Dinamização do Turismo Equestre

Fórum da modalidade e de Turismo Equestre

Moderadores: Filipe Graciosa, cervantes, Mena

Mensagem
Autor
Mena
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: quarta dez 14, 2005 11:21 am

Dinamização do Turismo Equestre

#1 Mensagem por Mena » sexta mar 17, 2006 2:32 am

Caros Amigos,
Lanço aqui um repto (o grito do ipiranga... se quiserem): vamos juntar vontades e ideias para uma maior dinamização do TE em Portugal.
Precisamos que mais profissionais e praticantes de TE se juntem a nós! Mas é difícil as pessoas darem o primeiro passo... por isso peço a todos os foruenses que junto das pessoas que conhecem (amigos, vizinhos, pessoas/estruturas da vossa região) digam que há mais pessoas a trabalharem para o desenvolvimento do TE, que elas não estão sozinhas!!!
Façam-nos chegar esses contactos. Quantos mais formos, mais força teremos. Maior pressão podemos exercer sobre as entidades "oficiais".
Transmitam a vossa opinião, as vossas ideias para uma maior divulgação do TE.
Vamos pôr PORTUGAL A CAVALO!!!

[email protected]
[email protected]
Fernando Mena
Profissional de Turismo Equestre

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Turismo Equestre

#2 Mensagem por cervantes » terça mai 30, 2006 10:23 am

Como diria o outro:

A Quem interessar:

O "desbaste" esta feito. A "besta" escaranchada... agora é para a frente!

Quem ainda não apareceu... esta na hora: - ou é so pelo futebol que se vêm bandeiras na janela?

Cts Cavaleiros

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Demonstração de TREC em Vila Real de Trás-os-Montes

#3 Mensagem por cervantes » terça jul 18, 2006 12:58 am

Caros Foristas,

A ANTREC foi convidada para efectuar uma demonstração de TREC no próximo dia 23 de Julho (domingo) em Alijó - Vila Real, por ocasião da inauguração do Centro Equestre de Alijó.
Vão estar presentes Atletas ANTREC dos escalões: Juvenis, Juniores e Seniores.

Contamos com a presença de todos os Foristas desta região.

Cumprimentos TRECeiros,

Virgilio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

trec

#4 Mensagem por João dee Deus » domingo jul 23, 2006 9:57 pm

Amigo Cervantes e pessoal do TREC


Agora que já tenho alguma opinião formada sobre os estágios em Constancia onde estive o fim de semana passado e ontem,já lhe posso dizer que o caminho é por aí(,estagios).
Sejam onde forem.
Claro que não lhe estou a dizer nada de novo.
Melhorei sensivelmente em observação do terreno e em postura a Cavalo para a apreciação dos juris.
No entanto gostei de saber o que poderia fazer sem eles,que foi o que aconteceu até agora nas provas do campeonato que fiz.
Gosto sempre de conhecer o meu tecto antes da mais valia da aprendizagem.

Digo-lhe mesmo que gosto mais dos estagios que das proprias provas!!!
O ambiente é fantastico.

As infra estruturas não são ainda as ideais mas o programa é.

Note-se que não é nos estágios que se vai aprender, mas sim,mostrar o trabalho de casa que foi programado no estagio anterior.

O Cor Camacho mantem um nivel de exigencia que garante pelo menos suor com fartura,e se desse suor sair alguma coisa contabilizável em termos de classificação,já é da responsabilidade de quem o produziu.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#5 Mensagem por cervantes » segunda jul 24, 2006 6:56 am

Amigo João,

Fico feliz por verificar que mudou a sua opinião relativamente aos Monitores certificados, grupo no qual se inclui também o meu amigo Camacho.

Cumprimentos TRECeiros,

Virgilio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

trec

#6 Mensagem por João dee Deus » segunda jul 24, 2006 8:16 am

Pelo contrario,fiquei muito infeliz por ver que o meu amigo Cervantes nunca me percebeu acerca da minha posição sobre os Monitores.

Tenho muita pena de o ter de juntar ao grupo dos que entendem que eu critico os Monitores por sistema.

Afinal a tal radiografia saíu tremida.

O seu amigo Cor. Camacho já está acima dos Monitores de que aqui falamos faz tempo, e é também pelos" Kilometros de estrada" e provas dadas, que lhe dão um curriculum que o diferencia de outros Monitores.

As queixas que aqui ouvimos dos monitores dadas pelos nossos colegas do forum,teem de ter fundamento.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#7 Mensagem por cervantes » terça jul 25, 2006 5:09 am

Amigo João,

Eu não digo que não consiga abstrair a sua opinião acerca dos Monitores ou pelo menos de "alguns monitores". Infelizmente a mensagem que passa a grande parte dos leitores deste forum relativamente a este assunto é de que: "outra vez os monitores!...". :(

Esta "cambada" não é toda igual e poucos monitores que tenham passado por Escolas como Abrantes, Alter, Santarém, Mafra... e pelas mãos dos seus responsaveis, estou em querer que não serão "alucinados". Podem é ser demasiado jovens, podem ainda não ter suficiente vivência humana e maturidade pedagógica e essa é outra questão. Mas, nem todos os que por lá passam chegam a monitores!

A minha afirmação foi apenas no sentido de tentar dignificar esta actividade profissional junto dos amigos foristas "menos esclarecidos", relativamente à SUA posição sobre os monitores, que como o meu amigo diz: pensam que os critica por sistema.

O X-Ray vai funcionando!... :)

Cumprimentos TRECeiros,

Virgilio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

monitores

#8 Mensagem por João dee Deus » terça jul 25, 2006 7:19 am

Mas a já maioria dos argumentos que sustentam a minha "tese",vem aqui do forum,portanto os nossos amigos foristas devem pensar o mesmo que eu.

Ao separar esse tipo de Monitores acho que estou a dignificar a profissão,e ao mesmo tempo dar a entender aos foristas que há outro tipo.Os competentes.

É por achar muito importante essa profissão que a dignifico não admitindo misturas de gente menos competente/diligente e embora diplomados.

Talvês faltasse explicar melhor.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#9 Mensagem por cervantes » terça jul 25, 2006 7:40 am

Ó Capa! Amigo João,

Mas façamos uma maior referência aos "bons" e deixemos de lado os "maus"! Até porque os "bons" são em muito maior número.

As excepções nesta actividade são os "maus", não confirmam nem de perto nem de longe a regra: "Para crescer na Equitação é necessário o acompanhamento de um profissional".

Cumprimentos TRECeiros,

Virgílio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

monitores

#10 Mensagem por João dee Deus » terça jul 25, 2006 8:01 am

Essa frase pôe de parte os que também sabem e são amadores,ou seja, não se sustentam com essa actividade.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#11 Mensagem por luis pedro » terça jul 25, 2006 8:22 am

Olá João,
Nesta época do ano é fácil suar em Constância (estou a brincar).
Força, parece-me que agora saiu dos atalhos e tomou a estrada, pode parecer mais longa e provocar menos adrenalina mas sabe-se que leva, seguramente, ao destino pretendido. A adrenalina fica para depois, na competição, quando for necessário mostrar toda a perícia.

Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#12 Mensagem por cervantes » terça jul 25, 2006 8:48 am

Caro amigo João,

Parece que estamos aqui a brincar com as palavras, então?!...

Estamos a falar de monitores, obviamente de profissionais (esta é a sua profissão, como ser médico, trolha ou agricultor), não estamos a falar de amadores, que dão uns toques (até podem dar uns bons toques) e ofertar a sua ajuda a este amigo ou aquele, em troca de um "obrigado".

Of course, que os amadores são amadores!!!

O que aqui está em causa é: as pessoas quando lhes doi um dente procuram um dentista, quando querem aprender equitação devem procurar um monitor... obviamente!

Aqueles amadores que dão umas dicas a um amigo podem e devem fazê-lo, desde que se tratem de dicas correctas - muitas delas até provindas da sua experiência como cavaleiro ou atleta.
Agora, aqueles amadores que dão AULAS DE EQUITAÇÃO a troco de pagamento sem estarem habilitados a tal, são impostores. Até podem ser os "maiores da freguesia", mas são impostores! Da mesma maneira que uma pessoa que exerça medicina sem estar habilitado é um impostor!

Está na hora de reflectirmos seriamente sobre este assunto.

Os profissionais docentes de equitação são: Ajudantes de monitor, monitor, instrutor e mestre. Apenas estes!

Em França quem der aulas de equitação sem estar habilitado, tem sérios problemas, conheço alguns casos, nomeadamente de um ou dois Portugueses que foram "apanhados" a dar lá aulas sem certificação.

O facto de possuir carta de condução há mais de 18 anos, sem acidentes, não me dá o direito de exercer a profissão de taxista! É obrigatório possuir um Certificado de Formação Profissional de Taxista para exercer esta profissão.

Por que carga de água para ministrar aulas de equitação deveria ser diferente?

Cada "macaco no seu galho", como diria o meu avô.

Penso que isto é claro como a água.

Cumprimentos TRECeiros,

Virgílio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#13 Mensagem por João dee Deus » terça jul 25, 2006 11:12 pm

Cervantes

Actualmente o que disse,é demasiado obvio para ser contestado,mas no nosso meio,e acerca dos nossos problemas,temos de observar que ainda há pouco, nada destes requesitos eram como agora exigidos.
Até há pouco tempo haviam dentistas,que por acaso também eram boticários e que por acaso também veterinários e por vezes ainda acumulavam a ferração de Cavalos,apenas com a treceira classe que era a instrução dos "letrados"da altura.Há muito menos de 75 anos.
Isto pode ser novidade para si,ou então sabe-o de um livro qualquer dos que já tenha lido...mas eu vi e conheci gente assim.

Que eu saiba não foram perseguidos por exercerem nestas condições,e foram apenas as leis do mercado e as limitações da interioridade que permitiram viverem em paz até ao fim, afastando os diplomados.
Ainda hoje há falta de médicos aqui nesta zona por ser "incómoda e pouco mediatica".

Em algumas passagens da minha vida assisti a mudanças destas em que vinham com reavaliações aos práticos e houve sempre reacções a este sistema.Isto aconteceu aos tecnicos de contas,solicitradores,enfermeiros...enfim muitos mais.

O mundo português dos Cavalos é pequeno, mas maior que muita gente pensa.É o que faz olhar só para o umbigo,que por azar neste caso não fica no centro como é costume,mas no litoral.

A interioridade e o seu isolamento,que é contestado politicamente,também é verdade nestas nossas andanças.
Se as posições geográficas dos nosso foristas fossem conhecidas,davam-nos uma ideia mais clara do que digo.

O nosso País devido à sua conformação estreita não permite uma suave "progressão" até ao litoral onde tudo se passa,donde o choques são inevitáveis.

Pode parecer que estou desviar-me do assunto,mas estas coisas estão todas ligadas.

Como disse o Luis,acabei de "pôr o pé à estrada",deixando os atalhos.
Só queria ser,(e já consegui com as selas), bem sucedido que mais não seja para incentivo aos daqui.
Vim para aqui e vesti esta camisola,uma vez que minha,está no meio do Oceano Atlantico.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#14 Mensagem por cervantes » quarta jul 26, 2006 7:02 am

Amigo João,

A mim apenas me interessa o PRESENTE da equitação e principalmente o seu FUTURO, o passado... já foi.

Decididamente...

Cumprimentos TRECeiros,


Virgilio Cervantes

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#15 Mensagem por luis pedro » quarta jul 26, 2006 8:20 am

Olá João,
Como já referi no post anterior: "FORÇA".
Como todos sabemos, a melhor forma de progredir é estabelecer metas, objectivos, e assim, agora que "começou" a sua formação com vista ao primeiro objectivo - o desempenho na competição, segue-se um segundo - o de Monitor de Plena Natureza, ao contrário daquilo que se possa pensar só existem em Portugal 7 em actividade.

Luis Pedro

Responder

Voltar para “TREC e Turismo Equestre”