colocação da cabeça

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Mensagem
Autor
mig_abreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 55
Registado: quinta jul 06, 2006 11:54 pm
Localização: NORTE

colocação da cabeça

#1 Mensagem por mig_abreu » sexta jul 07, 2006 12:12 am

Boa tarde,

Tenho um cavalo de 5 anos, que tem a mania de andar sempre com a cabeça toda para a frente. Ele tem a equitação básica, não é de ensino, mas gostaria que ele andasse com a cabeça mais bem colocada até porque me disseram que assim ele não trabalha os musculos correctos. Também me sugeriram a utilização de um gogue :?: que eu nao sei bem o que é. Há uns tempos atrás utilizei elasticos, não será que serve para ajudar também? qual será a melhor opção?

Obrigado

Miguel

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Chanfre na vertical

#2 Mensagem por cervantes » sexta jul 07, 2006 7:06 am

Caro Miguel,

Nem sei bem por onde começar para o ajudar, mas penso que o melhor é pelo principio! :)
Estamos a falar de DOIS problemas de Ensino, do Cavalo e do seu Cavaleiro.
Gostava de lhe poder indicar alguma bibliografia que o ajudasse nesta tarefa, mas a mais "simples" que conheço é capaz de ser demasiado "pesada" para o meu amigo, pois pelo que leio nas entrelinhas do seu post o meu amigo é um "self horse-made-man", ou seja, comprou um cavalo e agora... para diante!
Como não acredito na "Equitação Virtual e por Correspondência", aqui vai:

O primeiro passo que deve dar ja que é proprietario de um Cavalo é procurar na sua localidade um Monitor de Equitação que o ajude neste assunto. Depois seguir os seus conselhos e começar a "crescer" na Equitação, tendo a certeza que quanto melhor o Miguel for como cavaleiro, melhor sera o seu cavalo. Num "nadinha" ja este andara com o chanfre perto da vertical como o meu caro amigo gostaria.
Quanto à utilização dos aparelhos que referiu: Gogue, elasticos, redeas alemãs, aparelhos pessoa, etc..., devem ser utilizados apenas com supervisão e acompanhamento de um profissional (novamente o monitor de equitação), pois a sua utilização incorrecta NÃO AJUDA, APENAS ESTRAGA OS CAVALOS!!!!!! :!:


Cumprimentos TRECeiros

Virgilio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ca

#3 Mensagem por João dee Deus » sexta jul 07, 2006 7:33 am

Miguel

Antes de mais bem vindo.
Era interessante por motivos unicamente de curiosidade,saber como as pessoas chegam ao nosso forum.
Eu, tropecei nele e fiquei.

Vou responder-te no Tópico MARIALVAS---Escola de Equitação Virtual.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Escola de Equitação Virtual

#4 Mensagem por cervantes » sexta jul 07, 2006 8:18 am

Amigo João e demais Foristas,

Tenho, por afazeres varios, andado longe deste forum, razão pela qual nem sequer reparei que o meu amigo João tinha inaugurado neste espaço uma "Escola Virtual".
O meu comentario do post anterior quanto às "Escolas Virtuais e por correspondência" não tem portanto nada a ver... :oops:

O meu conselho ao Miguel e a todos aqueles na sua situação é sempre o mesmo: PROCUREM ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL, pois por muita literatura virtual ou não, é NECESSARIO MONTAR, desenvolver o chamado TACTO EQUESTRE e desde logo, ainda para mais quando a montada é nossa propriedade. Aqui, na Equitação, venha quem vier... so mesmo montando! :)

A escrita produzida por outros, Mestres que o sejam, de nada vale se no dia a dia não tivermos quem nos guie nestas descobertas. Para isso se formam os profissionais e so através deles se consegue a tal "colocação"... Aqui os "Porquês" também contam, o cavalo não anda com o chanfre proximo da vertical porque é mais bonito, mas sim, porque se torna mais funcional em termos bio-mecânicos, mas este chanfre na vertical ou proximo desta deve ser resultado de um trabalho ginastico que involve algum conhecimento de quem o procura. Não sera com toda a certeza alguém sem os conhecimentos gerais de equitação acompanhados (por muitos livros que leia e sites que visite) que o vai conseguir...

DIGO EU...!

Cumprimentos TRECeiros


Virgilio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

escola

#5 Mensagem por João dee Deus » sexta jul 07, 2006 8:36 am

Amigo Cervantes

Quando "afixei" o meu post não tinha visto ainda o seu,portanto não há ligação nenhuma.

Estamos todos à vontade e estas coisas dos Cavalos são mais abranjentes do que podem parecer.
Como sabe sou um auto-didata e se digo alguma coisa já vista e às vezes revista,é porque cheguei à mesma conclusão.O que me agrada imenso..
Nisto dos Cavalos como nunca tive pressa nem contas a prestar a ninguém,fui "tirando umas pelas outras",como dizia um amigo antigo,porque está tudo ligado.Temos é que desenrolar a meada,e para isso é preciso um bom par de olhos e de raciocínio.
Penso sempre que o meu interlecutor aqui na net merece todo o meu esforço porque se pergunta quer saber,e na volta pode ser um futuro mestre que "de uma pequena elação tira uma grande lição".
Não tenho tanta confiança nos Monitores como o meu amigo.Pelo que tenho visto deles,.....digo eu.....

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#6 Mensagem por ANA. » segunda jul 10, 2006 8:13 am

Cervantes,

eu venho aqui só para lhe dizer que a opinião do João de Deus coincide com a que formei pela minha experiência. Um "professor" encartado prejudicou gravemente as costas de um cavalo que eu tive porque o obrigou a colocar-se para a fotografia à força. Com muita esporadela e safanões na boca o pobre do bicho enrolava o pescoço e se eu lhe mostrasse uma fotografia veria como o chanfro estava direitinho. Montado era uma estampa, até já estava nos planos do professor ir passeá-lo à Golegã!
O dorso é que ficou arruinado... mas isso, está claro passou a ser apenas um problema meu e do cavalo.
Se pudessemos confiar cegamente nos profissionais "encartados" era maravilhoso, mas não podemos.
Eu nunca mais consigo esquecer esta história.

Oscar Simoes
Sela 01
Mensagens: 30
Registado: domingo jan 25, 2004 5:20 pm
Localização: MALVEIRA

#7 Mensagem por Oscar Simoes » segunda jul 10, 2006 6:37 pm

ola :)

Em todas as profissoes existem bons e maus profissionais, acho que nao se pode generalizar. Ha concerteza bons equitadores em que se pode confiar, eu confio a 100% na "minha" professora.

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#8 Mensagem por AnaE » segunda jul 10, 2006 6:39 pm

Olá a todos!

Não vou dar nenhuma sugestão sobre colocação, embora já tenha passado da fase em que achava que a colocação era uma "posição da cabeça do cavalo" :shock: ... infelizmente depois de alguns anos a montar com um equitador credenciado é que vim a perceber isso por conta própria através de leituras e até das conversas virtuais... o tal monitor numca me soube explicar isso, secalhar não convinha...

O tal monitor para ajudar á tal colocação da cabeça fez-me montar aos a fio de freio e bridão "á portuguesa"... agora monto com um bridão simples... e o efeito é melhor e sem calos nas mãos!

Também queria lembrar que por vezes os cavalos têm problemas fisicos que dificultam a obtenção da descontracção no trabalho que possibilita a colocação... problemas de dentes... de ossos... de falta de forma fisica... o equipamento que não está em boas condições ou não está á medida e magoa... etc... etc... etc...

Hoje já não fica tão caro chamar um veterinário, um osteopata ou um dentista que verifique se há algum problema com o nosso cavalo... e as diferenças notam-se no seu comportamento e atitude no trabalho... mesmo que seja só uma "equitação de lazer".

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#9 Mensagem por Sentry » terça jul 18, 2006 10:28 pm

Eu bem que ando a tentar com uma egua que dá demasiadas bicadas, agora ja nao da, mas ando de qualquer maneira a tentar que ela fique colocada... É preciso ter alguma experiencia...coisa que eu ainda nao tenho em 2 meses...mas já vou fazendo alguma coisa! :D

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#10 Mensagem por luis pedro » quarta jul 19, 2006 4:11 am

Olá Sentry,
Se montas só há dois meses devias preocupar-te essencialmente com a tua COLOCAÇÃO EM SELA pois tens de estar bem ligado ao movimento, capaz de manter as mãos perfeitamente independentes dos movimentos do corpo e perfeitamente quietas em relação á boca do cavalo, é absolutamente necessário que sejas capaz de controlar o ritmo, a velocidade, a direcção e a encurvação do teu cavalo para que o consigas "encostar á mão" que é a primeira etapa para vir a obter o cavalo na mão ou seja colocado.

Luis Pedro

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#11 Mensagem por Sentry » quarta jul 19, 2006 4:53 am

Sim mas isso já eu faço. Um exercicio que costumo fazer é galopar sem estribos para poder ter equilibrio, e é um exercicio que me dá bastante gosto em fazer :D Com um instrutor excelente e o sr MMateus tambem a ajudarem-me, senão aprendesse depressa seria muito dificil vir a aprender.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#12 Mensagem por luis pedro » quarta jul 19, 2006 5:03 am

Olá,
Ainda bem que consegues aprender tão depressa, eu ainda hoje tenho dificuldades com o equilibrio, nem sempre consigo pesar no estribo que quero, outras vezes atraso-me, outras antecipo-me, etc, etc. Os anos de prática vão-me ajudando é a dar por isso, e assim tenho esperança que um dia venha a conseguir.

Luis Pedro

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#13 Mensagem por Sentry » quarta jul 19, 2006 5:32 am

Claro que irás conseguir. ;) O meu instrutor disseme que eu aprendi depressa porque montei diversos cavalos e que já caí 3 vezes, e nessas 3 vezes foram erros bons que deram para entender que nao irei voltar a repetir. E por piada o instrutor disse que cada uma das vezes que cai, cada uma equivaleu a 4 meses de instruçao. LOOOL

Cumprimentos.

Luis Carlos

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cavleiro

#14 Mensagem por João dee Deus » quarta jul 19, 2006 5:58 am

Luis Carlos

Já me chegou aos ouvidos que tens potencialidades para vir a ser um bom cavaleiro.

Tens é de ter calma dentro da urgencia que sentes em aprender.

Devagar e passo certo,para teres tempo de ver as coisas "por dentro" e perceberes as ajudas que dás aos Cavalos,podendo melhorá-las com o teu poder de associação.

Há ajudas que têm a duração de breves momentos e uma altura certa para começar.
Uma vez um amigo meu que era baterista no conjunto onde eu tocava,disse-me depois de me ouvir falar das ajudas na monte,que era parecido com o tocar bateria porque tinham de se fazer muitas coisas simultaneamente em vários sítios e no tempo certo sob o risco de desafinar.
A malta riu toda deste comentário menos eu.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#15 Mensagem por Sentry » quarta jul 19, 2006 6:08 am

Imagino quem terá sido... :roll: :lol: :lol: :lol:
É uma grande honra receber um comentário dessa amplitude e ainda por cima vindo de quem o mandou :D

Sim eu de certo modo tenho uma grande vontade de aprender....E alguma pressa que talvez em certos casos nao seja a melhor...Tenho feito no centro de tudo um pouco: Volteio, Saltos de Obstaculos e alguns exercicios de Ensino. Tudo isto me entusiasma para aprender muito mais.

Esse caso da bateria é bastante cómico e é verdade. :D

Cumprimentos.

Responder

Voltar para “Ensino”