Cólicas de Cavalos - Como evitar ou precaver?

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Trovao
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: quinta ago 24, 2006 10:31 pm
Localização: sintra

Cólicas de Cavalos - Como evitar ou precaver?

#1 Mensagem por Trovao » quinta fev 22, 2007 1:40 am

Boas Tardes,

Gostava de por uma questão sobre cólicas dos cavalos ultimamente tenho visto morrer alguns cavalos de colicas no picadeiro onde frequento pergunto a mim mesmo se nao havera algo para ser pelo menos evitado o meu cavalo tb esta nesse picadeiro portanto gostava que dessem a vossa opiniao por favor.
Obrigado

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#2 Mensagem por Rogers » quinta fev 22, 2007 2:01 am

oi!

Isso é muito preoucupante, vários cavalos morrerem é sinal que algo está muito mal.
O meu primeiro concelho é tira dai o teu cavalo o mais rapido possivel antes q ele seja o próximo.

Mas há que ver o pq da situação. Qual é a alimentação dos cavalos, tem acesso a agua fresca o dia todo? são alimentados a horas regulares, são trabalhados regularmente, sofren de situações de stress? Esão a campo ou em boxes? não estarão a comer algo que é toxico? Que tipo de cólicas têm? o que é que o vet disse?

Isso é um problema muito grave e é no interrese de todos os amantes de cavalos resolver, portanto por favor vai dando noticias.

Essa situação é muito raro, um cavalo morrer de cólica é muito triste e de vez em quando acontece, mas vários no mesmo local é muito estranho, algo está muito errado.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » quinta fev 22, 2007 2:06 am

Se isso está acontecer é porque algo está mesmo mal. Por isso está atento ao comportamento do teu cavalo, informa-te sobre o que fazer em caso de cólica e tem um contacto do vet à mão.

Para prevenir...

Deve ser assegurado que os cavalos recebem alimento de boa qualidade, em quantidaes suficiente (nem de mais nem de menos) e com regularidade pelo menos 3x ao dia e com feno ou palha sempre disponível.

O tipo de ração e qualidade da palha ou feno não deve ser mudada de repente, mas sim gradualmente.

As camas devem estar limpas e serem suficientes, alguns cavalos ficam com cólicas por não conseguirem urinar sem cama, especialmente os ruços.

Deve haver água limpa sempre disponível. Limpar e verificar regularmente os bebedouros.

Os cavalos devem ser trabalhados diariamente e com regularidade.

Em momentos de menor trabalho deve diminuir-se a quantidade da ração.

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#4 Mensagem por AnaE » quinta fev 22, 2007 2:07 am

LOLOLO.... :lol:

Rogers,

deve ter sido quase simultaneo.... como diz o povo "já não morremos hoje"!

Trovao
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: quinta ago 24, 2006 10:31 pm
Localização: sintra

#5 Mensagem por Trovao » quinta fev 22, 2007 2:13 am

bom quando disse varios cavalos foi talvez 4 em 3 anos estao em box sao trabalhados so ao fim de semana o meu e que e mais vezes a alimentaçao e dada a horas as 8hoo da manha e depois as 17h30 penso eu o feno e dado depois de almoço semprea horas tb a agua e fresca e de furo mas ate eu a bebo tb

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#6 Mensagem por AnaE » quinta fev 22, 2007 2:34 am

...realmente não parece um panorama muito animador!

Boa sorte!

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#7 Mensagem por Rogers » quinta fev 22, 2007 3:51 am

Continua a ser muito estranho, o que é que comem? Que ração é que é? Têm acesso livre á água?
Quando é que apanham cólicas? a seguir ao trabalho do fim de semana?
As boxes são feitas de q material, utilizam algum produto para as moscas ou outra coisa qualquer nas paredes?
Q altura de ano é que isto acontece em geral?

Desculpa estas prguntas todas, mas é para o bem estar dos nossos nobres amigos, talvez nós conseguimos ajudar, pois 4 cavalos em 3 anos é realmente muito.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#8 Mensagem por João dee Deus » quinta fev 22, 2007 4:11 am

Trovão

TENS DE TOMAR UMA ATITUDE PERANTE O RESPONSAVEL DESSE PICADEIRO E DIZER O NOME DELE AQUI NO FORUM.

Procura saber se o tratador é o mesmo nestes 4 anos e quem fica no lugar dele nas suas folgas....e se fica alguem....

SEGURAMENTE QUE É UM PROBLEMA DE ALIMENTAÇÃO

Situações dessas devem ser comunicadas entre os aficionados.

Espero que tenhas coragem de seguir o meu conselho.


Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#9 Mensagem por AnaE » quinta fev 22, 2007 4:16 am

atenção tb aos ratos?

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#10 Mensagem por luis pedro » quinta fev 22, 2007 5:22 am

Olá,

Como referiu a Ana, atenção aos ratos em especial no local onde armazenam a ração. Procura saber se existe o cuidado de usar apenas ração dentro da validade (por vezes as sacas " de baixo" ficam lá muito tempo e tornam-se óptimos ninhos de ratos), seria também útil saber as causas das cólicas que vitimaram os outros cavalos.

Luis Pedro

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

#11 Mensagem por areffoios » sábado fev 24, 2007 8:05 am

João de Deus,

Acho esse tom um bocado excessivo, ninguém aqui tem que apurar e crucificar o dito responsável pelo centro hipico! Só as vitimas, se é que ele é mesmo culpado...

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#12 Mensagem por Miguel Santos » domingo fev 25, 2007 6:13 am

Areffois,
Concordo com o nosso Amigo João de Deus, se fôr provado que as cólicas se devem a factores externos ao organismo/comportamento do cavalo essa realidade tem que ser denunciada.
Quando nós confiamos os nossos companheiros a um Centro Hípico ou a alguém, estamos a faze-lo porque queremos que eles sejam bem tratados e porque confiamos na entidade que gere essas instalações ou na pessoa que acolhe o cavalo! E que não sofram negligência - como já disse - os cavalos devem fazer parte da nossa vida... existe um fado do Nuno da Camara pereira que ilustra perfeitamente isso - CAVALO RUÇO.
Se alguém foi vitima dessa negligência não o deve esconder! Muito pelo contrário!

Todos sabemos que as cólicas podem ser provocadas por diversos factores, alguns que escapam a interferências humanas, porém se de facto a cólica for provocada por negligência e se essa negliência não for justificada e tiver historial, sem dúvida que deve ser denunciada e até processada.


Essa é a minha opinião...
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

André Antunes
Sela 01
Mensagens: 32
Registado: quarta jan 03, 2007 4:15 am
Localização: Lisboa

#13 Mensagem por André Antunes » segunda fev 26, 2007 3:57 am

4 cavalos em 3 anos... é muito estranho.

Mas para acusar alguém, é necessário provas mais concretas...

... mas se eu tivesse um cavalo num Centro Hipico com "tanto azar", já tinha tirado o meu cavalo de lá.

Responder

Voltar para “Veterinária”