Cólicas e Aguamentos

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Mensagem
Autor
fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

Cólicas e Aguamentos

#1 Mensagem por fmvnunes » quinta set 07, 2006 8:51 pm

Gostaria de saber como é que se detecta que um cavalo tem cólicas ou aguamentos, quais são os sintomas que tem, etc...

Sou novo a ter cavalos e se a minha égua tiver um problema desses não sei como detectar, apenas sei evitar. :-)

Cumprimentos
Filipe Nunes

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#2 Mensagem por Rogers » sexta set 08, 2006 4:16 am

Vou tentar dar umas dicas e de certeza mais alguém vai completar, fazes muito bem em perguntar pois é muito importante saber detectar estas coisas, embora á muitoas formas destas se manifestarem.

Cólica é qualquer dor abdominal. Pode ser detectado de várias maneiras e varia consuante cada cavalo e a gravidade da situação e tb a causa. Aumento no ritmo cardiaco e respiratório e por vezes da temperatura; o cavalo fica irrequieto, a escavar com a mão, coises na barriga, olhar para o flanco, deitar-se e rebolar se esporádicamente com mais ou menos violência, deixa de comer, econforme fica com mais dores começa a suar e a tremer, se houver impactamento começa a inchar na zona do flanco.


Aguamento ou laminites- Há um aumento da pulsação distal e o casco fica muito quente e o cavalo fica coxo de 1,2,3 ou 4 membros. Se o cavalo só estiver afectado das mão anteriores este irá passar o peso para os membros posteriores e ficará com as mão esticadas para a frente para aliviar o peso dos cascos anteriores se for dos 4 eeste irá passar a maior parte do tempo deitado. Há variação dos sintomas consoante a gravidade da situação.


A melhor solução é evitar estes problemas! :wink: :D :D
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

colicas

#3 Mensagem por João dee Deus » sexta set 08, 2006 7:12 am

Felipe

Básicamente é o que a Rogers disse.

As cólicas podem ser fatais em poucos momentos,e os águamentos já não.

Nas cólicas o pior sintoma é a subida de temperatura acima dos 39.

saudações Maialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#4 Mensagem por Rogers » sexta set 08, 2006 10:24 pm

Em casos muito graves a laminite tb é fatal, já o vi com os meus olhos, se não for tratado (ou em casos graves, o cavalo é abatido), o cavalo perde o casco e literalmente morre de dor, por coincidência normalmente causa uma cólica. Mas deixar que um cavalo chegue a este ponto é pura maldade e crueldade.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#5 Mensagem por fmvnunes » sexta set 08, 2006 10:50 pm

:? :? :?
Nunca tinha ouvido tal coisa.

Obrigado por me esclarecerem estas duvidas, é que tenho lido vários documentos mas onde só falam como evitar as cólicas não como detectá-las.

Cumprimentos.
Filipe Nunes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

colicas

#6 Mensagem por João dee Deus » sábado set 09, 2006 4:05 am

Rogers

Eu só quis salientar que as colicas por vezes nem dão tempo à chegada do Vet.,porque fatal até pode ser uma gripe.

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#7 Mensagem por AnaE » segunda set 11, 2006 10:27 pm

fmvnunes...

As cólicas e aguamentos, são problemas muito graves nos cavalos... felizmente se tudo correr bem nunca terás que lidar com eles.

O meu conselho é o seguinte, principalmente se como dizes "és novo nestas coisas dos cavalos", arranja um veterinário bom com quem te sintas á vontade para colocar as tuas dúvidas e que esteja fácilmente disponível em caso de emergência.

Será sem dúvida a melhor pessoa para te dizer como é que se detectam cólicas e aguamentos, o que fazer para os evitar e como actuar quando se detectam. Bem como esclarecer-te em muitas outras coisas que deves saber para evitar chatices e melhorar a vida dos teus bichos!

Existem ainda imensos artigos sobre esse tipo de problemas que podes pesquizar na net, principalmente se dominares o inglês.

Saudações equestres e o melhor para ti e para os teus cavalos!

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#8 Mensagem por horse_lover » segunda set 11, 2006 10:55 pm

Agora chego eu com a pergunte idiota... :P

O que é um aguamento? sei que é um prblema nos membros...mas o que é precisamente...e de onde vem o nome "aguamento"?
Ana Patrícia
Imagem

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#9 Mensagem por AnaE » segunda set 11, 2006 11:00 pm

Olá Ana.

O agumaneto é a designação comum para a Laminite.

Aqui vão dois dos muito sites onde podes econtrar informação sobre esta doença.

http://www.saudeanimal.com.br/lamite.htm
http://www.hcvet.com.pt/page.asp?node=4 ... _Aguamento

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#10 Mensagem por AnaE » segunda set 11, 2006 11:01 pm

agumaneto
... entenda-se Aguamento... é a pressa a escrever! :roll:

fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#11 Mensagem por fmvnunes » segunda set 11, 2006 11:20 pm

Muito obrigada a todos, é sempre bom saber destes casos e espero que nunca venha a ter nenhum problema destes na minha égua.

A veterenária que trata da minha égua é uma boa veterenária pelo menos pelo que oiço falar. Mas quando ela esteve lá em casa esqueci-me de perguntar como dectetaria a doença, apenas perguntei como evitá-la.


Cumprimentos
Filipe Nunes

fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#12 Mensagem por fmvnunes » segunda set 11, 2006 11:59 pm

Acabei de ver o site que a AnaE colocou e tenho a dizer que os brazileiros a disponibilizar informação são muito melhores que os portugueses o site tem informação muito "fixe" :-).

Em Portugal não conheço nenhum igual se alguém conhecer agradecia que disessem.

Cumprimentos
Filipe Nunes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

aguamento

#13 Mensagem por João dee Deus » terça set 12, 2006 12:52 am

O nome águamento,é um nome popular,e é dado porque os sintomas da doença são entre outros mais cientificos,uma saida de liquido da zona da coroa que quando grave chega a separar a muralha do interior do "casco",como se descalçasse a muralha.
As razões são variadas e vão de variações de alimentação ou em excesso em relação ao trabalho,(intestinais) como esforços exagerados depois de um período calmo sem exercicio,e mais razões.

A experiencia nestes casos só serve para nos enervar-mos menos :wink: porque a nossa incapacidade de resolver é manifesta.
Mesmos os Vets teem dificuldade e resolvê-las devido à precistencia dos sintomas porque aí é que está o problema.O grau de gravidade do aguamento.
Há uns simles que não passam de um suor esbranquiçado na zona da coroa e só num dos cascos,até apanhar os quatro membros em que eles nem se levantam.
Estes simples por vezes nem se dá conta deles e proveem de excesso de alimentação em relação ao trabalho exercido.
Há também muitas mézinhas populares mas que estão desatualizadas porque são morosas.

Saudaões Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

aguamento

#14 Mensagem por João dee Deus » sexta set 15, 2006 5:23 pm

Estive a ler o artigo do link hcvet e as coisas estrão praticamente na mesma em relação até às causas quanto mais ao tratamento.
O que não li e costumava fazer-se era cortar com a alimentação.
Também me lembro de ouvir dizer que era uma "doença de animais gordos",o que quer que seja o que isto quer dizer,mas como tem a ver com a alimentação...faz sentido.

De qualquer modo são doenças que a intervenção do homem na vida dos Cavalos provocam.Disto não nos livramos.

Embora se fale em pastagens como possivel causa,nunca tive conhecimento de aguamentos em Cavalos que andam normalmente a campo.

Saindo deste tema(?) e aproveitando o que lá se disse que os anteriores seguram 60% do peso do Cavalo,e por consequencia do conjunto quando montado,imaginemos que um cavalo de 520 kilos com um cavaleiro de 80,fazem com que os anteriores suportem,360 kilos.

Agora....um Poldro com 5 anos por exemplo, suporta este peso (360 kilos) numa só mão.....mais a inercia da descida desse peso.....quando faz Piaffe.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#15 Mensagem por Rogers » sexta set 15, 2006 8:34 pm

Em Portugal os cavalos em pastagem, não têm aguamento porque as pastagens são pobres, mas noutros paises como inglaterra acontece muito devido ao facto que as pastagens sãi muito ricas e ambundantes.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Responder

Voltar para “Veterinária”