Cursos na FEP

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#16 Mensagem por luis pedro » domingo mai 14, 2006 7:49 am

Olá João,
Sobre as competencias da FEP no que respeita á formação/credenciação o Cervantes já esclareceu e tem a postura que me parece correcta quanto ás instituições - construtiva.
Cumprimentos,
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

fep

#17 Mensagem por João dee Deus » domingo mai 14, 2006 8:42 am

parafraseando o Luis,se me permite,agora a respeito da FEP

"Congratulo-me com o facto de todos concordarmos neste assunto de importancia vital para a evolução da equitação neste País com tantos defeitos mas que é o nosso."


Concordo e assino

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#18 Mensagem por luis pedro » segunda mai 15, 2006 6:03 am

Olá João,
Então vamos lá continuar a alimentar o forum.
Cumprimentos,
Luis Pedro

DB
Sela 01
Mensagens: 35
Registado: domingo jul 16, 2006 8:37 am
Localização: PORTO

#19 Mensagem por DB » sábado ago 05, 2006 9:19 am

[quote="Mimi Pinto"]Eu nao axu k seja cm o luis pedro diz...pois o credenciamento do professor é so um papel...nao ker dizer k saiba mais k professores k nao estao credenciados pela FEP...em relaçao a joana abreu ja nem me admiro pk ela é sp mt pragmatica neste assunto e acho certa piada nesta rapariga k so aparece qd é pra descascar nos profres d equitaçao nao credencias ou coisa d genero (joana, terás algum problema com algum prof??).

S houver algum acidente num centro hipico durante uma aula...ker o prof esteja credenciado ou nao o centro hipico normalmente assume as responsabilidades...nao é so pk o prof nao tem credenciamento que nao o irao deixar dar as aulas, s ele for realmente bom...[/quot

"Eu nao axu k seja cm o luis pedro diz...pois o credenciamento do professor é so um papel...nao ker dizer k saiba mais k professores k nao estao credenciados pela FEP..." ( o sublinhado é meu)
Assim de repente...
Nao percebo o q é isso de professores que nao sao credenciados pela FEP.
Vamos haver se nos entendemos nao sao professores, eu nao vou dar aulas pro liceu so pq leio muito e ate sei mt de historia ou mat, nao passo a ser professora por isso, ou sou ou nao sou.

E qt ao referido papel que tt substima´, nao é so um papel é o q faz a diferença entre se ser ou nao ser ou ate quem tem a mania que é.


"S houver algum acidente num centro hipico durante uma aula...ker o prof esteja credenciado ou nao o centro hipico normalmente assume as responsabilidades..."

tenho muita pena em lhe dizer queesta completamente enganado, numa situaçao dessas so irao sair resultantes 4 situaçoes:
1. o aluno/a podera sair lesionado;
2. um centro hipico pra ser cedenciado pela FEP tem que se reger por determinadas condiçoes e pra obter qualificaçoes por estrelas tem que ter determinados requesitos, nomeadamente nos docentesem Grau e numero,
3. o seguro ira assumir responsablidades de o CH tiver a cumprir a lei, ora vejamos se o CH tem alg a lecionar sem ser crednciado, ja ta a falhar com a FEP, com o seguro, com o aluno, logo ate serio riscos de perder a sua categoria junto da FEP.
4. e por ultimo tera um suposto "professor" que em situaçoes mais graves ate pode ter uma indeminazaçao as costas pra pagar ao respectivo aluno.

Como ve nao é assim tao simples, se nao esta mt bem esclarecido ha uma URL que se chama www.fep.pt, onde podera pesquisar e se informar sobre estas coisas, assim como junto de qq companhia de seguros onde ira ver o que ela realmente assume, e pode sp consultar um advogado/a que o esclarecera das questoes juridicas , mas tenha em atençao que seja msm um advogado nao va ser alg q tenha jeito pra coisa e se auto-intitule como tal.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

CH

#20 Mensagem por João dee Deus » sábado ago 05, 2006 10:03 pm

DB

Tudo o que disse está certo..mas sempre na prespectiva da FEP.

Hexiste outra realidade que são os CH juridicamente legais e que não têm qualquer vinculo com a FEP.

As entidades empregadoras/patronais,são sempre responsáveis directos pelo acontecido nas suas instalações.

As companhias de seguros não precisam de nenhum aval da Fep para os fazerem,apenas algumas querem o alvará.
Além disso os seguros podem ser feitos individualmente aos alunos.

A responsabilidade do professor de equitação sobre os acidentes,sendo muito dificil de provar pelo facto de haver um animnal até certo ponto imprevisivel de premeio,na prática,resultam em nada.

Digo isto na base do raciocínio de que o DB não é advogado,porque se o for o que disse pode ser considerado parcial.

Sou pela Fep,pela organização destas coisas mas por mérito e não por imposição.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#21 Mensagem por luis pedro » domingo ago 06, 2006 6:40 am

Olá João,
Até pode ser que assim seja, por enquanto, como saberá tão bem como eu, ou melhor, as companhias de seguros não são entidades com quem seja fácil trabalhar, em especial, quando tem de pagar. Se aparecerem indeminizações ou algo semelhante que envolva somas consideráveis vão, as compª. de seguros, descobrir rápidamente que os cavaleiros deveriam ser "encartados" (sela 1 no minimo) ou então estar sobre a vigilancia de um profissional e este, também deverá ser encartado e assim por aí fora. É só uma questão de tempo e vai ver que as coisas começaram a ser encaradas de forma um pouco diferente, mesmo achando que a FEP não tem grande mérito, mas é ela que passa as credenciações.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

seguros

#22 Mensagem por João dee Deus » domingo ago 06, 2006 10:12 pm

Luis

Os seguros e o lobi que os defende são sempre de dificil relação com os "clientes".

Neste caso até estão defendidos pelo facto de que não há seguros de vida que cubram a morte a individuos com menos de 14 anos.É incrivel.

Os acidentes nos picadeiros são sempre de responsabilização muito subjectiva como já disse atrás.
Já reparou que um advogado pode por em causa a competencia de um Mestre por este deixar montar uma égua que esteja em cio e que alegadamente por isso,tenha provocado o acidente.?

A Fep terá o seu mérito e terá de ser por esse motivo,o mérito,ou por ser a melhor opcção se quiser, que deve ser procurada.Nunca imposta.
Foi o que quis dizer.

Claro que estamos no bom caminho mas muito lentamente...,digo eu.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

DB
Sela 01
Mensagens: 35
Registado: domingo jul 16, 2006 8:37 am
Localização: PORTO

Caro Sr. Joao De Deus

#23 Mensagem por DB » domingo ago 06, 2006 10:55 pm

"Entro neste forum com a intenção de dar a conhecer "conclusões"que vou actualizando com o acumular da idade."

Pegando nesta sua afirmaçao entao devo dizer que nao lhe fica nada bem estar sp do contra em relaçao a FEP e aos monitores, instrutores e mestres.

Porque naturalmente com o acumular da idade ja deve ter tirado como "conclusao" que s e nao houver regras na vida, isto torna-se na torre de babel, onde é uma "baldoaria" total.

Se a FEP actua lentamente é pq lhes permitimos isso, nos é que devemos por a fasquia da exigencia mais alta.
Provocar a progressao, exigir mais, inves de limitarem-se a criticar.
Se a FEP esta a criar regras relativamente aos centros hipicos é mt bom que o faça, quem paga e exige uns serviços, tem o direito de ter pessoas competentes a faze-lo, ou pelo menos que estejam credenciadas como tal, nao invalidando que como em qq area ha os competentes e nao competentes. MAs caso nao sejam , nao nos podemos basear que entao quem nao tem curso é que é o maximo e faz td bem e é o melhor e assim é q devia ser. Mentira e sabe que com o acumular da sua idade que isso nao funciona assim.

Ja tenho assistido aulas em varios picadeiros em varias partes de PT, ja tenho visto pessoas credenciadas a darem boas aulas e mas aulas, assim como nao credenciadas a fazerem o msm.

Mas o que é certo é q isto nao é a torre da babilonia e como tal ha regras e essas sao pra se cumprir.

DB
Sela 01
Mensagens: 35
Registado: domingo jul 16, 2006 8:37 am
Localização: PORTO

#24 Mensagem por DB » domingo ago 06, 2006 10:55 pm

Começo a nao entender qual é a ideia deste forum...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

forum

#25 Mensagem por João dee Deus » domingo ago 06, 2006 11:29 pm

DB

Este forum não sou eu,e o que estás a ter dificuldade em perceber,é a minha pessoa e o que eu digo,não o forum.
Primeiro tens de esclarecer isto contigo proprio.

Posto isto,a mim que não tenho voto na matéria só o que me resta é criticar para que se melhore principalmente em eficiencia.

Não me cabe a mim nem para isso teria competencia para descrever aqui a solução tipo guião, para a FEP seguir.
Era bom que assim fosse.

Não sou contra a instrução nem proliferação de Mestres em Portugal.
Que sejam todos Mestres,mas que tratem bem as pessoas.

Que entendas de uma vez por todas.
Estas minhas opiniões que descrevo aqui,são além do que vejo quando daqui saio,as que dizem os meus clientes.
Ouço queixas desmedidas dos centro hipicos.
Ainda hoje de manhã as ouvi, e ouço-as porque eles comparam a maneira como as atendo com aquelas que depois veem contar,queixando-se.
Se o meu tratamento fosse igual,de certeza que a conversa não surgia como é lógico.

Haverá coisas que desconheces,.Tu e muita gente.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

DB
Sela 01
Mensagens: 35
Registado: domingo jul 16, 2006 8:37 am
Localização: PORTO

esclarecimento

#26 Mensagem por DB » domingo ago 06, 2006 11:32 pm

"Primeiro tens de esclarecer isto contigo proprio."

DB= Daniela Braga

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

forum

#27 Mensagem por João dee Deus » domingo ago 06, 2006 11:52 pm

Benvinda ao forum Cavalonet....Daniela
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#28 Mensagem por luis pedro » terça ago 08, 2006 7:46 am

Olá forenses,
Mesmo o que se faz mais cá neste nosso País é queixarmo-nos, alguem tem de ser culpado daquilo que não nos corre de feição, se não existir esse alguem é facil de resolver, elege-se (democráticamente é claro), de preferencia incompetente, para assim podermos ter quem culpar. Só ainda não conseguimos "ver" que aqueles incompetentes que mandam nas coisas não são mais do que o reflexo de quem representam.
Não, não me esqueci dos outros, aqueles que na realidade mandam, que se mantem na sombra, mexendo os cordelinhos e que se riem de toda esta palhaçada pois, para estes, quanto mais confusão (e futebol) melhor, mais distraido anda o "povinho" e melhor correm os negócios.

Cumprimentos,
Luis Pedro

Tânia R. F.
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: quarta jan 04, 2006 12:26 pm

#29 Mensagem por Tânia R. F. » terça set 05, 2006 4:09 pm

Olha Luís Pedro, fartei-me de rir (infelizmente) com o q disseste, pq efectivamente é uma realidade.

Concordo com os que dizem que é necessário um certificado, pq existem regras e eu sou da opinião q se devem cumprir, como também concordo quem defende que há casos e casos. E acho que esta é uma profissão onde a experiência é um factor preponderante. Há casos e casos, resta avaliá-los, pq são todos diferentes.

Por exemplo, eu e o meu marido começámos a montar ao mesmo tempo, no entanto, eu monto três vezes por semana e ele todos os dias, como é óbvio, mesmo q nos propuséssemos aos dois tirar "as credências" no FEP, o meu marido estaria sempre a "léguas" de mim, pela experiência, mesmo q tivéssemos os dois o mesmo "tacto" a lidar com os vários cavalos que montamos. Concordam?

Apenas quero q se lembrem quantos médicos, professores, pessoas a conduzir, engenheiros, vocês pensaram "onde é q este tirou o diploma? Na farinha amparo concerteza"!! :lol: :wink:

Acho q nos devemos centrar nos "certificados", mas tb acho q se nos cingirmos a isso, estamos muito mal.

Beijos

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

fe

#30 Mensagem por João dee Deus » terça set 05, 2006 9:09 pm

Eu também tive um sorriso quando li aquele post do Luis,mas por outra razão....É que se aplica inteiramente a uma situação que ele mesmo defende,e nós,pessoal dos Cavalos como ele,também . 8)

Nós teremos aquilo que merecemos.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Mestre, Instrutor, Monitor e de Ajudante de Monitor (Treinador Desportivo Grau IV, III, II e I)”