Medo de cair, medo das reacções do cavalo... sei lá!

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Ana Sofia
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: sábado nov 04, 2006 7:04 am

Medo de cair, medo das reacções do cavalo... sei lá!

#1 Mensagem por Ana Sofia » sábado nov 04, 2006 7:17 am

Sou novata nestas andanças, pratico equitação há cerca de um ano, mas desde que me lembro sempre gostei muito de cavalos e sempre quis praticar equitação. Acontece que agora, vá-se lá saber porquê, tenho um bocadinho, para não dizer mais, de medo (mas isso também significa que tenho consciência não é?).
Acho que estou com uma crise de confiança e preciso de ultrapassá-la rapidamente. Conselhos precisam-se! E desculpem lá se estou a ser muito idiota! Obrigado!

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#2 Mensagem por AnaE » sábado nov 04, 2006 7:54 am

Olá Ana Sofia! Bem vinda ao forum!

Claro que não estás a ser idiota, estás é a ser muito corajosa em enfrentar a situação e ainda mais neste espaço público.

Penso que não haverá ninguém que não tenha medo de fazer alguma coisa, das milhares que podemos fazer com cavalos, e realmente existe sempre o risco de nos magoarmos... mas a verdade é que essa é uma condição inerente à vida... por isso, se é para nos magoarmos, que seja a fazer uma coisa que gostamos! :D

Eu, por exemplo, considero-me bastante confiante a cavalo, mas há uma série de coisas que tenho medo de fazer e outras que nem sequer me imagino a tentar. No meu caso, serão os saltos ... a partir dos 80 cm... e cross country! :shock:

Felizmente existem inúmeras modalidades que permitem encaixar cavaleiros e cavalos com as mais diversas aptidões, gostos e dificuldades... e existem ainda muitas actividades que não implicam montar, mas trabalhar directamente com cavalos e qua ainda abrem mais o leque de possibilidades.

Penso que encarar o problema é o primeiro passo. O segundo é apontar exactamente em que situações ocorrem esses receios, e tentar perceber o que os motiva. Possívelmente serão coisas fáceis de ultrpassar, se as dissecarmos racionalmente, porque geralmente partem de nós próprios!

É importante montar sempre a pensar no melhor... mas cientes que pode acontecer o pior e estar disponíveis para tornar o "pior" o menos mau possível! :wink:

O local onde se monta e o tipo de liberdade e experiências que temos diponíveis a cavalo, também pode influenciar em muito o aparecimento desses medos e receios. Por vezes faltam os cavalos indicados para uma progressão mais segura, ou a progressão é muito rápida, ou o ambiente é pouco agradável... e se esta for a origem dos problemas ainda é mais fácil de resolver... é só mudar para um sitio melhor!

Se os teus receios se prendem com situações especificas a cavalo, talvez seja bom que as descrevas pois há por aqui cavaleiros experientes que te podem aconselhar o que fazer nessas situações. :D

Boa sorte... e força!

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

Re: Medo de cair, medo das reacções do cavalo... sei lá!

#3 Mensagem por Miguel Santos » sábado nov 04, 2006 10:42 pm

Ana Sofia Escreveu: Acho que estou com uma crise de confiança e preciso de ultrapassá-la rapidamente. Obrigado!
Boa tarde Ana :D
Previamente sê benvinda ao fórum! :D

Parece-me que a origem dos teus receios, não está associada aos cavalos... :roll: Poderei estar errado mas...

O meu conselho é: MONTA. MONTA CADA VEZ MAIS E MAIS... :)
Vou-te contar em traços gerais a minha "estoria" neste nosso mundo equestre:

Em infância (não é que seja velho :lol: ) fiz equitação durante alguns anos e infelizmente tive que deixar de faze-lo devido ao falecimento do meu avô - teve um acidente com um cavalo.
Passaram alguns anos e a vontade de voltar a montar foi aumentando proporcionalmente até que enfrentando o receio que existia e a vontade da minha família voltei a subir para um cavalo...
E o que te tenho a dizer... Monto regularmente desde Agosto deste ano. Não penso sequer em ter medo. Estou cada vez mais apaixonado pelos nossos amigos. Penso seguir alguns projectos com o âmbito dos nossos amiguitos. E melhor do que tudo consegui que os meus pais voltassem a este mundo equestre e que ficassem tão viciados quanto eu. :D Sei que era isto que o meu avô queria que eu fizesse!!!! :)

Portanto no teu caso, tenta descobrir de onde vem esse receio...

Se te sentires desconfortável quando fores para as aulas é porque talvez não estejas com as pessoas certas e no centro certo... :roll:

E já sabes...
Qq coisa tens aqui muitos viciados prontinhos para te darem ajuda ;)

Boa sorte CAVALEIRA! :D
E NUNCA MAS NUNCA DIGAS, OU SOBRETUDO PENSES, "EU NÃO SOU CAPAZ"!!!!! :wink:
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#4 Mensagem por horse_lover » domingo nov 05, 2006 4:13 am

o que tu tens a mais eu tenho a menos... :roll:

Só quando eu der um tramoilhão a sério é que me irei aperceber que este mundo não é para brincadeiras... :roll:

Eu adoro meter-me com os cavalos...no outro dia tanto impliquei, tanto impliquei que ele se começou a passar... :roll:

Eu achei que ele havia de estar colocado, e ele achou que não era boa ideia...e nesse conflito de interesses...eu estava a ver que voava... :lol: Mas depois lá nos entendemos... :lol: Os garanhões às vezes têm mau feitio!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas o que eu acho?? Ter medo faz parte. Mas não devemos deixar que o medo se sobreponha aos nossos objectivos. O medo faz-nos ter respeito, e isso com os cavalos é sempre aconselhável!!! 8)
Ana Patrícia
Imagem

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#5 Mensagem por luis pedro » domingo nov 05, 2006 7:10 am

Olá Sofia,

Bem vinda ao forum.

Esse sentimento de insegurança, quando a cavalo, é normalíssimo e é até uma das razões (de entre muitas outras) pelas quais a equitação é considerada um meio privilegiado de formação de pessoas, o enfrentar e resolver situações que, muitas vezes inexplicávelmente, nos causam enorme apreensão.

A prática frequente e a força de vontade vão resolver essa insegurança, também ajuda um professor, consciente das dificuldades, que consiga progressivamente levar-te a ultrapassar limites de que te julgas incapaz.

Luis Pedro

Ana Sofia
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: sábado nov 04, 2006 7:04 am

#6 Mensagem por Ana Sofia » domingo nov 05, 2006 8:30 pm

Muito obrigada amigos pela vossa ajuda e também por partilharem as vossas experiências comigo.
Acontece que este ano, montar mais vezes vai ser quase impossível, a menos que mude de centro, pois das 2 vezes que a minha turma tem aula, eu só posso ir uma, devido ao meu horário escolar.
Quero aprender mais e mais sobre cavalos, mas penso que só com o meu instrutor, isso não será possível. Será que me podiam aconselhar uns bons livros para eu ler?
Obrigado. :)

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#7 Mensagem por horse_lover » domingo nov 05, 2006 8:57 pm

"Equitação: como e porquê" :D Acho-o um livro excelente... :D

Já agora Ana Sofia, em que Centro Hípico montas? :roll:
Ana Patrícia
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

medos

#8 Mensagem por João dee Deus » segunda nov 06, 2006 3:20 am

Ana.....mais uma...é impressionante a ligação deste nome com os cavalos.

Agora apergunta é ..gostam de cavalos porque são Anas ou são Anas porque gostam..? :lol: :lol: :lol:

De qualquer modo que sejas bem vinda e estás no sitio certo.

Como disse a Ana e depois confirmou a Ana, :P tu Ana,Já tens meio caminho andado em direcção à resolução do problema pois com a coragem das Marialvas descreves o teu actual e último problema...porque quando resolveres esse vão aparecer mais dois diferentes,porque como disse o Luis Pedro que isto dos Cavalos não tem fim.Passa-se a vida a resolvê-los,ou do animal de baixo ou do de cima :lol: :lol:

Agora a minha opinião é que conheço casos de cavaleiros que durante relativamente pouco tempo cresceram bastante e ainda não se adaptaram à nova dimensão,o que lhes dá uma sensação de desiquelibrio e por consequencia o medo.
Mesmo que não seja o teu caso fica aqui esta minha contactação para que conste.

Tens de recuar no tempo para saberes o que te aconteceu ou viste, que o justifique.

O que aconselho,que é quase "chapa 5" nisto dos cavalos,é um recomeço e se possivel no volteio com um cavalo adequado o que nem sempre acontece.
Quando se é capaz de descer de um cavalo a galope e ficar em pé,mais de 90 % dos medos acabam por não terem mais justificação nem razão de ser.


saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

Re: medos

#9 Mensagem por horse_lover » segunda nov 06, 2006 3:35 am

João dee Deus Escreveu:Ana.....mais uma...é impressionante a ligação deste nome com os cavalos.

Agora apergunta é ..gostam de cavalos porque são Anas ou são Anas porque gostam..? :lol: :lol: :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Quando se é capaz de descer de um cavalo a galope e ficar em pé,mais de 90 % dos medos acabam por não terem mais justificação nem razão de ser.

saudações Marialvas


Bem...então deve ser por isso que eu não tenho medo nenhum... :lol: :lol:

Eu não só saí do cavalo com ele a galope, como fiquei a segurar nele pelas rédeas, com ele parado a meu lado... :D
Ana Patrícia
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#10 Mensagem por João dee Deus » segunda nov 06, 2006 3:43 am

Linda menina :lol: :lol: :lol: :lol:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Ana Sofia
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: sábado nov 04, 2006 7:04 am

#11 Mensagem por Ana Sofia » terça nov 07, 2006 1:48 am

Monto na Escola de Equitação da GNR, no Porto e tu, Ana Patrícia?

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#12 Mensagem por horse_lover » terça nov 07, 2006 2:04 am

Ana Sofia Escreveu:Monto na Escola de Equitação da GNR, no Porto e tu, Ana Patrícia?
Monto em Serzedo... :)

Talvez pudesses experimentar outra escola!

Digo-te desde já, que se queres praticar equitação sem teres medo nem desafios podias experimentar o Sport. Lá os cavalos são extremamente dóceis. Só conhecem o passo trote e galope. Não conhecem o conceito de alargar trote nem alargar o galope... :D

Se quiseres experimentar outro CH aqui do Porto, diz...eu digo-te alguns que conheço... :wink:
Ana Patrícia
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#13 Mensagem por João dee Deus » terça nov 07, 2006 2:41 am

Ana Sofia

Montas na GNR e não fazes ou fizeste volteio..??

Era suposto que esses seriam os ultimos a "facilitar" o ensino.

Exclarece lá isso Ana.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Ana Sofia
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: sábado nov 04, 2006 7:04 am

#14 Mensagem por Ana Sofia » terça nov 07, 2006 2:56 am

Eu fiz volteio no ano passado e agora ando na sela 1.
Eu gosto muito de lá andar, o pessoal é muito fixe, os cavalos são uns bons cavalos de escola e os instrutores são competentes. Só que eu é que ainda não estou muito confiante, mas acho que é normal não? Além disso, eu hei-de resolver isso, é só uma questão de tempo.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#15 Mensagem por João dee Deus » terça nov 07, 2006 3:16 am

Quantas aulas tiveste de volteio.?

E que idade tens.?
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Diversos”