Quem conhece

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Responder
Mensagem
Autor
luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Quem conhece

#1 Mensagem por luis pedro » quarta jul 05, 2006 5:22 am

Olá,
Estive a ver as "citações equestre" e deparei-me com um Sr. de nome Bráulio Raposo. Por acaso alguem sabe quem é, ou quem foi?
Cumprimentos,
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

citação

#2 Mensagem por João dee Deus » quarta jul 05, 2006 6:36 am

Luis

Nunca ouvi falar desse nome,mas fui lá dar uma volta e li esta citação,que agora compreeendo, do General Domio, de quem munca tinha ouvido falar, mas que era sem duvida um Marialva pela essencia e frontalidade.

“Em equitação, muitas vezes as explicações que se dão são um amontoado de argumentos sem lógica, que ninguém entende, nem mesmo aqueles que as dão, mas que todos fingem compreender..."

“Em equitação começa-se a saber alguma coisa quando já se é demasiadamente velho para poder aproveitar ou tirar proveito disso.”



General Domio


dsaudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ensino

#3 Mensagem por João dee Deus » quarta ago 02, 2006 5:34 am

Deparei com este anuncio e acheio de uma oportunidade a toda a prova.


Isto é trabalhar para o Ensino.

Isto é abrir as portas do Ensino.

Isto tem o mérito das grandes realizações.


Poules de Ensino Clube D.Carlos I
Poules de Ensino dia 22 Julho e 30 Setembro no Clube D.Carlos I em cascais.
Estas provas são abertas a todos os cavaleiros não precisam estar federados e cada um faz a prova que deseja desde nível P ao Grande Prémio,podem fazer provas de equitação de trabalho.Ver site www.lusodressage.com contactar Carla Coimbra 918270883


Os meus parabéns aos promotores.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#4 Mensagem por luis pedro » quarta ago 02, 2006 6:40 am

Olá João,
A "maxima" desse tal General Domio, não me parece muito de acordo com a realidade actual, bom... talvez em certos meios mais tradicionais. Pessoalmente, esforço-me por explicar de forma organizada e lógica (daí a importancia que atribuo ao conhecimento teórico por parte de quem ensina e ser adepto convicto da formação académica), também não me incluo no grupo dos que fingem compreender (já o fiz, uma ou outra vez, apenas por deferencia e consideração por quem a proferiu) até por ser estímulante (engraçado até) questionar afirmações desse tipo.

Em relação ao Clube D. Carlos é efectivamente de realçar o esforço e empenho que vem desenvolvendo (esta iniciativa já não é recente) no sentido de proporcionar a todos os cavaleiros que desejem treinar a execução das diferentas provas, sem que tenham de o fazer em concursos oficiais, parabéns á Carla.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

maximas

#5 Mensagem por João dee Deus » quarta ago 02, 2006 5:13 pm

Luis

Aquela maxima e o meu realce a ela,podem realente ser já um pouco ultrapassadas até porque a actitude do aluno para com o Mestre que antigamente tocava as raias da idolatria,já eram.
Mesmo hoje,por vezes é mais conveniente dizer que se está a perceber até para o Mestre se "recompor" de uma dica menos conseguida e por vezes contraditória,que ele mesmo notou.
Isto acontece na passagem de conhecimentos. em todas as ciencias/artes "inexatas".

Em relação ao D. Carlos,depois de ir ao site,vi que o "movimento em prol da Dressage"que exaltei,ainda não é o que eu gostava que fosse,mas talvês eu esteja a optimizar como sempre pretendo fazer quando divulgo estas iniciativas.

Acho que além desta iniciativa deveriam como já aqui disse,haver Mestres ambulantes que tivessem um roteiro previamente marcado pelos centros Hipicos interessados na sua passagem e consequente aulas de Ensino gratuitas para os alunos já seleccionados por eles.
No meu entender seria dinheiro da Fep mais bem gasto mesmo dentro daquele destinado ao Ensino.
Vendo por mim que não sou Mestre,acho até que deverão existir alguns que já não andam nisto como eu à procura de dinheiro,que o fariam apenas pelas despezas feitas e o prazer do reconhecimento.
Tal como o "bichinho" da competição de que me fala,também existe o "bichinho da ensinança".

O Ensino é gratificante mas só quando e depois de se "saltar lá para dentro".
E é deste salto que estou a falar,porque depois serão outros profetas a falar.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#6 Mensagem por luis pedro » quinta ago 03, 2006 6:54 am

Olá João,
A Equitação não é uma ciência/arte, é uma arte. A ciência tem servido para comprovar aquilo que a arte consagrou, por vezes confunde-se aquilo que a ciência fez pela máquina animal, o cavalo, e a melhoria de "perfomance" assim permitida, com a arte da equitação que abrange o conhecimento da técnica, a habilidade de execução (sensibilidade e tacto equestre) e o conhecimento do cavalo no que respeita ás possibilidades/limitações físicas e psíquicas.

Não percebi o que o levou a mudar um pouco a opinião relativamente ao "D. Carlos".

Os Mestres itinerantes parece-me um pouco idealista, pois julgo que em muitos centros hípicos não seriam bem recebidos pelos profissionais que lá exercem a profissão (é uma impressão minha).

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ensino

#7 Mensagem por João dee Deus » quinta ago 03, 2006 7:31 am

Luis

Expliquei-me mal.
Referia-me a que a passagem de comnhecimentos tanto na Arte como na Ciencia têm em comum aquelas situações.

Depois de ver o site apercebi-me que as possibilidades expostas pelo D.Carlos,são já para quem está "in",e tinha pensado pelo anuncio que seriam para situações mais precoces.

Nos Mestres itenerantes,e há-os por todo o País,claro que há um certo idealismo,mas é assim que o Poeta disse que o Mundo anda para a frente.
Passaria por um protocolo entre a Fep e os Centros que estivessem interessados.
Todos os Centros podem levar os alunos atá à sela 4, e só a partir daí e se necessário,entravam os Instrutores e os Mestres.
Por outro lado,e em todas as modalidades, os Centros deveriam de entrar em competição uns com os outros por uma iniciativa anual,adequada e proposta pela FEP.
A Fep terá de ter a coragem de dar "Estrelas" de competencia aos Centros Hípicos pelos resultados apresentados do seu trabalho.
E aos professores hipicos também.

Há muito trabalho a fazer usando o conhecimento das gentes e saberes Nacionais,que afinal são as componentes destas lides Hipicas.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#8 Mensagem por luis pedro » quinta ago 03, 2006 7:44 am

Olá João,
O "D. Carlos" desempenha um papel importante ao nível em que o faz pois nem todos os cavaleiros(as) de ensino tem vocação (ou o que quer que seja) para se sujeitarem ao julgamento público dos concursos nacionais.

A FEP já está a atribuir classificações aos Centros Hípicos mas, por enquanto, não abrange a qualidade e quantidade da "produção", apenas classifica a qualidade das instalações e graduação do responsável técnico.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ensino

#9 Mensagem por João dee Deus » quinta ago 03, 2006 8:01 am

Luis
É sem duvida um trabalho importante.
Quando for lá abaixo, :P vou ver se arranjo um tempo para ir visitar o D.Carlos.

Essa apreciação da Fep,é ao nível da construção civil e higiene,porque a credenciação dos tecnicos teem-na nos seus arquivos.
É sem duvida a maneira menos trabalhosa e onorosa de avaliar,porque aquela a que me referia requer outros meios.

saudações Marialas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#10 Mensagem por luis pedro » sexta ago 04, 2006 6:25 am

Olá João,
Efectivamente é mais ou menos dentro desses parametros que são avaliados os CH. Apesar de parecer insignificante é um trabalho que tem de ser feito (por exemplo, um CH de 2 estrelas só pode realizar exames até Sela 4).

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ch

#11 Mensagem por João dee Deus » sexta ago 04, 2006 6:53 am

Luis


Já reparou que vamos sempre parar à funcinalidade.?

São os Cavalos,os Professores,e finalmente os CH.

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#12 Mensagem por luis pedro » sábado ago 05, 2006 9:19 am

Olá João,
Assim é, mas julgo que não devemos querer demais, ou seja, não deve ser a entidade responsável a certificar tudo e a responsabilizar-se por tudo, cada um tem de fazer as suas escolhas tal como faz, por exemplo, com os hoteis (por acaso também tem estrelas), em função da qualidade do serviço prestado, do preço, da localização, etc, etc. - Mas todos tem de estar certificados (legais) caso contrário não podem ter a porta aberta.

Luis Pedro

Responder

Voltar para “Ensino”