Cavalos em fim de carreira

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
anasabreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 65
Registado: quinta mar 23, 2006 8:25 pm
Localização: Santarém - Várzea
Contacto:

Cavalos em fim de carreira

#1 Mensagem por anasabreu » quarta jun 21, 2006 10:27 pm

Olá a todos,

Gostava de pedir a vossa opinião e experiência em relação ao que é feito aos cavalos em fim de carreira desportiva no nosso país...


Ana Abreu

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#2 Mensagem por AnaE » quinta jun 22, 2006 1:25 am

Olá Ana.

É um problema relevante para quem tem cavalos que já aqui foi abordado no fórum, pelo que na 2.ª página dos “Diversos” podes encontrar um tópico chamado “A 3ª idade nos cavalos”.

Em termos nacionais não se pode esperar grande coisa para a sua reforma, havendo excepções, mas pelo que tenho visto a maioria dos cavalos velhos é abandonado no campo ou fechado numa boxe dum centro hípico, abatido, vendido para carne, ou acaba como cavalo de aulas num centro hípico enquanto for lucrativo, só uma minoria terá uma reforma digna dos seus tempos de atleta. Os garanhões bem pontuados com uma boa carreira desportiva terão eventualmente uma vida mais longa e melhor, enquanto derem rendimento como reprodutores.

anasabreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 65
Registado: quinta mar 23, 2006 8:25 pm
Localização: Santarém - Várzea
Contacto:

#3 Mensagem por anasabreu » quinta jun 22, 2006 2:50 am

Pois... tens razão! Já tinha lido o tópico há algum tempo, passou-me!

Será que não se faz por cá o que vejo no estrangeiro? Por exemplo, acabei de receber em minha casa um cavalo de 12 anos, que em tempos foi um óptimo cavalo de competição, que me foi dado pelos anteriores donos porque por problemas de artrites já não pode competir. Agora está a campo, vai dar uns passeios de vez em quando e está a gozar o resto da sua vida em paz ao mesmo tempo que eu vejo um sonho realizado...

Deve existir por esses país fora muita gente que não consegue comprar um cavalo mas que até tem espaço para ele (porque ter um cavalo em casa não sai tão caro quanto se pensa) e podiam transformar-se muitos finais tristes em finais felizes...

Ana A.

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#4 Mensagem por Rogers » sábado jun 24, 2006 5:10 am

Boa noite!

Tenho vários cavalos reformados na minha quinta a campo. Quem gosta realmente do cavalo pode arranjar um picadeiro,amigo ou um quinta que aceite ter o cavalo a campo por um preço resoavel.

Peço desculpa por não concurdar com a frase de ter um cavalo em casa não sai assim tão caro, mas isso depende de muito coisa, um cavalo reformado ou semi-reformado sai mais caro que ter um cavalo jovem e saudável a não ser que vai ingnorar os problemas e os cuidados que estes necessitam e merecem. Tudo bem que a ração e palha não sai muito caro e se puder estar a campo ainda melhor para o cavalo, mas um cavalo com idade ou reformado por lesão precisa de cuidados especiais seja de alimentação, ferração, dentição ou cuidados veterinários. Não se pode ingnorar isto só porque o cavalo está reformado e já não tem utilidade. Um cavalo reformado merece tudo do melhor. E o que acontece neste país e em muitos outros as pessoas pensam assim e levam um caso desses para a frente depois o cavalo começa a ter problemas e os donos não têm dinheiro para o tratar devidamente e acabam por causar desconforto, mal-estar e dor ao cavalo e nada podem fazer para o ajudar por falta de meios económicos.
Antes de ter um cavalo façam muito bem as contas porque é caro ter um cavalo e é um responsabilidade muito grande.

Peço desculpa pelo desabafo, mas já vi isto a acontecer tantas vezes que raras vezes são aquelas que digo a uma pessoa 'sim, compra um cavalo, depois vais desenrrascando'

Jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

caruguinha
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: quinta ago 11, 2005 3:39 pm
Localização: Braga

#5 Mensagem por caruguinha » domingo jun 25, 2006 8:42 am

pois, realment a ideia que eu tinha era a de que fica muito caro ter um cavalo, seja de que forma for! Mesmo se o cavalo estiver numa propriedade nossa há todos os cuidados, básicos mas dispendiosos que se tem de ter, médicos e de bem-estar, quase como se fosse mais um membro da família, nao?

Só para ter uma ideia mais clara, podem indicar-m 1 valor médio para sustentar um cavalo em casa, com bem-estar mas sem muitos luxos?

fiquem bem

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#6 Mensagem por Rogers » segunda jun 26, 2006 4:53 am

boa tarde!

É bom saber que alguém tem essa noção.
vou fazer o melhor que posso.
Um cavalo sem nenhum problema, de 10 anos, peso regular e saudável:

Ração: 50 Euros /mes
Feno:30 Euros/mes
Cama muito relativo, mas o mais barato, com o cavalo a campo de dia 10 Euros (melhor para ti e para o cavalo estar sempre a campo com um abrigo)
Ferração: 60 Euros de 7 em 7 semanas.
Desparasitação: 20 Euros de 3 em 3 meses
Vacinação: 30 Euros + deslocação de veterinário de 6 em 6 meses
dentista: 60 Euros/ano

Estas são as despesas que terás sempre. As quatro ultimas despesas podem ser descutiveis dependendo para o quê deseija o cavalo, mas por outro lado a ferração pode ser mais despendiosa e se o cavalo tem alguma deformação dentária terá que ser visto de 6 em 6 meses.
Mais importante temos que ter a noção que se o cavalo necessitar de um veterinário temos que ter a possibilidade financeira de o chamar, da mesma maneira que se o mesmo necessitar temos que acresentar suplementos ou medicamentos na ração que normalmente são caros.
É tudo bom equanto o cavalo está 100 porcento, mas temos que estar prevenidos para quando corre mal, que pode nunca acontecer ou acontecer muito pouco, mas...

Jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

anasabreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 65
Registado: quinta mar 23, 2006 8:25 pm
Localização: Santarém - Várzea
Contacto:

#7 Mensagem por anasabreu » terça jun 27, 2006 5:55 pm

Concordo com tudo isso... mas é muito menos dispendioso do que o ter a penso! :D

Além disso, os preços variam muito consoante a zona do país. Quem quer viver nas grandes cidades ou lá perto vai pagar mais caro por tudo de certezinha :wink:

Um cavalo de lazer a campo não vai comer tanto quanto um cavalo que trabalhe todos os dias... nem vai gastar tanta cama porque prefere andar pelo campo a aparar a erva!

Os cuidados veterinários mantêm-se, claro!

E eu mantenho a minha opinião! :lol:

cumprimentos

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#8 Mensagem por pedro oliveira » quinta jul 06, 2006 2:53 am

peço desculpa li o post anterior mas uma ferração não é 60 euros...pelo menos na minha zona não.é cerca de 35 euros

saudações
só quero aprender...mais e mais

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#9 Mensagem por AnaE » quinta jul 06, 2006 4:49 pm

...pelo menos na minha zona não.é cerca de 35 euros[/code]
... ainda bem para si! Pois deve ser uma raridade encontrar um ferrador que leve menos de 55/60€

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#10 Mensagem por pedro oliveira » quinta jul 06, 2006 5:05 pm

pelos vistos por aqui temos sorte...

não faltam terrenos para os cavalos passearem, e entre os ferradores que cunheço a exercer nesta zona que são cerca de tres os preços variam entre 30 a 35 euros...

este aparte apenas para comparação

saudações
só quero aprender...mais e mais

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#11 Mensagem por balza » quinta jul 06, 2006 5:25 pm

Aqui na zona (norte) uma ferração não passa dos 30-35€ :) e os 35 já é mais para aqueles casos especiais tipo talonetes e afins :)

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#12 Mensagem por pedro oliveira » quinta jul 06, 2006 6:20 pm

exato. sou de sta maria da feira e você balza??
só quero aprender...mais e mais

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#13 Mensagem por balza » quinta jul 06, 2006 10:45 pm

Você?:S Bahh Você não que fico muito velha eheheh ;)

Guimarães :)

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#14 Mensagem por pedro oliveira » sexta jul 07, 2006 1:36 am

peço desculpa...mas é por uma questao de educação...
só quero aprender...mais e mais

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#15 Mensagem por horse_lover » sexta jul 07, 2006 5:04 am

pedro oliveira Escreveu:peço desculpa...mas é por uma questao de educação...
aqui somos todos amigos... :D mesmo quando ninguém se conhece, caminhamos com os mesmos objectivos... :wink: e pertencemos todos ao mundo dos cavalos...de uma maneira ou de outra... :roll:
Ana Patrícia
Imagem

Responder

Voltar para “Diversos”