acusando-nos de coisas que não nos podem acusar a partir do momento em que desconhecem o mundo em que crescemos e os valores que nos foram incutidos...assim por alto torna-se estranho a interpelação deste senhor comigo e não tenho tempo neste momento de contar a historia, mas logo que tiver uns 10minutinhos resumirei a historia para que percebam melhor.
Evito falar sobre touradas e touros e o seu sofrimento (ou não) com pessoas que não gostam de touradas pois acho que os anti tem uma mente muito fechada e por mais razões plausiveis que demos para a realização destas eles nunca irão perceber...as vezes os aficionados dão razões (como referiste em cima uma delas) sem cabimento...poderiam falar de tanta coisa...mas é como tudo na vida...tudo nasce, cresce e acaba por morrer...e até nós sofremos na vida...acredito sim que os touros também sofram na arena...mas sofrem tanto quanto uma vaquinha quando vai para o matadouro e enquantp estas crescem de uma maneira pouco saudavel (são alimentadas com rações carregadas de aditivos de crescimento etc etc etc) os touros são animais livres que crescem no campo...comendo comida saudavel...são tratados como qualquer animal...e qualquer animal sofre nas mãos do Homem, alguns de uma maneira mais abrupta que outros mas a vida é assim.-..os touros foram criados para este tipo de actividades, alguns apenas para serem reprodutores...mas todos acabam por serem servidos em muitos pratos de Portugal...
Voltarei mais tarde para contar a historia que referi em cima e para ler mais opiniões sobre este assunto
Saudaçoes Marialvas*
Uma coisa pensa o cavalo...outra quem tá a montá-lo:)

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#3 Mensagem por luis pedro » quinta mai 18, 2006 7:38 am

Olá forum,
Penso que neste nosso cantinho, á beira mar plantado, a tradição ainda tem o seu peso, senão veja-se o número de espectadores (não só Portuguêses) que assistem ás corridas de touros e compare-se com o número (insignificante) de manifestantes que uma ou outra vez aparece (tem de estar garantida a presença da televisão) protestando contra a realização das corridas.
Cumprimentos,
Luis Pedro

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#4 Mensagem por horse_lover » sexta mai 19, 2006 5:33 am

Olá a todos...

Sinceramente não me lembro de alguma vez me ter manifestado aqui sobre este assunto, se já falei...repito-me

Na verdade sou contra as touradas, assim como sou contra todo o sofrimento que por nós (humanos) é infligido aos animais.

Já ouvi imensas "desculpas", quer dos aficcionados como dos anti-touradas.
Algumas têm cabimento, outras, como se disse em cima, não tem ponta por onde se lhe pegue...

Já tentei ver uma tourada, na televisão (pela arte de montar a cavalo), mas o sofrimento dos touros não me é indiferente. Por isso já não vejo.

Não crucifico ninguém por gostar, cada um tem as suas opiniões.
Assim como o vegetarianismo...(que alguns, em vez de se tornarem vegetarianos deveriam trabalhar para "melhorar" o nível de abate dos animais)

Mas vivemos num mundo em que a sociedade não se importa muito com estes aspectos...e aprendemos a lidar com isso...

Nao é fazendo manifestações que as coisas vão mudar...esses são uma minoria!!!

Desculpem se o meu texto não tiver muita lógica...mas há tanta coisa a dizer...tantos os pensamentos que tenho...que por vezes se atropelam uns aos outros...

saudações!!!!
Ana Patrícia
Imagem

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#5 Mensagem por luis pedro » sexta mai 19, 2006 6:31 am

Olá Horse_lover,
Devemos respeitar a opinião de cada um e quem gosta deve aceitar que outros podem não gostar. O problema é que não gostam nem respeitam a opinião dos que gostam.

Tenha cuidado porque se monta a cavalo, os cavaleiros também estão na mira dessa gente, e com um pseudónimo desses...

Cumprimentos,
Luis Pedro

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#6 Mensagem por ANA. » sexta mai 19, 2006 10:20 am

Hoje ouvi uma declaração do senhor da Animal, que gostava de partilhar. Respondia ele ao argumento dos ganadeiros, que dizem que se não houvesse touradas também não haveria touros bravos porque ninguém os criava:

Miguel Moutinho:
"Se por hipótese a espécie do touro bravo se extinguisse, -o que não aconteceria, mas vamos admitir por segundos que sim-, evidentemente que em primeiro lugar nenhum ecossistema seria afectado por isso, porque esta espécie não existia na natureza. A perda ecológica para o mundo era inexistente. Além do mais, se a única maneira, vamos admitir, de manter esta espécie, é fazer todos os seus membros sofrer horrivelmente, então o melhor é que não estejam vivos."

Deus queira que ele não se lembre de se preocupar com os seres humanos que sofrem...

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#7 Mensagem por Mimi Pinto » sexta mai 19, 2006 4:43 pm

ora...eis que volto eu, mais uma vez sem mt tempo :? mas só para agarrar ali num bocadinho de frase do miguel moutinho que a ANA transcreveu "...é fazer todos os seus membros sofrer horrivelmente...", claro que nao...porque nem todos os touros bravos sao utilizados nas touradas, alguns sao utilizados apenas como reprodutores, será que esta gente com tts canais de historia, biography, odisseia, etc etc, somando os documentarios sobre touros/touradas/ganaderias/tradiçao portuguesa que levam a vida a dar n rtp2, ainda nao apanharam nenhum que lhges explikasse isto (o engraçado é que eles fazem sp referencia a isto)..a vida dos touros é cm qq um...os que nao sofrem n arena, sofrem nmatadouro...mas e as vakinhas???os porcos??é bem pior... :lol:
tentarei voltar mais tarde c mais tempo.
Sauydaçoes marialvas
Uma coisa pensa o cavalo...outra quem tá a montá-lo:)

Cavaleira
Sela 01
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 25, 2005 9:09 am

#8 Mensagem por Cavaleira » sexta mai 19, 2006 6:51 pm

Bom dia

não sou aficionada e isso prende-se com o sofrimento infligido ao toiro na arena. Reconheço, contudo, beleza do espetáculo- principalmente o trabalho do cavalo, a pega, a música, os trajes. Mas mesmo assim, isso nunca será suficiente para me fazer entrar numa praça de toiros.

Vou fazer uma pergunta que, sendo eu completamente leiga na matéria, poderá ser descabida para os aficionados... Não é possível fazer uma corrida de toiros sem que as bandarilhas sejam cravadas no cachaço do toiro? Isto é, não poderiam ser colocadas sem ferir o animal? Coladas, por exemplo... É necessário que o toiro seja ferido para enfraquecer e permitir a pega?

Agradecia a resposta dos entendidos na matéria...

Cavaleira

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

trage

#9 Mensagem por João dee Deus » sexta mai 19, 2006 8:25 pm

Cavaleira

Não te estou a reponder como entendido na matéria,mas este tema já< foi debatido aqui no forum no respectivo tópico.
Terás de procurar,porque pelo menos eu,não vou repetir o que disse.
Se fosse acerca de Cavalos ,isso sim,repito 200,1000 vezes.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Cavaleira
Sela 01
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 25, 2005 9:09 am

#10 Mensagem por Cavaleira » sexta mai 19, 2006 10:31 pm

Já encontrei o tópico... É uma pena que não seja praticável, pois caso contrário as touradas ganhariam muito, muito mais aficionados...

PedroCruz
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 83
Registado: terça out 18, 2005 11:27 am
Contacto:

#11 Mensagem por PedroCruz » sexta mai 19, 2006 11:53 pm

É uma pena enorme que não seja praticavel!Assim poderia juntar-se o um belo espectaculo a uma enorme tradição!Talvez um dia se arranje uma solução,tipo velcro ou coisa do genero para se por nas bandeirilhas e no toiro!

Cavaleira
Sela 01
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 25, 2005 9:09 am

#12 Mensagem por Cavaleira » sábado mai 20, 2006 12:52 am

Pedro

dizem que não é praticavel porque não é possível lidar e pegar o toiro se este estiver "vivo", ou seja, com a sua bravura natural. Parece que tem que estar enfraquecido e debilitado.
Devo dizer que isto me parece bastante desonroso para o toiro... e cobarde para o toureiro...
Se não conseguem aguentar a força natural do animal, porque não touream toiros menos pesados, ou vacas??

Cavaleira

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#13 Mensagem por Mimi Pinto » sábado mai 20, 2006 12:58 am

"Se não conseguem aguentar a força natural do animal,"...quando falam em relaçao ao peso natural é a pensar nos forcados...pois se ja se torna mt vexzes dificil os forcados pegarem a primeira toiros ja lidados imaginemos se eles viessem para as maos dos forcados(neste caso para os braços :lol: )ao natural...nao havia gruipo de forcado que durasse
Uma coisa pensa o cavalo...outra quem tá a montá-lo:)

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#14 Mensagem por luis pedro » domingo mai 21, 2006 6:43 am

Olá Cavaleira,

Já imaginou ou perguntou aos cavalos que monta (se é que monta) o sofrimento que lhes causa?

Quanto á cobardia dos toureiros, é fácil de avaliar, experimente aproximar-se de um touro de lide mesmo com ele preso no curro.

Para terminar sugiro ás pessoas mais sensíveis que se tornem úteis e em vez de andar a "chatear" os aficionados por causa dos touros ajudem adiminuir o sofrimento dos muitos humanos que, principalmente nas grandes cidades, tentam sobreviver, ao contrário dos touros.

Cumprimentos,
Luis Pedro

PedroCruz
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 83
Registado: terça out 18, 2005 11:27 am
Contacto:

#15 Mensagem por PedroCruz » segunda mai 22, 2006 7:51 pm

Perdoem-me o que vou dizer mas Habilidade era enfrentar o toiro na sua forma natural e não esperar que o cavaleiro o canse!Nao é que eu tenha nada contra os forcados,até pelo contrario porque esses sim são corajosos!Agora os toureiros?Se se acham tao homens para espetar as bandeirilhas que o façam com o toiro no seu estado normal e não exausto!Isso não é coragem mas sim cobardia!Quanto ao sofrimento do cavalo,euu tento diminuir isso ao máximo e pelo menos tento compensar isso com muito mimo e qualidade de vida!
Nunca vi nenhum toureiro a fazer festinhas a um toiro!! :lol: :lol:

Responder

Voltar para “Toureio”