Formação - Turismo Equestre / TREC

Fórum da modalidade e de Turismo Equestre

Moderadores: Filipe Graciosa, cervantes, Mena

Responder
Mensagem
Autor
luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: .

#196 Mensagem por luis pedro » quarta nov 29, 2006 8:00 am

João dee Deus Escreveu:Luis

Os cavalos teem um aspecto que é de dificil abordagem,e vamos sair do "ambiente"dos ultimos posts :wink: .

Aproveitando este exemplo e por isso vou tentar a abordagem,esse cavalo como outros, se sujeitos a uma disciplina de HORARIO e de APRENDIZAGEM conseguem aprender mais do que os proprios cavaleiros.

Digo isto porque um aluno consegue fazer o que lhes dizem por momentos e o cavalo reage instantaneamente em conformidade,só que como a acção não se porlonga por ineficiencia do aluno ele "desmancha".Mas o cavalo "aprende",no sentido de que executa ou inter age,ou dá a sequencia esperada, e como sabe para um cavalo fixar um determinado "gesto" basta fazê-lo uma vez.

Isto será altamente discutivel,mas eu gosto destas coisas :wink:

Qual é a sua opinião..??

saudações Marialvas
Olá João,

Felizmente, por um lado, e infelizmente por outro não basta fazer um determinado movimento uma vez para que este fique definitivamente registado. É pela repetição que os cavalos, como nós, aprendem determinada técnica de execução e depois progressivamente a desenvolvem até se chegar á correcta execução, na maioria dos casos impossivel de obter por manifesta falta de técnica, flexibilidade e força.

Ainda bem que assim é: já imaginou o que seria atendendo á quantidade de exercícios mal executados, muitas vezes repetidamente, que fazem até se obter um bem feito.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#197 Mensagem por João dee Deus » quarta nov 29, 2006 4:49 pm

Luis

Claro que eles FIXAM por repetição,mas aprendem tudo o bom e o mau apenas com pequenas activações de ajudas,da mesma maneira que decoram o que veem mesmo que só uma vez e de soslaio,recordando quando reveem o mesmo cenário.


Acontece esta questão que eu trouxe,quando surpreendentemente um cavalo fixa um exercicio rápidamente, (agora com um ensinamento competente),pensando nós que é a primeira vez que ele sente aquela acção,e já lá andaram a "esgravatar" sem conseguir nada.
Nestes casos fica o equitador muito bem visto no meio,quando o cavalo já lá tinha a "semente" em forma de tentativas mal dirigidas e portanto não conseguidas. 8)

É por ir a este pormenor que é discutivel, porque o fixarem por repetição já é um dado adquirido faz tempo. :wink:

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#198 Mensagem por João dee Deus » quarta nov 29, 2006 5:00 pm

Luis

Para completar...dirme-á que o que citei é a diferença entre um mau e um bom equitador...e é...mas estou a falar em termos de tempo para o conseguir o que nunco o foi,como penso que expliquei.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#199 Mensagem por luis pedro » quinta nov 30, 2006 8:04 am

Olá João,

É como diz sem esquecer que a correcta execução é mais (em muitos casos, muito mais) do que o cavalo fixar o exercício, ele tem de desenvolver a capacidade, no sentido mais lato, de o executar.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#200 Mensagem por João dee Deus » quinta nov 30, 2006 5:08 pm

Luis

Pois ..mas isso é do 6 para cima...não é.?
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#201 Mensagem por luis pedro » sexta dez 01, 2006 9:54 am

Olá João,

Não sei se é ou não do 6 para cima, mas é diferente, e fazer por fazer, sem brilho não cabe no meu conceito de equitação.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#202 Mensagem por João dee Deus » sexta dez 01, 2006 5:47 pm

Luis


Mas tem de classificar. :wink: :lol: :lol: e o 0 (zero) nunca vi acontecer.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

E-learnig.

#203 Mensagem por cervantes » sábado dez 02, 2006 6:16 am

Olá,

Acabou de terminar a primeira sessão de e-learning "Selas 1 a 3 de Plena Natureza" da ANTREC.
De 13 inscritos, estiveram presentes 8 participantes, do Porto, Bragança, Coimbra, Lisboa e até de MADRID!

Hoje foi dia de apresentações... e TPC (o tema: Anatomia Comparada).

Parece que este conceito de e-learning até FAZ SENTIDO.

Cts TRECeios,

Virgílio Cervantes
http://formacao.antrec.pt

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: .

#204 Mensagem por luis pedro » sábado dez 02, 2006 8:39 am

João dee Deus Escreveu:Luis


Mas tem de classificar. :wink: :lol: :lol: e o 0 (zero) nunca vi acontecer.
Olá João,

Essa é optima, nem chega a ser mediocridade :?

Luis Pedro

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#205 Mensagem por luis pedro » sábado dez 02, 2006 8:46 am

Olá Cervantes,

Estou com uma duvida acerca do e-learning, como é que vai ministrar a parte prática aos alunos, em especial aos que se encontram longe do Porto.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#206 Mensagem por João dee Deus » sábado dez 02, 2006 5:15 pm

Luis


Então diga lá se já deu algum 0 (zero)..??

Acho que cumprir o desenho/percurso já tem nota...não..?

Aliás...o estar lá já a devia ter...como começo de conversa,e claro que estou a falar para "consumo interno".

Até a esse nivel mas com as devidas proporções de atitudes entusiasmentes,se pode aplicar a politica que eu disse de que andar a passear em cima dos rins pode ser um começo de uma progresão inesperada por quem critica.

Isto apesar de no meu entender os Lusitanos terem desenvolvido muito e durante muito tempo a "cultura do medíocre" que tem muito a ver com a "mentalidade de pescadores",de que todos temos um pouco.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#207 Mensagem por Rogers » domingo dez 03, 2006 4:55 am

Sr João, posso dizer que eu já tive mais do que numa ocasião o "0". Não me lembro foi quem me deu!!!! :D
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#208 Mensagem por João dee Deus » domingo dez 03, 2006 5:29 am

Rogers

Pois não devias,porque 0 deve ser apenas uma referencia..entendes.?

Dar zero a qualquer pessoa é descridibilizá-la e uma machadada na auto estima.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#209 Mensagem por Rogers » domingo dez 03, 2006 8:32 pm

Não de modo nenhum, tal igual quando alguém merce um 10 tb deve te-lo. Por exemplo quando é pedido no exercicio para o cavalo recuar e um cavalo não sabe fazê-lo ou não quer e por exemplo este empina ou simplesmente não anda para trás este conjunto merece um Zero pois não exucutou o exercicio, logo terá que levar o zero.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: .

#210 Mensagem por luis pedro » segunda dez 04, 2006 12:51 am

João dee Deus Escreveu:Luis


Então diga lá se já deu algum 0 (zero)..??

Acho que cumprir o desenho/percurso já tem nota...não..?

Aliás...o estar lá já a devia ter...como começo de conversa,e claro que estou a falar para "consumo interno".

Até a esse nivel mas com as devidas proporções de atitudes entusiasmentes,se pode aplicar a politica que eu disse de que andar a passear em cima dos rins pode ser um começo de uma progresão inesperada por quem critica.

Isto apesar de no meu entender os Lusitanos terem desenvolvido muito e durante muito tempo a "cultura do medíocre" que tem muito a ver com a "mentalidade de pescadores",de que todos temos um pouco.

saudações Marialvas
Olá João,

Os zeros são raros mas acontecem em especial com os cavaleiros que já tem uma qualidade razoável, aos outros, que ainda estão longe de lá chegar é mesmos muito raro (para não desmoralizar). Convém não esquecer que abaixo de 5 já é negativo e uma percentagem final inferior a 60% não tem direito a receber prémio.

Luis Pedro

Responder

Voltar para “TREC e Turismo Equestre”