Congelamento de Sémen dos PSL como Desenvolvimento da Raça

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#31 Mensagem por Rogers » sábado dez 02, 2006 3:32 am

GOSTAVA DE VOS PERGUNTAR O SEGUINTE:
Dado ao topico proposto gostava de saber se em portugal há um laboratório banco de esperma onde se efectuem se faça inseminação dos nossos campeões credenciada e com rigor aprovada pelas entidades reguladoras...

Vitor, eu sei que existe um banco em évora e já ouvi falar de outro no norte, se quiseres posso tentar arranjar contactos.

Já é premitido o IA conjelado em portugal do PSL, mas isto é muito recente. Agora em relação aos cavalos que já morreram não sei como funciona, mas eu estou de acordo que seja proibido, pois não concordo que alteremos as leis naturais da vida a um ponto tão extremo, afinal de contas não somos DEUS. e o mesmo se aplica á colonagem.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#32 Mensagem por Dr.Elina » sábado dez 02, 2006 5:41 am

Desde quando é que é permitido o congelamento do sémen do PSL?

Eu falei com o vet da Coudelaria Nacional acerca disso quando levei uma égua minha para ser coberta e foi me dito que ainda não é permitido.

Fazem transferência mas é de sémen fresco pois a qualidade do sémen do PSL em geral não permite o congelamento. Assim me disseram.

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#33 Mensagem por Rogers » sábado dez 02, 2006 6:51 am

Pois tb foi o que eu sabia até este ano um vet ter me dito que já é premitido o uso de semen conjelado, mas vou em breve falar com o responsável por essas coisas na coudelaria nacional e ele decerto vai puder esclarecer-me sobre o assunto!
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

obrigado por este debate de ideias...

#34 Mensagem por vitor_morgado » sábado dez 02, 2006 12:11 pm

1. É necessario saber, se, o não ser possivel congelar semen dos nossos campeões é sob ponto de vista legal ou tecnico.

2. Ser essencial este método no sentido de salvaguardar o nosso patrimonio genético.

3. Sob ponto de vista economico... a comercialização do sémen poderá ser um dos melhores embaixadores no mundo deste nosso patrimonio. (por exemplo, se eu vivesse nos EUA, eu podia comprar, semen de um garanhão português directamente, sem ter que ir ao brasil busca-lo...)

4. relativamente aos bancos de semen, em portugal não conheço, só conheço um em sevilha. (e são muito bons em inseminação...)

5. para reflectir: Como o nosso amigo joão de deus disse atrás, ninguém nos pode proibir de congelarmos o semen dos nossos cavalos. (concordo plenamente)


Muito obrigado, Victor morgado

ps: DESABAFO: quando há pouco tempo entrei para esta "familia cavalonet", senti que iria aprender bastante... mas ultimamente tenho achado que os topicos estão a tornar-se demais evasivos, e pouco esclarecedores... por isso agradeço à rogers e à Dra Elina em voltarem a debater esta temática, que me interessa bastante... obrigado.

abraço do victor morgado


ps1: rogers se puder arranjar os contactos dessas clinicas, agradeçia. temos que os divulgar neste topico... dar a conhecer a nossa tecnologia- e não ter o semen guardado em sevilha, como muita gente que conheço...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#35 Mensagem por João dee Deus » sábado dez 02, 2006 5:04 pm

Victor

Tens razão mas como com toda a gente...mas não toda.

Os debates teem momentos...e como tal são uma paixão...e como tal ninguem consegue menter uma paixão muito tempo.

Já tinha reparado que estamos um pouco a moer farinha mas vamos aguardar por mais inspirados dias,e não é razão para ficares desiludido.

A inseminação é um processo já muito conhecido e aprovado por esse mundo fora e se não apanhou ainda os cavalos é porque não interessa a alguem...disso não tenhas duvidas.
Por isso não acredito que a impossibilidade de congelar o semen dos Lusitanos seja técnica......ou então......os Lusitanos seriam mesmo muito especiais e eu fartava-me de rir :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: sendo isso digno de um estudo de interesse a nivel Planetário :lol: :lol:

Simples de arciocinio...não


Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

algo estranho....bastante!!!

#36 Mensagem por vitor_morgado » domingo dez 03, 2006 2:52 am

Amigo João de deus...

Não sei se o facto de não ser permitido o congelamento do sémen interesse a muita gente, mas o que é certo, é que no auge sexual de um cavalo, é com certeza quando ele anda a competir, a dar muito boas provas e ainda é novo... e não quando já está velho e não serve para muito mais so que cobrir as éguas...

Estou certo que este método poderá ser o que nos devolverá ao mundo o prestigio do nosso PSL Português. já que no brasil foi-me dito que portugal era o unico país que não permitia tal situação na APSL, tendo as suas congeneres mundiais aprovado esta situação. algo aqui está mal.... :?: :shock:
Abraço do vitor morgado

ps: Eu sei que é dificil manter um discurso apaixonado durante muito tempo, e sei que também que gosto de participar no forum não só para aprender como também para criar novos amigos...

O meu desabafo foi no sentido de dinamizarmos mais os nossos depoimentos, de criar controversias... criarmos sentimentos... só assim podemos continuar com a mesma paixão até aqui muito presente.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#37 Mensagem por João dee Deus » domingo dez 03, 2006 3:04 am

Victor

Naõ tenhas tanto a certeza acerca do auxe sexual,a não ser que te refiras ao sexo propriamente dito.

Em relação aos genes não serã bem assim,embora haja diferentes opinioões a respeito.
Os genes de um animal mais velho perdem em "vivacidade" mas ganham em "capacidade".
Uso as aspas porque é a minha interpretação do que ouço e vejo a respeito.

Não pode haver outra razão para não ser permitida a congelação do que algus interesses.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

grande joão...

#38 Mensagem por vitor_morgado » terça dez 05, 2006 7:43 pm

joão recebi um email, de comerciantes de sémen a dizer que a grande aposta era em garanhões jovens, e que todo o semen que tinham armazenado estava na bélgica, já que em portugal ainda não há regras de exportação para este tipo serviços...


Com esta falta de regras esta-se a permitir a estagnação de um serviço com grande expansão na europa...



Abraço do victor morgado

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#39 Mensagem por João dee Deus » terça dez 05, 2006 9:38 pm

Victor

Claro que a intenção é rentabilizar o garanhão o mais cedo possivel.

Mesmo quando e ainda se vive num mundo de potencialidades :wink:

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#40 Mensagem por luis pedro » quarta dez 06, 2006 7:52 am

Olá João,

É certo que ninguém o pode impedir de congelar sémen só que depois não consegue registar o cavalo como lusitano.

Quanto ao resto tem toda a razão... interessa a alguém.
Continuam a querer ser os melhores por serem os unicos.

Luis Pedro

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#41 Mensagem por Sentry » quarta dez 06, 2006 4:57 pm

Não sei se o banco de esperma a que se referem seja no Hospital Veterinário da Universidade de Évora. Penso que seja o unico sitio cá em Évora em que tenham condições para o fazerem.

Saudações

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

registo de um poldro através de semen congelado... PSL,claro

#42 Mensagem por vitor_morgado » domingo jan 28, 2007 4:21 pm

Luis pedro, depois de teres o teu poldro filho de um campeão, terás muitas preocupações com a sua saude e educação, e muitas vezes o registo é pouco importante... Ao registares o poldro eles nem precisam de saber desse pormenor (que para nós é uma mais valia) e se tiverem duvidas tirem-lhe uma crina e façam o exame de DNA. É tão simples, quanto isso... Ao quereres vender um filho de poldro já garanhão mostras ao potecial compredor o comprovativo da venda do sémen...se assim for o caso, claro!


Abraço do Vítor morgado

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#43 Mensagem por João dee Deus » domingo jan 28, 2007 5:07 pm

Victor

Essas analizes de DNA provam que determinado Cvavalo é filho de outro determinado cavalo por comoparação....ou prova que há possibilidades ou propensão para o ser.?

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

grande joão....

#44 Mensagem por vitor_morgado » domingo jan 28, 2007 8:30 pm

Amigo joão, relativamente à genética cavalar, o teste realizado, é muito semelhante ao dos humanos. como um teste de paternidade! é muito eficaz e preciso. estes testes provam efectivamente a paternidade sem grandes duvidas.

em relação aos métodos, sinceramente não estou por dentro do assunto, mas se ouver um veterinário por aí, resolvemos o "problema derivado da questão..." :wink:

abraço do vitor morgado

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#45 Mensagem por luis pedro » segunda jan 29, 2007 5:20 am

Olá Victor,

Feliz ou infelizmente não é assim tão simples, tem de estar resistado (no registo de cobrições) que aquele garanhão cobriu determinada égua, caso contrário não é aceite.

Luis Pedro

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”