Luta contra as moscas!

Críticas, sugestões e dúvidas

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

Luta contra as moscas!

#1 Mensagem por Rogers » domingo jul 16, 2006 4:10 am

Alguém tem sugestões contra a luta contra as moscas? Ainda não consegui nenhum que me satisfaça 100%, adorava saber o que os outros fazem.

Jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#2 Mensagem por Dr.Elina » domingo jul 16, 2006 5:38 am

Heh, as moscas ibéricas são uma raça a parte :D

Ainda não encontrei nada que funcionasse 100%

Este ano temos tido cá uma praga de moscas pior aos anos anteriores de moscas xtra chatas, tenho o problema mais ou menos resolvido para as éguas que mais se chateam com umas fly rugs.

Outra maneira é a cobertura natural de areia ou lama. Não é caro, é de fácil aplicação e os cavalos gostam :D Único senão é que não funciona muito bem com cavalos estabulados e trabalhados diariamente :roll:

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#3 Mensagem por Rogers » domingo jul 16, 2006 6:04 am

Obrigado a ideia da lama é ótima!
E para as instalações, já exprimentei as fly-traps e o apron e mais alguns paracidos e funcionam parcialmente,mas....
Alguém já exprimentou as companhias que vêm pulvorizar as instalações? É eficaz?vale a pena?


Jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#4 Mensagem por Dr.Elina » domingo jul 16, 2006 6:35 pm

Esqueci-me de acrescentar que azeite também é muito eficaz contra as picadas das moscas e pode ser aplicado até aos sítios que já tenham feridas causadas pelas moscas.

Não dói, não é perigoso (éguas gestantes/lactantes, ou cavalos que competem sob as regras da FEI) pois é totalmente natural e é relativamente barato comparado aos sprays etc.

Com uma ou duas aplicações a pele volta ficar macia e as feridas (ou papos) desaparecem. Até a minha própria mão ficou com a pele muito macia (melhor do que com cremes próprios :D ).

Experimentei pela 1ª vez este verão, a dica foi me dito num outro forum (finlandês) de cavalos. Tenho aplicado o azeite nas tetas e nas areas que têm pouco pêlo entre as pernas traseiras e na area do umbigo, e as vezes a volta dos olhos e narinas.

As éguas não se importam com a aplicação, e por vezes até abrem mais as pernas para eu poder aplicar melhor :D

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#5 Mensagem por Sentry » terça jul 18, 2006 7:30 pm

Na minha quinta tambem tive esse problema das moscas... So que consegui encontrar um produto, que é uma feromona bastante atractiva para as moscas (pelo menos elas tavam lá sempre) que quando elas ingerem o produto morrem, chamado "Golden Marlin". Penso que se pode encontrar numa casa de rações. Foi onde o encontrei. O método para utilização do produto foi por dentro de uma tampa de uma caixa, uma coisa plana que nao seja muito funda, com o pó lá dentro a cobrir o fundo da caixa e suspensa do ar. No local onde está o pó, será o local onde irá existir uma maior concentração desses insectos, e de seguida depois de terem andado em cima do produto morrem. Eu costumava matar moscas e dá-las a uma tartaruga, mas as moscas com esse pó decidi nao arriscar portanto é necessário ter em conta nao tar muito proximo dos animais. O resto das indicações vêm na embalagem.

Cumprimentos.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#6 Mensagem por João dee Deus » terça jul 18, 2006 7:46 pm

Esse pó amarelo,resulta mais em casa porque junto dos Cavalos elas são tantas que não se nota a diferença.

Para aquelas moscas que andam,literalmente,por cima dos Cavalos e principalmente entre as pernas e nos genitais,eu costumo usar um pouco de Licetol que resulta.

De resto,e já aqui disse,as revistas estrangeiras estão carregadas de produtos contra as moscas,de tal maneira que quem descobrir um produto eficaz,no minimo fica riquissimo.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#7 Mensagem por Sentry » terça jul 18, 2006 8:12 pm

Não sabia que o conhecia tambem... 8)

E esse produto licetol também o tenho, uso particularmente para quando alguns animais têm feridas, e para as moscas nao infectarem as feridas.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

licetol

#8 Mensagem por João dee Deus » terça jul 18, 2006 8:24 pm

Esse produto já o conheço há mais de 14 anos e era vendido numas latinhas pequenas redondas,iguais às do fermento,agora não sei.

O licetol é para o que disseste,mas resulta contra essas moscas.
Basta um pouquito para não chegar a dar a cor azul.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#9 Mensagem por Rogers » terça jul 18, 2006 8:56 pm

Também uso esse pó amarelo e é bastante eficaz, especialmente na sala de ração, mas em sitios abertos já não resulta tão bem.
Usar o licetol iria sair demasiado caro, só o utilizo quando tenho feridas nos cavalos que resulta na perfeição.

Jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#10 Mensagem por Sentry » terça jul 18, 2006 9:15 pm

O que lá tenho ainda é num boião pequenino e redondo. Elas gostam mesmo daquilo! :D

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#11 Mensagem por Rogers » terça jul 18, 2006 9:17 pm

Exprimenta molhá-lo, resulta melhor ainda. eu ulilizo um cartão grande e está sempre cheio!
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

selaiberica
Mensagens: 4
Registado: sexta jan 12, 2007 2:55 am

Moscas

#12 Mensagem por selaiberica » sexta jan 12, 2007 3:13 am

Rogers,

Falo por experiência própria, consigo ter uma taxa de susesso muito próxima dos 100%.

AGITA é um producto comercializado pela novartis, são grânulos solúveis em água que se aplica com pincel.

Não se esqueça de pedir umas folhas próprias para não ter de pincelar nas paredes, estas são depois penduradas e têm um efeito devastador, pincelar carrinhos de estrume e acessórios, esquinas das boxes etc... para complementar, também comercializam um produto para espalhar nas estrumeiras, acaba com todas as formas larvais e assim consegue interromper o ciclo tanto das moscas como de parasitas.

Novartis
Rua do Centro Empresarial, Edifício 8
Quinta da Beloura, 2710-444
Sintra

Através da morada pode conseguir o telefone e perguntar por um fornecedor próximo de si.

Cumprimentos,
Rodrigo Noronha Pissarra

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#13 Mensagem por João dee Deus » sexta jan 12, 2007 3:24 am

Se esse produto for ingerido ou lambido tem consequencias.?
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#14 Mensagem por Sentry » sexta jan 12, 2007 4:56 am

Peço desculpa pelo off-topic, mas o Sr. Rodrigo é o instrutor do Centro Equestre Sela Ibérica do Monte das Flores em Évora?

selaiberica
Mensagens: 4
Registado: sexta jan 12, 2007 2:55 am

#15 Mensagem por selaiberica » sexta jan 12, 2007 5:13 am

Para qualquer produto desta natureza é óbvio que terão de ser tomadas as devidas precauções quer no seu manuseamento quer na sua aplicação.
O produto depois de aplicado seca e só pode ser lambido, se for ingerido terá de contactar o centro de informação Anti-Venenos (808 250 143)
Não tem antídoto portanto terá de aplicar terapia sintomática.
Se for bem manuseado não terá qualquer tipo de problemas (evitar que seja ingerido)...não o perca de vista.
Nunca tive problemas e faço duas aplicações por ano e tem um efeito residual de 6 semanas.
Não aplicar dentro das boxes ou locais onde os animais poderão lamber, contudo o expediente é tão baixo que era necessário uma grande quantidade para provocar qualquer complicação drástica, quer nos animais quer nas pessoas.
Está recomendado para instalações pecuárias e matadouros.
Foi a solução mais barata que encontrei até hoje e acreditem que experimentei muitas.
E funciona.

Responder

Voltar para “Instalações Hípicas”