Vou-te transmitir a minha experiência pessoal:
Eu, como tu, sou aluna de escola, que monta os "cavalos da escola". Não sou eu que escolho quem monto, apenas monto quem me mandam montar.
Desde que estou naquele centro hípico já montei cerca de 4 cavalos diferentes. Um deles (o segundo que eu montei) ficou 'cá dentro' (se é que me entendes). Desde aí quase sempre a montei... (salvo raras excpções). A verdade é que ela era uma égua muito difícil de por a saltar, pois borregava ou negava quase todos os saltos. Eu era das poucas pessoas que a punha a saltar. Lembro-me de uma vez, que depois de borregar a um, negar outro, e outro, e outro... Eu disse calmamente..."Vá ruça...temos que conseguir!" pu-la a galope...e quando ela se começou a acelerar (pois ficava nervosa) disse: "vá, calminha..."... A verdade é que um pouco antes de chegar ao obstáculo, ela acalmou... pelo que, antes de xegar à vara de entrada só disse: "vá...vamos tentar, vamos conseguir...e Hop!"
Foi o melhor salto que fiz com ela até ao momento...

Por isso...a ligação que tens com um cavalo não tem que ser igual para todos...(e vice-versa)
Sempre, antes de a tirar da box falo imenso com ela, dou-lhe festas (atrás das orelhas - ela gosta tanto que até inclina a cabeça). Por vezes dou-lhe um pacotinho de açúcare depois de ter tado com ela...nas calmas...na boa...Tiro-a da box e começa o periodo de limpeza e aparelhar.
Mesmo quando monto outros cavalos vou ter com ela, e faço a mesma coisa...festinhas...mimo! Para cavalos que recebem pouco...vale MUITO!
Espero ter ajudado...com a minha pequena experiência pessoal!