Zona do Porto II

Críticas, sugestões e dúvidas

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

Zona do Porto II

#1 Mensagem por Miguel Santos » sábado out 21, 2006 8:47 pm

Amigos (as) Foristas,

O que me leva a iniciar este novo tópico de "peito aberto" é a exponêncial revolta que tenho dentro de mim deste esta manha.

Escolhi como Assunto do Tópico "Zona do Porto II", pois estas minhas linhas, veem de certa forma, no seguimento do tópico iniciado pela amiga "Cavalière".

Esta manha tive que me deslocar ao Centro Hípico do Porto (em Leça da Palmeira) e fiquei revoltado, constrangido e no mínimo muito inquieto com a realidade com que me deparei.

AQUELE CENTRO ESTÁ LITERALMENTE ABANDONADO!!!! Tem uma fachada muito boa, cheia de outdors de patrocinadores, vemos lá estacionados também belos topos de gama novinhos, os edificios do Clube de Sócios foram remodelados recentemente e são muito atraentes e sumpetuosos mas no concerne às boxes vi uma realidade deplorável!!!! Cheguei a ver boxes atravessadas ao meio por ramos de árvores!!!!

Os cavalinhos nas boxes do clube parecem transmitir tristeza no olhar!!!! Chocou-me imenso ver aquilo! :( Como se não bastasse... Mesmo no fundo do centro (a área em que ele está implantado é enorme) teem lá umas construções de boxes começadas mas abandonadas (tijolos sobreposto com uma chapa por cima) que também estão a servir para alojar cavalos! :shock:

Pergunto eu: Mas o que anda a fazer a FEP???? Estou muito sinceramente a equacionar apresentar uma denúncia à inspecção das actividades económicas!

Pelo que sei, para ser considerado membro daquele "clube de elite", tem que existir o pagamento de uma joia e o penso do cavalo ronda o mínimo de 500€... Facilmente se constacta que a gestão no mínimo não é eficaz...

Por diversas razões e apesar de viver a 10 minutos desse centro hípico, resolvi iniciar o meu percurso equestre no Sport Club do Porto e digo-vos que logo à partida as diferenças estécticas são dicotómicas! E o Sport é bem mais barato (no penso dos cavalos)!

Como vou comprar cavalo dentro de pouco tempo estou já a estudar quais os melhores locais para o colocar:

Neste momento tenho 3 locais que se apresentam para mim em muito boa qualificação, gostaría se obter junto dos amigo(as) foristas uma opinião:

Equivau (perto de Barcelos);
Sport Clube do Porto;
O Sítio (Vila do Conde - Rio Mau).


Espero que com este meu tópico se inicie uma nova discussão que envolva também a questão da gestão dos centros hípicos, acho que esse tema dá "pano pra mangas"......... 8) :wink:

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#2 Mensagem por Rogers » sábado out 21, 2006 9:16 pm

A equivau será qie é o centro hipico quinta do vau, pois se for coneço muito bem o Sr Nuno Carvalho que é um dos sócios e tb a Sra. Clara, são os dois equitadores lá Instrutor e Monitora e são muito boas pessoas e bons cavaleiros, como professores não posso comentar pois nunca os vi a darem aulas, mas já ouvi dizer que tb são bons.
Levam os alunos regularmente a provas de obstáculos e o Sr Nuno participa em provas de ensino.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#3 Mensagem por Miguel Santos » sábado out 21, 2006 9:33 pm

Rogers,

São exactamente eles. :D O Nuno está no projecto Olímpico para as próximas olimpíadas olímpicas. :) :D

Tanto a ele como a Clara são pessoas óptimas com quem dá prazer estar e conversar. :D Só tenho pena do centro ser um pouco distante do Porto... :?

Estou a tentar adquirir um cavalo dele. O que foi campeão nacional de equitação adaptada no ano passado.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

i9nstalações

#4 Mensagem por João dee Deus » sábado out 21, 2006 9:57 pm

Miguel

Quando as coisas desse género são muito evidentes,teem como "alicerce"algo de muito forte que as segura.
"Valores mais altos se levantam",costuma dizer-se,e contra isso só o tempo é corrosivo.

Se a administração não consegue resolver,é porque anda à vontade com os mais directos sócios e assim "tudo vai bem".
É preciso é que do bar até ao picadeiro não seja muito longe.....o gelo do whisky se aguente...

Há poouco tempo estive no Sport que não conhecia,e dentro das possibilidaes de um "quintal",as coisas até me pareceram bem,só que aqueles cavalos,à imagem dos donos que teem o mesmo problema,deviam ter direito a um mês de férias no campo todos os anos e em liberdade como os seus donos teem na praia. :wink:

As actividade seconomicas.....só se vierem de Lisboa....digo eu que cheguei agora :wink:
E se já tivessemos a regionalização em vigor....nem essa.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#5 Mensagem por horses_s » domingo out 22, 2006 4:28 am

Olá Miguel,

Eu tambem moro em Leça da Palmeira e monto no CHP porque está perto, mas ao fim-de-semana monto em Barqueiros, no Equivau.

Realmente em Leça é deplorável a situação do C.H. já há algum tempo e cada vez será pior... mas apenas até à mudança (digo eu), pois este C.H.vai mudar de localização (pelo menos é o que se ouve). :? :? :?

O Sport Clube do Porto também conheço, no entanto acho que "deixa um pouco a desejar".

Quanto ao Sítio em Vila do Conde não posso comentar pois não conheço. :(

Relativamente ao Equivau, se eu tivesse um cavalo era sem dúvida o local de eleição para ele.

Conheço muito bem o instrutor Nuno, a monitora Clara e o tratador Sr. Joaquim. Deles só tenho a dizer coisas boas, são efectivamente excelentes pessoas.
No que se refere ao tratamento dos cavalos, tanto os de proprietários privados como os da escola são muitíssimo bem tratados.
As camas estão sempre boas, as refeições são sempre dadas a horas e os cavalos são sempre tratados como uns "filhos".

A ver pelo cavalo a que te referes, já podes constatar que para se ser tão carinhoso como ele é, só pode ter recebido bons tratos (os cavalos representam a personalidade dos seus donos) :lol: :lol: :lol:

Quanto a mim é sem dívida a escolha acertada! :D :D :D
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#6 Mensagem por luis pedro » domingo out 22, 2006 8:30 am

Olá Miguel,

Se tens acompanhado o forum podias ter reparado que existe outro CHipico no Porto, no Parque da Cidade, que é dirigido pelo Vergílio Cervantes.

Luis Pedro

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#7 Mensagem por Miguel Santos » domingo out 22, 2006 10:21 pm

Horses_s,

Provavelmente devemo-nos conhecer... :D Eu tenho estado lá com alguma frequência ao fim de semana. Sou amigo da dona do Vodka :)

Não sabia que o CHP ía mudar de instalações! Mas espero que sejam bem melhores... :wink:

Relativamente ao Sport, o centro é mt pequeno para o nº de cavalos que tem, todavia tb já se fala (há muitos anos) na mudança de instalações para um novo local (penso que será junto do Freixo... Supostamente um projecto de grande envergadura. :) Mas é cm te digo... fala-se... :roll:

No Sport o ideal são os pátios privados e dentro da oferta tens 2 de facto excelentes (com fila de espera) :D

Sim com o Que é literalmente "Amor à primeira vista"! ;) :D :D :D É um animal LINDO e FANTÁSTICO!!!! :D

Só tenho pena que o Equivau não seja mais perto do Porto! :(

Quando é que costumas montar em Leça? Temos que combinar umas galopadas :D

Agora respondendo ao Luís Pedro,

:D Eu conheço o amigo Cervantes de há longa data :D

Não equaciono o centro que ele está a gerir pelas dimensões que tem e pelo facto de eu (pretender) fazer ensino. :D

Não obstante, é inequivocamente um bom local e recomendo-o :D :D :D

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#8 Mensagem por horses_s » segunda out 23, 2006 5:35 am

Olá Miguel,

Eu monto em Leça normalmente durante a semana (3ª ou 4ª feira) ao final do dia.
Raramente vou lá ao fim-de-semana, dias que aproveito para ir a Barqueiros. Como fica mais longe aproveito para lá ir ao sabado ou domingo. Sabes que há lá cavalos de pessoas que moram em Leça também?

Se queres aperfeiçoar-te no ensino o cavalo é o ideal :wink: e tens o instrutor Nuno que adora ensino. :D :D :D
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#9 Mensagem por Miguel Santos » segunda out 23, 2006 5:45 am

:D Realmente desconhecia isso! :D

Mas revela bem a busca de qualidade! ;)

Esta semana talvez passe no CHP ao fim do dia para ver se estás por lá... (apesar de não te conhecer - penso eu!!!! :lol: )
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

mig_abreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 55
Registado: quinta jul 06, 2006 11:54 pm
Localização: NORTE

#10 Mensagem por mig_abreu » segunda dez 04, 2006 5:48 pm

Olá Miguel,

Só agora vi este topico. Relativamente ao centro hipico de leça, e já que moras lá perto, acho que era melhor veres melhor a situação de lá. Relativamente Às boxes que falas de tijolo com uma chapa por cima, são boxes que servem apenas para alojar os cavalos de fora quando há concursos (à semalhança aquelas desmontaveis que usam nos outros centros hipicos). Relativamente ás outras boxes, de facto algumas estiveram abandonadas e cheias de buracos, etc. mas agora o club está a fazer obras e já reconstruiu muitas delas. quando se entra no club podes ver várias com excelentes condições (e não estou a falar naquelas que estão de alguma forma vedadas e que pertencem apenas a um cavaleiro), podes ver também várias envernizadas com as portas fechadas que são boxes que foram reconstruidas e como ainda nao estão alugadas estão fechadas para não se estragar - ainda falta recuperar muitas boxes, mas estão no bom caminho. Por outro lado, o penso do cavalo não é 500€ (poderá ser em alguns patios que estão à exploração de alguns cavaleiros) mas o que se passa lá é: paga-se so club o aluguer da boxe (75€) o resto é por conta do cavaleiro (escolhe-se um tratador, com o serviço que se pretende - o valor depende do serviço - a alimentação e o material das camas) com isto muitas vezes consegue-se um preço bastante económico, pode-se comprar quer a alimentação quer o material para as camas no club ou comprar por conta própria noutros fornecedores, que às vezes podem-se conseguir preços mais em conta. Por outro lado, para ensino está lá o Nuno Manta, que dizem que é muito muito bom. E tem uma vantagem que é o espeço: 2 picadeiros exteriores enormes um picadeiro coberto enorme e o outro coberto da escola, que tb se pode utilizar quando não há aulas. Além do espaço que tem para fazer passeios pelo centro hipico e também fora, pois tem uma passagens para uns montes que vai ter a Santa Cruz do Bispo, além da possibilidade de ir passear para a quinta da Conceição a mesmo para as praias :D

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#11 Mensagem por João dee Deus » terça dez 05, 2006 12:50 am

É bom que as administraçõres estejam atentas e zelem pelo bem estar de todos...incluindo cavalos.
Se estão em melhoramento ..é uma questão de tempo.

A questão de irem sair de lá é real.?se assim é não parece
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#12 Mensagem por Miguel Santos » terça dez 05, 2006 6:38 am

Mig_abreu, muito obrigado pelas informações :D :D :D

De facto desconhecia tais factos. Já agora diz-me por favor, temos que pagar a joia de inscrição no club para termos box?

Quando falas em valores económicos falas em quanto +/-? :)

Tens cavalo cá em Leça? :)

Vou passar pelo centro na sexta-feira. :wink:
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

mig_abreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 55
Registado: quinta jul 06, 2006 11:54 pm
Localização: NORTE

#13 Mensagem por mig_abreu » terça dez 05, 2006 4:41 pm

Olá,

Neste momento não tenho cavalo em Leça, mas provavelmente irei para lá em meados do próximo ano.

infelizmente quanto há joia da entrada que eu saiba ainda não há qualquer alteração :( isso é mesmo o mais grave pois são muitos €€€€. Compensa em relação ao sport para quem quiser ter mais que um cavalo, pois no sport paga-se por cada cavalo que entra e em Leça só se paga a joia de socio do cavaleiro, depois pode-se por lá os cavalos que quiser que não há joias para os cavalos.

quando eu digo que pode ser mais económico é pelo seguinte:
- 75€ - box
- 75€ - tratador (depende do serviço, mas por este valor limpam o cavalo, cama e dão a comida)
- 50€ - ração (média)
- 50€ - feno (média)
- 40€ - estilha (media)

Estes são preços médios, depois depende do cavalo, mas já estão estimados para um cavalo que coma bem :) e depois existe sempre a possibilidade de procurar o nosso proprio fornecedor e conseguir preços mais em conta. Mas acima de tudo para mim as grandes vantagens de Leça são: espaço e o ar puro (aquele cheirinho a eucalipo que faz muito bem aos cavalos)

Relativamente à questão de sairem de lá, nunca ouvi falar em nada, é uma questão de se perguntar à secretaria, ou assim (o Sport sim, já ouvi dizer que ía mudar, mas ninguém sabe quando)

Se souberes mais coisas mantem-me informado, pois para o ano estou a pensar mudar para Leça e tudo que souber pode dar jeito

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#14 Mensagem por João dee Deus » terça dez 05, 2006 5:15 pm

Essa medida de pagar a mesma joia tendo lá mais do que um cavalo,é mesmo par convidar quem tem mais do que um e portanto muita massa.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#15 Mensagem por Miguel Santos » quarta dez 06, 2006 7:56 am

Amigo Mig_Abreu :D

Os valores pelo que vejo não são muito diferentes dos do Sport ou até de outros centros da zona Norte. :wink:

A questão da joia é algo absurda!!!! Estamos a falar duma quantidade exponêncial de €uros! :( Eu vou lá no próximo sábado garatidamente porque vou estar com o fim de semana dedicado exclusivamente à Equus... e a coisas lindas! :D
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

Responder

Voltar para “Instalações Hípicas”