Rollkur

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Mensagem
Autor
João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

bonequinhos

#16 Mensagem por João dee Deus » segunda jun 05, 2006 8:34 am

Luis

Já fui ver os bonequinhos e na realidade pelo erro de colocação do cone,há uma manifesta intenção de dramatizar a coisa.

Mas para esclarecimento geral,e não li o que lá dizia,aquele cone projecta a zona onde o Cavalo vê com os dois olhos.,podendo continuar a ver tudo o que se passa à sua volta dentro das limitações que aquela posição de cabeça impôe.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: bonequinhos

#17 Mensagem por luis pedro » terça jun 06, 2006 7:07 am

João dee Deus Escreveu:Luis

Disse que muitos Cavalos não podem mostrar o branco do olho e isso é amatomico.Concordo perfeitamente.
Mas os que mostram,não o fazem sempre,Apenas quando estão alterados animicamente,ou,como foi o caso,para conseguirem exergar para onde vão.
Acerca do desenvolvimento muscular,todos sabem que existem muitos musculos no pescoço,e que são "escolhidos"para serem desnvolvidos os que interessam à modalidade em questão.
Neste caso,e para que melhor se compreenda,é para um leigo perguntar:Onde terá o Cavalo posto aquele musculo nalguns casos tão grande. que os faz terem o nome de invertidos.?Será que não o tem.?
Mas como se sabe ele está lá.

Para aquele caso especifico aquela desnvoltura muscular que se obtem ao longo do tempo e com muito trabalho,permite uma"Home position"natural e sem esforço.
Desculpe esta fraze mas foi a que me ocorreu devido talvez a deformação profissional,esta dos computadores.
Se já a tivesse lido nalgum livro de equitação era só trancreve-la,mas como são coisas da minha experiencia...saem assim.

Pois ..naquele tempo era a doer.Já para não falar nas tareias que os Cvalos levavam em plena pista de saltos nos concursos por terem brregado.

Ainda hoje vi alguns desses protagonistas.

saudações Marialvas
Olá João,
Na minha opinião, a posição ou atitude mostrada nas fotografias não sendo dificil de obter é-o efectivamente de manter mas não especialmente por causa dos musculos do pescoço (aqueles que refere, extensores e flexores). O trabalho na referida atitude e com grande dose de impulsão (indispensável) solicita fortemente os elevadores das espáduas (são tb flexores do pescoço - os tais tão caracteristicos dos cavalos c/ pescoço invertido) , os elevadores da base do pescoço, obriga a um grande alongamento do ligamento superior (vai da cabeça até ao sacro e liga todas as vértebras) a contracção dos abdominais e psoas (provocando a reunião ou concentração), ou seja o alongamento da "linha de cima" e o encurtamento da base de apoio.
Cumprimentos,
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

dressage

#18 Mensagem por João dee Deus » terça jun 06, 2006 5:42 pm

Luis

Acho que a diferença no que dizemos,é aquela que referiu logo no principio das nossas conversas."Os sitios por onde andámos"a aprender as mesmas coisas.
Referi-me ao longo trabalho de por assim o pescoço,porque é aquilo que conheço dessa situação.
Eu não saí de dentro do meu mundo e não estou influenciado por opiniões ou descrições de como as coisas acontecem.
Para mim os livros, mesmo de equitação, são para quando tenho insónias,que não resistem a três folhas e....pumba....adormeço.
Tenho as minhas desvantajens,mas o mérito de ter descoberto pelo raciocinio e prática,aquilo que digo,e que vai ter muitas vezes com o que está aceite como bom alegra-me,ficando para trás as denominações técnico/tacticas.
Ninguém sabe tudo sobre Cavalos e isso dá-me ânimo para continuar as minhas investigações sobre estes animais.
Como digo no roda-pé,as conclusões a que já cheguei são provisórias e já se alteraram desde que aqui estou.

Aliás sou tão tranparente que isto que disse já se tornou óbvio ao longo destes mails que escrevi.
A minha assinatura no fim é,na realidade,totalmente genuina.
Esta vantagem é singular.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#19 Mensagem por luis pedro » quarta jun 07, 2006 7:14 am

Olá João,
Está claro para todos, penso eu, que tem um espirito observador e um sentido critico (auto-crítico) suficientemente apurados para ao longo dos anos ter aprendido o muito que demonstra saber. É pena que se mantenha fiel ao empirismo puro pois a tinta que se usa nesta arte nunca tapa completamente os rascunhos.
A explicação que tentei dar não é dos livros de equitação é de biomecânica.
Cumprimentos,
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#20 Mensagem por João dee Deus » quarta jun 07, 2006 7:31 am

Pois...Luis

Isso que me disse já ouço há muitos anos e faz parte da historia da minha vida.

Ainda há dias a quando da foto que o Luis Carlos pôs no forum,vi logo que era uma égua e depois de ter a confirmação de que o era,não consegui saber poquê o senti.
Quer isto dizer que o meu impirismo ultrapassa o meu racional.

O que eu disse sobre os livros não é exemplo para ninguém mas será um certo consolo para aqueles que tiverem o mesmo "problema".
Agora...um problema pode ter a sua resolução ultima,apenas mudando o enquadramento onde ele é detectado e defenido.

Foi o que eu fiz.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#21 Mensagem por J.Afonso » quarta jun 07, 2006 6:27 pm

Olá companheiros;
Em primeiro lugar obrigado pelos esclarecimentos de todos os envolvidos nesta salutar discussao...
Em segundo lugar queiram ficar cientes que aqui usualmente se fazem criticas construtivas e por vezes algumas mais directas que revelam a tomada de posiçao particular de determinado indivíduo em relaçao à questao em apreço...
Assim é natural que surjam criticas/tomadas de posiçao que possam até estar incorrectas no entanto, devemos sempre criticar e questionar...nao é por serem fotos do supra-sumo A, B ou C que se aceitam logo como boas e se tornam exemplos a seguir...
Para o sempre politicamente correcto já nos bastam os nossos políticos ... :twisted:
Um abraço e mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos
Afonso

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#22 Mensagem por luis pedro » quinta jun 08, 2006 6:32 am

Olá J.Afonso,
Tem toda a razão quer no que diz respeito ao objecto das fotos (os tais supra-sumos) quer no que diz respeito a quem as utilizou (os detractores do método em causa).
Cumprimentos,
Luis Pedro

Oscar Simoes
Sela 01
Mensagens: 30
Registado: domingo jan 25, 2004 5:20 pm
Localização: MALVEIRA

video

#23 Mensagem por Oscar Simoes » segunda ago 28, 2006 9:24 am

ola

Econtrei uns videos e que tem a ver com um tema que ja aqui falamos.

http://www.youtube.com/watch?v=YODFSUs8_zw

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

video

#24 Mensagem por João dee Deus » segunda ago 28, 2006 4:41 pm

Oscar

Ainda não vi tudo mas manda mais destes :lol: :lol:

E diz mais coisas.

Não sejas impeditivo de ti mesmo.


saudaçõews Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

Re: video

#25 Mensagem por horse_lover » segunda ago 28, 2006 7:09 pm

João dee Deus Escreveu:Oscar

Ainda não vi tudo mas manda mais destes :lol: :lol:

E diz mais coisas.

Não sejas impeditivo de ti mesmo.


saudações Marialvas
Quando se entra no link deste filme aparecem ao lado muitos mais filmes sobre a "hiperflexão"...

É um grande documentário... :lol:
Ana Patrícia
Imagem

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#26 Mensagem por luis pedro » terça ago 29, 2006 8:08 am

Olá Oscar,

Obrigado pelo site, dá para ver alguma coisa, é pena os clips não terem grande qualidade e principalmente tão pouco tempo (são clips...). Não é suficiente para se tirar conclusões e muito menos aprender alguma coisa.

Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#27 Mensagem por cervantes » quinta ago 31, 2006 8:00 am

Amigo Luis,

Estou de acordo com "o outro", nesta coisa da equitação para aprender... É PRECISO MONTAR! :lol:

Cts TRECeiros,

Virgílio Cervantes

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#28 Mensagem por luis pedro » quinta ago 31, 2006 8:22 am

Olá Cervantes,
Sem duvida, montar a cavalo só se aprende montando, agora os esquemas de trabalho ou se veem ou se leem ou se aprendem com alguem, mesmo aqueles que desenvolveram um método próprio foi estudando e experimentando processos e métodos já conhecidos.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ensino

#29 Mensagem por João dee Deus » quinta ago 31, 2006 6:23 pm

Luis

Haverá coisas assim mas outras nem por isso....


saudaçõpes
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#30 Mensagem por luis pedro » sexta set 01, 2006 8:33 am

Olá João,

Talvez sim, talvez não...

Luis Pedro

Responder

Voltar para “Ensino”