Aguamento

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Alexandre
Sela 01
Mensagens: 29
Registado: quarta jun 06, 2007 6:57 am
Localização: Brasil

Aguamento

#1 Mensagem por Alexandre » sexta jul 13, 2007 6:05 am

Bom, um cavalo do meu tio está com aguamento e conversando com ele, ele me disse que o cavalo passa a maior parte do tempo deitado, sem poder comer muito,enfim o cavalo está muito debilitado.
Meu tio está muito chateado pois é um cavalo que ele gosta muito :cry: .
O que pode ter causado o aguamento? Muitos falam que por causa da umidade, mas eu fui pesquisar na net e não é bem isso.

Gostaria que vocês falassem um pouco sobre aguamento e se alguém ja teve esse problema no seu cavalo.

Abraços
Alexandre
“Nunca se desespere por causa de um dia ruim”

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#2 Mensagem por luis pedro » sexta jul 13, 2007 7:09 am

Olá Alexandre,

O águamento, laminite aguda, é uma inflamação no interior do casco que provoca a rotação da terceira falange, em casos não tratados ou tratados tardiamente, chega a perfurar a palma inutilizando definitivamente o cavalo.

Existem várias causas, nem todas perfeitamente definidas, no entanto uma mudança brusca do tipo de alimentação, o trabalho violento num cavalo habitualmente parado, ou o contrário, um cavalo de desporto (por exemplo) que repentinamente é deixado parado na box duas ou três semanas, etc.

Luis Pedro

Alexandre
Sela 01
Mensagens: 29
Registado: quarta jun 06, 2007 6:57 am
Localização: Brasil

#3 Mensagem por Alexandre » sexta jul 13, 2007 9:27 am

O que aconteceu foi que meu tio emprestou o cavalo para um amigo, e ele acha que esse cara exigiu muito do animal, causando o aguamento.
Mas pelo que ele me falou agora, o cavalo já está conseguindo andar.
“Nunca se desespere por causa de um dia ruim”

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

,

#4 Mensagem por João dee Deus » sexta jul 13, 2007 4:14 pm

Alex

Eu realmente não sei porque é que isso dos aguamentos não está ainda bem explicado uma vez que a sintomatologia já está denunciada pelos exemplos praticos,donde os remedios eficazes e rápidos poderiam aparecer caso já este problema tivesse sido merecedor de mais atenção por parte dos laboratorios investigadores.....digo eu...

Possivelmente por serem raros e a saída de medicamentos vendidos para os curar rapida e eficazmente, não justifique o investimento da investigação privada........mas e as faculdades pagas por nós..???...Já deviam ter adiantado alguma coisa na investigação.

Toda a gente sabe que nos águamentos o organismo expulsa liquidos sob uma pressão imensa nos cabos,que quando encontra a junsção da pele com o casco (coroa)"explode" primeiro em forma de um suor branco,e se for muita,até separa o casco da estrutura ossea interna do casco.(falanges)

Portanto é nos extremos dos cabos que isto acontece E SÓ AÍ.......

As causas mais vulgares tambem já são conhecidas,e quanto a mim há um desequilibrio do que está a ser habitual em cada cavalo,no binomio TRABALHO/ALIMENTAÇÃO....ou melhor....entrada de energia e consumo da mesma......tudo isto catalizado por um possivel e porlongado descanso ou inatividade....

Como eu digo no "isto dos cavalos",eles são bichos que apreciam, e beneficiam com a regularidade no tratamento e uso feita pelo homem.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#5 Mensagem por AnaE » sexta jul 13, 2007 7:56 pm

Alexandre,

o aguamento é uma situação complicada e se o cavalo está tão debilitado como dizes há que ver se não resultaram alterações no casco que podem obrigar a ferrações especiais no futuro para assegurar que ele volta a poder a ser trabalhado em segurança e conforto.

Felicidade e as melhoras!

Alexandre
Sela 01
Mensagens: 29
Registado: quarta jun 06, 2007 6:57 am
Localização: Brasil

#6 Mensagem por Alexandre » sábado jul 14, 2007 3:47 am

Obrigado a todos pelas respostas.

Ana,

O cavala já está com uma ferração especial. Meu tio me explicou, mas não entendi muito bem. O ferrador preparou algo para os cascos e faz com que ele consiga andar normalmente. Mas o cavalo não está podendo comer muito, pois ele não pode ficar muito pesado.
“Nunca se desespere por causa de um dia ruim”

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#7 Mensagem por Rogers » sábado jul 14, 2007 6:29 pm

Bom dia!

Sr. João em relação aos estudos feitos há imensos, só que devido á complicação da situação é muito complicado o que acontece no "aguamento" é que há uma inflamação dentro do casco, caaso seja apanhado nesta fase basta uma boa ferração e medicação que o cavalo dentro de pouco tempo recupera 100%; mas depois de ocorreu a inflamação as lamelas, que é o tecido vivo que "cola" o casco á falange começa a morrer deixando de dar suporte á falange e o tendão flexor perfundo fica inflamado puxando a falange para trás e com isto surge a rotação da falange; agora devido ao elevado peso do animal a falange começa a afundar como este já n tem o suporte que segura o ao casco, com este afundamento começa a haver uma enorme pressão na coroa que causa por sua vez o descolamento do casco; mas antes a falange perfura a sola do casco.
Agora é muito complicado tratar isto devido ao facto que cada cavalo é um caso e o numero elevado de problemas que ocorrem ao mesmo tempo é muito dificil ajudar numa coisa sem piorar a outra e tem que haver um balanço equilibrado entre as coisas e um controlo rigorosa com veterinário e ferrador. Esta situação é extremamente doloroso para o cavalo podendo levar á morte; mas devido aos estudos feitos já há uma % muito mais elevado de salvar o animal; mesmo depois da falange ter furado a sola; eu própria já vi vários casos de cavalos recuperados depois de terem furado; mas sai muito caro devido ao elevado custo dos medicamentos e ferrações. Espero que me consigui expressar bem; mas se n, podem perguntar que eu tento explicar de outro modo.

Mais uma coisa o corrimento que o Sr. João falou é pus que vem da inflamação e infecção da morte dos tecidos vivos de dentro do casco.

Bji
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#8 Mensagem por João dee Deus » domingo jul 15, 2007 5:38 pm

Rogers

Esse processo é exatamente como dizes mas como processo que é,demora tempo....

Os praticos de antigamente,costumavam simplesmente "dar saída" àquele puz rompendo com uma faca a coroa o que evitava a descida do puz para o interior dos casco onde como dizes descola a muralha e até pode perfurar a sola.

Ao que eu me refiro é que ainda não existe um medicamento que aplicado logo no inicio do processo,faça com que esse corrimento seja absorvido pelo organismo (tecnica usual nestes casos de acumulação de liquidos indesejaveis dentro do organismo) e substitua aquela "purga" de que falei antes e acho que ainda se faz.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#9 Mensagem por Rogers » domingo jul 15, 2007 11:59 pm

o corrimento é formado dentro do casco!! portanto não há descida! este corrimento não pode ser absorvido pelo organismo pois é o organismo que está a tentar espulsá-lo como acontece com qualquer infecção; este corrimento são células brancas que involvem as bactérias e o corpo tem que purgir; nos primeiros dias não é necessário faze-lo mas em casos um pouco mais avançados é feito uma janela na muralha do casco para libertar a pressão causado por esse corrimento e dando uma saída ao corrimento para este não subir e sair pela coroa; pois isso em casos não tratos acontece pois como o casco é duro o corrimento não consegue sair, logo vai subindo até encontrar um tecido mais mole por onde consegue sair, A Coroa; mas esta situação não acontece só em situações de aguamente, pode acontece exactamente o mesmo com um abcesso não tratado.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Responder

Voltar para “Veterinária”