Rita
Depois do que já foi dito e respondido,acerca do teu lagarteiro

,tens realmente aí um problema de difícil solução,ou atenuamento.
Os Cavalos quando são castrados com anestesia,só se apercebem disso no próximo encontro com um égua,em que ele inicialmente reage como antes,mas depois resume-se à sua nova situação.
Se não há nenhum problema de visão,e isso vê-se ao escuro e com uma vela acesa,se também não é pelo peso do cavaleiro,deve ser um problema da "cabêça".
Diz-se que um Cavalo com problemas desse tipo,pode ter problemas genéticos,como a consanguinuidade.
Nesta zona,era costume haver um Cavalo "do Estado",como era chamado,para cobrir as éguas daqui da região.Embora mudassem de Cavalo todos os anos,não havia registos, e o que aconteceu foi começarem a aparecer Cavalos difíceis,filhos do cruzamento do Pai com filhas e netas,dele,além de filhos de irmãos,tudo em nome do "apuramento ".
Para saber se o Lagareiro se enquadra nisto,tens de saber as origens dele.
Também pode ser um problema de "pulso".Desculpa mas acontece.Há Cavalos oportunistas,que tiram partido do
"amor pelos Cavalos sem firmeza".
Os "técnicos " de tirar manias aos Cavalos estão a safar-se com essas pessoas.
Não podemos confundir as coisas.Ninguém gosta mais destes animais do que eu,mas quando penso que é necessário,tenho de ser firme,seja lá isso o que for.
Por vezes,ao terem um problema fisico,e estarem contrariados,inventam tudo o que podem para fazer feios,e como sabem que o resultado é o cavaleiro intimidar-se e desistir,pronto,vão por aí.
Seria preciso um estudo porlongado,especialmente em liberdade,para saber que lugar hierárquico,é que ele iria conseguir na manada.É aqui que eles se "desmascaram", e nos dizem qunato manhosos podem ser.
Podia continuar com possíveis razões,que são muitas,e mais aquelas que eunão sei
Continuo a dizer que se só podes ter um Cavalo,é melhor que seja o que te convém mais.
Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...