Curso Técnico de Gestão Equina

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

Curso Técnico de Gestão Equina

#1 Mensagem por alegrete » sexta nov 24, 2006 6:26 am

Creio que ainda não foi debatido neste forum o tema das escolas profissionais onde se pode tirar o curso de tecnico de gestao equina e postriormente no caso de ser proposto a exame o diploma de monitor de equitação.
Julgo ser um tema importantepois hoje em dia o que conta e ter um canudo na mão!!!
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » sexta nov 24, 2006 7:21 am

É o que conta quando trabalhamos para terceiros.

Acerca das escolas já aqui de disse que essa é uma das melhores.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#3 Mensagem por alegrete » sexta nov 24, 2006 8:01 am

eu estudei na esc. prof de abrantes e ao longo dos 3 anos aprendi bastante , sobretudo no que se refere a disciplina na equitaçao , no entanto penso que o metodo de ensino e a maneira como se abordam as questoes ja esta muito ultrapassada e seria necessario novas caras para darem reconhecimento e uma maior credibilidade a este tipo de cursos!!!
afinal vêem-se muitos monitores que nao o deveriam ser ...
Eu nao sou monitor ainda por opçao propria mas este ano vou fazer o exame porque tal comno referi atras o que conta e o canudo na mao !!! :cry:
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#4 Mensagem por João dee Deus » sexta nov 24, 2006 8:14 am

Qual exame.? onde.? como.?
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#5 Mensagem por luis pedro » sexta nov 24, 2006 8:19 am

Olá João,

O exame de monitor, provávelmente em Abrantes e montado a cavalo. :lol: :lol: :lol: :lol: .

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#6 Mensagem por João dee Deus » sexta nov 24, 2006 8:23 am

Luis

Mas esses exames são só para quem tem o curso ou para toda a gente que se queira habilitar.?
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#7 Mensagem por alegrete » sexta nov 24, 2006 8:30 am

esta explicaçao do luis pedro foi sem di«uvida a melhor explicaçao de sempre!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Agora a serio:
O curso em abrantes e um curso de 3 anos em que se faz o 10º, 11º ,12º ano e ao mesmo tempo pode fazer exames desde a sela 4 ate a sela7 , no caso de passar a sela 7 e de os monitores , instrutores e mestres que lecionam a disciplina de equitaçao acharem que o aluno durante os 3 anos de curso demonstrou ter as qualidades necessarias para ser ajudante de monitor ou monitor sera proposto por eles a exame que se realiza la na escola na presença de juizes da escola e de fora . e identico ao curso fraccionado que ta a ter lugar em alter so que na minha opiniao e mais completo porque sao 3 anos de pre+araçao cxontinua!!!
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#8 Mensagem por João dee Deus » sexta nov 24, 2006 8:35 am

OK...estou esclarecido..é que apanhei um susto pensando que com um exame podia ser Monitor :lol: :lol:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#9 Mensagem por alegrete » sexta nov 24, 2006 8:55 am

Já faltou mais!!! :shock:
Se tiver (Algum) jeitinho para moontar a cavalo e parecer um menino comportado durante 3 anos talvez os srs. coroneis pensem no seu caso!! :lol: :lol: :P :shock: :shock:
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#10 Mensagem por cervantes » sexta nov 24, 2006 9:12 am

Amigo João,

Vamos pensar nisso. Se calhar trabalhar um pouco no Plano e Obstáculos. Depois talvez o meu amigo se possa propor a exame (primeiro Stage 1 - Ajudante de Monitor), passamos uns dias fora deste nosso Portugal e à vinda já trás um IGEQ Passport!

Não sei é se depois a FEP o vai reconhecer.... é que não foi "vendido" por ela!

Mas deixe lá... em qualquer outro País do mundo o meu amigo vai ser RECONHECIDO!

Cts TRECeiros,


Virgílio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#11 Mensagem por João dee Deus » sexta nov 24, 2006 5:16 pm

Acerca da credenciação, tenho alguma dificuldade em descrever minha actual posição perante esse problema porque acho que vou mudando de entendimento sobre o que está estabelecido e quem estabelece.

Acho que a minha boa vontade em que as coisas de cavalos progridam no sentido da proliferação de cavaleiros pelo País não é conrespondida pelas dificuldades e exigencias que só se justificariam se já estivessemos mais adiantados naquele sentido.

O progresso e o respectivo control, em qualquer evolução, não pode ser feito desiquelibrando este binário e acho que o control está a ultrapassar os controlados,atrapalhando-os.Isto para alem de o unico orgão por quem nos orientamos,a FEP,pela sua actitude e actos, mostrar preferencias por algumas modalidades.
O recente reconhecimento da Equitação de Trabalho,depois de nos revelarmos eximios,revela que por vezes vai a reboque dos acontecimentos por razões que não interessam recalcar agora,porque os objectivos,sim,interessam.

As razões que me levaram a estar afastado destas lides durante quase toda a vida manteem-se,só tendo acabado aquelas que se prendiam directamente com a condição social que mudou.

Pode parecer caricato eu com a minha idade,revelar um parecer em que acho que é preciso sangue novo, e novo em idade, com os custos inerentes da menor experiencia,coisa que eu exalto,mas ela só é válida em alguns casos e são raros.

Esta ultima tentativa de mexida nos desportos não trouxe nada de novo,acho mesmo que este governo mexe em algumas coisas para ficarem na mesma.Possivelmente não é capaz de melhorar...ou não encontra quem o faça...ou não procura no lugar certo.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#12 Mensagem por alegrete » sexta nov 24, 2006 10:00 pm

carissimos isto e simples:
eu ate compreendo que nao seja assim tao complicado tirar um curso de monitor ja que o portugues no geral e uma pessoa que nao gosta de cavalos!!!
Enquanto que nos outros paises como inglaterra , frança , irlanda, etc ... aos dez anos as crianças recebem um poney, e aos 17 ou 18 um cavalo , ca em portugal aos 10 recebem uma mota e aos 17 ou 18 um carro e se os pais tiverem muito dinheiro ate pode ser que recebam um barco ou um aviao particular!!!! :shock:
Ha que fomentar o desporto equestre em portugal e ate agora isso nao tem acontecido da melhor maneira!!!
o desporto equestre precisa de novos gestores e impulsionadores que gostem realmente de cevalos e que queiram fazer alguma coisa para que este desporto com tanta tradiçao neste pais ande pra diante!!!
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#13 Mensagem por João dee Deus » sexta nov 24, 2006 10:46 pm

Duarte

Os portugueses gostam de cavalos e só não os recebem como prenda de aniversário porque não teem quem lhos dê.

Agora,para os que foram criados de tal modo que ao desenhar uma galinha a desenham depenada e pronta para o espeto,uma moto é sempre mais compreensivel, e mediatica na escola. :wink:

Enquanto o cavalo não for despromovido a gado,terá sempre um estatuto de especial e será considerado como tal.Quando o não é.

Parte das pessoas que se "encostam" a eles querem essa promoção de especial. :wink:

Vulgarizando-o, encontramos os verdadeiros amantes detes animais. :wink: porque aqueles a que me referi se afastam.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Saraelfo
Mensagens: 4
Registado: quinta set 07, 2006 7:21 pm

EPDRAC

#14 Mensagem por Saraelfo » sábado dez 02, 2006 6:05 am

Epa...eu tou agora a tirar o 2º ano do curso profissional de tecnico de gestao equina de alter do chao...nao sei se alguma vez ouviste falar...

Podia ser mãis aproveitada a escola..amas creio que se esta a perder cada dia mais..mas enfim...

Ouvi dizer quer tb ia abrir uma perto de odivelas e depois temos a de abrantes que nao conheço...

Meu amigo..tal como disse que tava no 2º queria perguntar só se por acaso conheces algo ac~erca da historia do material de equitaçao??
Eu no 3º ano tenho que fazer a P.A.P... e desde o 1º ano que desejo fazer relacionado com o material..e por isso tenho que começar cedo..

por favor se souberes algo informa-me..começo a ficar desesperada pq nao encontro quase nada..lol

obrigado

**

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: .

#15 Mensagem por luis pedro » sábado dez 02, 2006 9:06 am

João dee Deus Escreveu:OK...estou esclarecido..é que apanhei um susto pensando que com um exame podia ser Monitor :lol: :lol:
Olá João,

Andou distraido, a FEP credenciou, após uma curta reciclagem (nalguns casos apenas um fim de semana) muitos monitores.

Luis Pedro

Responder

Voltar para “Cursos Técnico Profissionais”