Mancar após ferração

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

Mancar após ferração

#1 Mensagem por martassreis » quarta dez 06, 2006 12:38 am

Boa tarde,

O que se deve fazer quando após a ferração o cavalo fica a mancar, em princípio devio a ter ficado com 2 cascos demasiado aparados? :( :?

Obrigado

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » quarta dez 06, 2006 1:07 am

Marta

Todos os ferradores que se prezam de o ser ,depois do trabalho concluido pedem a alguem que faça trotar o cavalo para ele ver.

Se esse não fêz tens de lhe chamar à atenção,porque em principio ficou uym crave "encostado" ao verde e faz doer.

Se for assim tens de o desferrar dessa pata imediatamente ou então tirar o referido cravo se for possivel detecta-lo.

NÃO VÁS NA TRETA DE QUE JÁ PASSA...

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#3 Mensagem por martassreis » quarta dez 06, 2006 1:33 am

Olá Sr. João

Obrigado pela resposta. De facto quando acabou a ferração não trotou, mas estava a andar bem a passo. Mas depois começou a mancar, eu ainda não vi, mas disseram-me quer era uma mão e um pé que manca. Dizem que não parece ser os cravos mas sim, os cascos demasiado aparados e a ranilha a tocar no chão :? o que deve estar a fazer doer....

disseram-me para esperar +/-3 dias, só andar um bocadinho a passo para ver se o cascos cresce ligeiramente e deixa de tocar (se for isso)... :(

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#4 Mensagem por João dee Deus » quarta dez 06, 2006 1:53 am

Marta

Já estava à esoera dessa....esperar para ver.

Para já se não houver azar não são 2 ou 3 dias mas mais.

Depois mancar das duas patas é mesmo falta de competencia do ferrador.
Um azar acontece a qualquer mas dois no mesmo cavalo....

A ranilha a tocar no chão não é problema nenhum,mas se ferrado recentemente ela toca é porque n~em sequer foi cortada o que não acredito nem joga com o dizerem que cortaram demais.

Se não houver azar tudo vai bem mas se infectar...vais ter de esperar pelo cavalo muito mais tempo e desferrado...o que não querem fazer agora.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#5 Mensagem por AnaE » quarta dez 06, 2006 6:16 am

Isso não é nada bom sinal.
Se for assim tens de o desferrar dessa pata imediatamente ou então tirar o referido cravo se for possivel detecta-lo.
Concordo plenamente!

Essa desculpa dos 2 ou 3 dias é muito esfarrapada e pode trazer consequencias fisicas, bem como de disposição da égua para uma nova ferração.

Uma única vez o meu cavalo sentiu-se um pouco numa das mãos na ferração... notou-se logo porque ele começou a raspá-la no chão e a ollhar muito para ela... e o ferrador não foi embora sem arranjar maneira de colocar a ferradura de forma confortavel... apenas com dois cravos... mesmo sabendo que poderia ter que voltar brevemente apenas para recolocá-la.

Sempre que possível eu ou o meu namorado acompanhávamos a ferração, porque aprende-se imenso e geralmente os ferradores são muito mais cuidadosos.

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#6 Mensagem por martassreis » quarta dez 06, 2006 7:44 pm

Ana,
Pois, nós também acompanhamos a ferração, não fui eu mas o meu marido e disse que ela estava a andar normal após a ferração (mas de facto não trotou, foi só passo) durante o dia é que começou a mancar. Parece que do pé já melhorou, e da mão já está melhor, mas ainda não está boa.

Conforme disse Sr. João, avisaram-me que poderia infeccionar e receitaram-lhe um antibiotico, para evitar qualquer problema.

Obrigado pela dicas

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#7 Mensagem por AnaE » quarta dez 06, 2006 8:09 pm

azares acontecem!

O que é preciso é que ela fique bem! :D

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#8 Mensagem por João dee Deus » quarta dez 06, 2006 10:02 pm

Por isso ela está melhor...mas não sei se um anti inflamatorio era melhor.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#9 Mensagem por martassreis » quinta dez 07, 2006 12:03 am

:oops: deve ser anti-inflamatorio :oops: se calhar fui eu que confundi o que me disseram

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#10 Mensagem por Rogers » sexta dez 08, 2006 10:43 pm

Oi Marta!

Como o Sr João disse pode ser um cravo encostado, se for este o caso a égua começa a piorar, mas como tu disses te é mais provável que esteja demasiado cortado, não é por a ranilha tocar no chão, mas sim por a solo estár demasiado fina e causa dor. ao por a égua em anti-inflamatórios não estás a resolver o problema. mas sim a desfarçá-lo!! Se tens confinça no teu ferrador liga para ele e diz o que aconteceu que ele vem resolver o problema seja um cravo mal posto ou demasiado cortado ele consegue resolver fácilmente, mas para ele poder ver o problema o cavalo não pode estar a tomar analgésicos.

Todos os ferradores têm estes descuidos de vez enquando, mas há que ficar atenta para ver se isto não acontece com outros cavalos que ele ferra, pois se for o caso é melhor mudar de ferrador. Caso isto acontece por habito na tua égua tens que falar com o teu ferrador e explicar o problema, pois ele tem que ter um atenção especial com a tua égua.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#11 Mensagem por martassreis » terça dez 12, 2006 6:38 pm

Olá Rogers,

em principio parece que já está boa :D O ferrador é o que a sempre ferrou, não sei o que se passou desta vez, nunca tive problemas. Agora já naõ manca e já não está a tomar nada. No pé o problema aparentemente era a ponta da ferradura estar ligeiramenete virada para cima e fazia pressão no casco. Na mão aparentemente era mesmo estar demasiado aparado, não sei bem. A ferração foi acompanhada, mas não nos apercebemos destes pormenores :(

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#12 Mensagem por PSantos » quarta dez 13, 2006 11:15 pm

Marta
O teu ferrador é o Amilcar?
Pedro Santos

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#13 Mensagem por martassreis » quinta dez 14, 2006 12:05 am

olá,

não, mas já ouvi falar nesse nome.

luis28
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: segunda jan 07, 2008 1:43 pm

para marta

#14 Mensagem por luis28 » quinta abr 03, 2008 9:07 pm

ola marta!!!
pode ser por mt coisa k a tua egua manke!!! como ja foi dito um cravo enkustado...
mas ta descansada o amilcar lopes é um bom ferrador...
e aos bons tb acontese azares!!!
comprimentos
luis

ferrador-algarve
Mensagens: 3
Registado: quarta mar 02, 2011 10:28 pm

Re:

#15 Mensagem por ferrador-algarve » sábado mar 05, 2011 11:12 am

Boas a todos
Normalmente os ferradores que ferram a frio não fazem a justura as ferraduras das anteriores ou seja mãos, o que provoca traumatismos na palma e também pressão excessiva da mesma porque a ferradura esta assente na palma e não na linha de união e muralha. Isso pode fazer mancar um cavalo porque esta tudo muito apertado.
Outra coisa que o pode provocar são demasiados cravos nas ferraduras, não se deve cravar da parte mais larga do casco para traz, porque impede o movimento natural dos talões e esse movimento e fundamental para a circulação do sangue nos cascos, Isto normalmente pode provocar a infosura, vulgarmente chamada de agúamento.
martassreis Escreveu:Ana,
Pois, nós também acompanhamos a ferração, não fui eu mas o meu marido e disse que ela estava a andar normal após a ferração (mas de facto não trotou, foi só passo) durante o dia é que começou a mancar. Parece que do pé já melhorou, e da mão já está melhor, mas ainda não está boa.

Conforme disse Sr. João, avisaram-me que poderia infeccionar e receitaram-lhe um antibiotico, para evitar qualquer problema.

Obrigado pela dicas

Responder

Voltar para “Ferração”