Para abrir o Apetite...

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Isabel da Franca

Mensagem
Autor
anasabreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 65
Registado: quinta mar 23, 2006 8:25 pm
Localização: Santarém - Várzea
Contacto:

#16 Mensagem por anasabreu » sexta set 29, 2006 5:58 am

Sério? Bem... tanto os figos como os marmelos é ela que os colhe! Tem as árvores ao dipôr e apanha-os do chão...

Também tenho sempre receio de lhe dar alguma coisa que não seja da alimentação dela.

Hoje levei-lhe uma maçaroca e adorei vê-la a comer os grãos em toda a volta de uma forma tão minuciosa e no fim o "caroço"... quem diria que um animal com uma boca assim, é tão sensivel a escolher o que come!!! :shock:
Ana Sofia Abreu

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

nervos

#17 Mensagem por João dee Deus » sexta set 29, 2006 7:22 am

Ana

Eles teem milhares de vervo nos beiços e conseguem separar o que não lhes interessa.

Conseguem comer ração do chão de terra e só de ves em quando se descuiadam e ouve-se um trincar de uma pedra.

Repara que a tua égua come os marmelos do chão que são os maduros ou mesmo podres que já não ficam (encarrascados) presos na garganta.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

claravasconcelosdias
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda ago 28, 2006 11:01 pm

#18 Mensagem por claravasconcelosdias » terça out 17, 2006 12:03 am

Olá meus caros!!

Creio que o que tem que ficar bem explicado é que todos estes frutos são bastante diferentes podendo alguns deles, nomeadamente os figos e as uvas ser, quando dados em excesso bastante prejudiciais á digestão. Estes frutos muito ricos em açucar podem provocar facilmente cólicas e aguamentos quado ingeridos em grandes quantidades.
Já as maçãs, um pouco mais fibrosas, não têm tanto perigo. De qualquer modo é muito importante que os cavalos tenham sempre uma boa quantidade de Fibra de boa qualidade á disposição, quero dizer com isto que é fundamental que tenham feno e/ou pasto com fartura.
Acreditem que uma alimentação enriquecida com fruta pode ser tão benéfica quanto prejudicial conforma seja bem equilibrada com fibras ou não.

Té á próxima!!

Clara
Clara Vasconcelos Dias

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#19 Mensagem por João dee Deus » terça out 17, 2006 4:04 am

Clara

Tens toda a razão mas convem explicar que quando essas coisas são dadas aos cavalos,geralmente são em qunatidades que eles comem sempre porque institivamente estão àvidos,mas se estivessem em liberdade só comiam um pouco deixando para outra vez o resto o que não acontece quando em boxe.

Esses extras teem de ser comedidos e salteados com palha ou feno...o tal lastro de que falas,para envolver o alimento "concentrado" e neutralizar o bolo alimentar.

audações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#20 Mensagem por horses_s » terça out 17, 2006 6:22 am

Olá,

Sabem que eu até conheço uns cavalos que comem limoes ( e dos bens amargos ) e até tangerinas e laranjas.

É só saltarem a cerca e lá estão a fazer a colheita :wink: :wink:
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#21 Mensagem por Rogers » terça out 17, 2006 6:30 am

Um dos meus cavalos é doido por pessegos.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#22 Mensagem por João dee Deus » terça out 17, 2006 7:18 am

E o carouço..??Parte-o.?
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#23 Mensagem por Rogers » terça out 17, 2006 7:24 am

Não, ou eu fico a segurar até ele a rapar muito bem ou então se lhe der o pessego inteiro ele cospe-o quando acabar.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#24 Mensagem por João dee Deus » terça out 17, 2006 7:28 am

Dizia-se,não sei se para assustar os miudos(eu entre eles)que o miolo do carouço de pessego é venenoso.

Mas se for só o será se em "dose de cavalo".
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#25 Mensagem por Rogers » terça out 17, 2006 7:34 am

Não sei se é venenoso, mas sabe mal que se farta!! :lol: :lol: :lol: :lol:
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

Bons amigos...

#26 Mensagem por vitor_morgado » segunda mar 26, 2007 5:55 am

Amigos, eu na faculdade tive uma cadeira de botanica, e foi-me dito por um excelente botanico PAULO ROSA, que o caaroço do pessego contém Cianeto em minimas doses, claro... Por isso aconselho a terem cuidado com os vossos cavalose não lhes facultarem esse tipo de alimento...

Abraço do vitor morgado.

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#27 Mensagem por AnaE » segunda mar 26, 2007 10:52 pm

... ai está uma coisa que nunca experimentei a dar ao meu... mas concerteza que nao lhe ía dar com caroço!!!!

aquela amendoa do pessego é bem amarga...

Avatar do Utilizador
catarinarocha
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 67
Registado: sexta mar 02, 2007 7:30 am

..

#28 Mensagem por catarinarocha » terça mar 27, 2007 12:05 am

e morangos ja alguem experimentou?????


houve um cavalo meu que me atacou uma caixa de morangos e pelos vistos axou delicioso pois sempre que me ve passar com morangos começa logo a relinchar a se esticar todo para ver se apanha algum!!!!!!!!!!!!!!

Responder

Voltar para “Alimentação”