"Descanso" na Ferração

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ferração

#16 Mensagem por João dee Deus » sábado out 14, 2006 6:17 am

Lujis

A vantagem que sempre ouvi dizer,porque não sou ferrador,é de que por vezes os ferradores não se aproximam do sangue quando cortam,o que depois de algumas ferrações o sangue ou seja o sabugo vai avançando fazendo com que o casco se torne mais alto.
Andar desferrado e aparado faz com que a pressão na palma faz com que esse sabugo vá recuando.

Isto parece-me lógico por isso aceitei.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#17 Mensagem por AnaE » sábado out 14, 2006 6:39 am

O ferrador não quis aparar os cascos porque dá trabalho e depois parece esquisito pedir dinheiro sem ter ferrado o cavalo.
Apesar da minha pouca experiência tambêm me soa mais a isso.

O "barefoot" também começa agora a estar na moda na abordagem mais "naturalista" da equitação mas implica cortar os cascos de forma especial, para além de muitos cuidados na alimentação, na regularidade do trabalho do cavalo e da forma como está estabulado.

Quando se tratam de cavalos habituados a estar ferrados é uma transição que demora algum tempo até o casco ficar em condições para o cavalo poder ser utilizado sem problemas.

Aqui em portugal penso não haver nenhum ferrador ou "trimmer" que saiba cuidar de cascos 100% "barefoot". Mas se houver avisem porque é bom saber.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cascos

#18 Mensagem por João dee Deus » sábado out 14, 2006 6:49 am

Ana

As coisas que tu sabes...agora falta explicares,que eu não sei,o que é o barefoot
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#19 Mensagem por AnaE » sábado out 14, 2006 7:26 am

Barefoot em português quer dizer "Pé Nu"

Aqui vai um site que dá uma ideia rápida da coisa...
http://www.naturalhoof.co.nz/barefootmethod.html

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: ferração

#20 Mensagem por luis pedro » sábado out 14, 2006 8:31 am

João dee Deus Escreveu:Lujis

A vantagem que sempre ouvi dizer,porque não sou ferrador,é de que por vezes os ferradores não se aproximam do sangue quando cortam,o que depois de algumas ferrações o sangue ou seja o sabugo vai avançando fazendo com que o casco se torne mais alto.
Andar desferrado e aparado faz com que a pressão na palma faz com que esse sabugo vá recuando.

Isto parece-me lógico por isso aceitei.

saudações Marialvas
Olá João,
Quando aparam o casco para assentar a ferradura o sabugo (palma) também deve ser arranjada, bem como a ranilha, é só uma questão de o trabalho ficar bem feito. O "ir ao sangue" não passa de um acidente.
Penso que o maior problema das ferrações deve-se ao facto de muito poucos, e são mesmo muito poucos, ferradores terem tido formação adequada, pelo que, muitas vezes limitam-se a cortar um bocado de casco e a pregar a ferradura.

Luis Pedro

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#21 Mensagem por horses_s » sábado out 14, 2006 4:57 pm

Olá,

Realmente hoje em dia está a entrar "em uso" o descalçar o cavalo, mas é preciso ter muito cuidado.

Se o cavalo está muito parado acaba por quase não conseguir andar; por outro lado, se trabalha demais gasta o casco em demasia.

Ainda há menos de um mês vi um caso destes e digo-vos "coitado do cavalo".

É um cavalo que pouco trabalha, raramente sai da boxe e o dono quis poupar na ferração. O cavalo ficou tão mal que lá se foi a "poupança" no tratamento.

Pelo que vi alerto para que quem optar por este sistema observar muito bem o seu cavalo, fazendo passear TODOS os dias um pouco. É muito doloroso para o cavalo a transicção de "calçado" para "descalço" se não for devidamente acompanhado.

Olha, será como nós ! Tirem-nos os sapatos :shock: :shock: :shock:
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

casco

#22 Mensagem por João dee Deus » domingo out 15, 2006 4:20 am

Luis

Eu chamo o sabugo àquela parte da palma já mole onde vai aparecer o sangue se se continuar a cortar ou limar.
Pois é exatamente por cortarem um bocado de casco e pregarem a ferradura é que o sangue vai avançando.


Ana

Quando me referi a ver o aprumo dele pelo desgaste,referia-me a cavalos em liberdade,se estiver fechado,o desgaste não reflete as necessidades de correcção de aprumo.
Volto a referir que o aprumo deve ser aproximadadmente o centro do movimento esferico que o casco permite.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cascos

#23 Mensagem por João dee Deus » domingo out 15, 2006 5:05 am

Ana

estive a ver o teu link e tanto quanto vi...ou quis ver :oops: não estou muito longe do que elses defendem,mas como base de raciocínio.

Para usos mais intensivos dos cavalos especialmente em pisos duros com a sobrecarga do cavaleiro as ferraduras são essenciais.

Tanto quanto me tenho apercebido as posições de casco mais comodas para os Cavalos,para não falar em "aprumos naturais", vão variando com a idade especialmente nas mãos.
As mãos tendem a "achinelar" e em certos casos em "mãos de urso",sendo esta a nova postura natural.

Volto a dizer que é uma área em apenas dou dicas :wink:

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joaquim Eduardo
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 59
Registado: quinta abr 29, 2004 8:12 am
Localização: genebra Suissa
Contacto:

#24 Mensagem por Joaquim Eduardo » domingo out 15, 2006 9:44 pm

Sobre os pés nus, ja daqui alguns anos, tenho lido nas revistas francesas de equitacao, varias reportagens acerca de ferradores que se converteram ao método "pes nus", e cada vez tem mais adeptos.

para quem esteja interessado e perceba um pouco de frances aqui vai un site.

http://achevalpiedsnus.free.fr/index.htm


Pa os adeptos do Ingles este site é interessante.

http://www.ironfreehoof.com/step1.htm


espero que ajude

Saudações hipicas

Joaquim Eduardo

Joaquim Eduardo
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 59
Registado: quinta abr 29, 2004 8:12 am
Localização: genebra Suissa
Contacto:

#25 Mensagem por Joaquim Eduardo » domingo out 15, 2006 10:07 pm


AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#26 Mensagem por AnaE » domingo out 15, 2006 10:20 pm

estive a ver o teu link e tanto quanto vi...ou quis ver não estou muito longe do que elses defendem,mas como base de raciocínio.
O meu link salvo seja... LLOLO

para mim o barefoot é mais um tópico na cultura geral equestre... acho que não me posso sequer considerar simpatizante.

Pois... a ideia também me parece boa... mas para que resulte bem há que cumprir uma série de requisitos que não se enquadram fácilmente no que é norma da realidade equestre nacional e internacional. No entanto há umas "bolsas" onde é possível seguir esses principios...

Não tenho conhecimentos para dizer se é vantajoso ou mesmo se o faria num cavalo meu. :roll:

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#27 Mensagem por Rogers » domingo out 15, 2006 10:53 pm

Eu tendo muitos contactos na Inglaterra já ouvi falar muito do barefoot, e já vendi vários cavalos que vão seguir essa teoria, pessoalmente acho que para alguns serve, mas para outros não, agora os que defendem esta teoria dizem que todos os cavalos deviam estar assim porque é mais natural, o que eu tenho a dizer a estas pessoas é se querem tudo ao natural NÃO MONTEM OS CAVALOS, quando competimos com um cavalo a alto nivel estamos a exigir um esforço muito acima do natural, logo temos que dar reforços tb acima dos naturais!
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cascos

#28 Mensagem por João dee Deus » segunda out 16, 2006 2:57 am

Exatamente Rogers...é isso mesmo que eu tambem penso.

O Natural serve sim de referencia para se partir para o uso de "tecnologia".

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

ferrar ou nao ferrar ...

#29 Mensagem por Wasserluft » segunda out 16, 2006 10:04 pm

Bem os Links são ,sem sombra de dúvida, esclarecedores e trazem muita info . Mais horas e horas a ler e a ler e a ler :D

Sim de facto o que me veio logo a cabeça foi ( O Sr Ferrador podia ter arranjado os cascos ao Trovão ,Preguicite ... ) Bem ele não é o meu ferrador é o que trabalha para o Sr do Picadeiro .
Quanto ao meu ponto de vista no Ferrar ou não Ferrar , Natural ou não ... O Ser Humano tb não nasceu "Calçado" e no Entanto ...
Já chamei o "Mestre" como lhe chamo e Sexta-Feira la vai ao Trovão para lhe colocar os "Sapatinhos" .
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

Joaquim Eduardo
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 59
Registado: quinta abr 29, 2004 8:12 am
Localização: genebra Suissa
Contacto:

#30 Mensagem por Joaquim Eduardo » terça out 17, 2006 10:03 pm

Quanto ao meu ponto de vista no Ferrar ou não Ferrar , Natural ou não ... O Ser Humano tb não nasceu "Calçado" e no Entanto ...
É engraçado, porque estava a ver uma reportagem na televisão Suiça, acerca de estágios de como voltar a aprender a andar descalço, e é só esperimentar andar descalco na relva para nos darmos conta da diferenca de sencações. e demoramos tempo a nos readaptar, o mesmo se passa com os cavalos, como é referido no link a adaptação pode demorar um ano.

mas é claro que não é para a menina rica e toda pimpona ir lá pó largo da Golega mostrar o seu PSL a fazer piaffer descalço no largo da Golega.

Saudações hipicas

Joaquim Eduardo

Responder

Voltar para “Ferração”