Luis
Daí eu terminar com a observação de ser ou não preciso.
Mas há casos e casos e como já disse atrás estes aparelhos dão-nos uma gama infinita de aplicações em que temos de por a nossa cabeça a funcionar.
Como já disse o ferro do cavalo,ou seja a boca, é o ponto móvel do cavalo,que ao ser "manipulado" coloca a cabeça e pescoço como queremos e é conveniente para o tipo de ensino em questão.
Neste caso seria apenas para o cavalo continuar a sentir um "apoio"ligeiro mesmo depois de ceder à fixa.
Mas estes exercicios teem de ser feitos com a cabeça para lá da vertical para depois ao montar se rectificarem as coisas com apoio extra para então ir à vertival de chanfro.
saudações Marialvas
Trabalhar um cavalo à guia
Moderador: Filipe Graciosa
-
- Mestre de Equitação
- Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...
Pois... acho que começo a entender essa ideia... mas parece-me que bem regulado um gogue elastico terá uma acção mais suave e igualmente eficaz comparativamente às rédeas fixas. Mas isto é só o que me parece... na realidade não tenho experiência para comparar uma com a outra. Nem tenho preconceitos com nenhuma delas... o que me interessa é perceber em que situações uma será mais indicada que a outra e qual é efectivamente a sua acção.
Quanto á falta de impulsão... em principio quem está a passar ao cavalo á guia devia saber manter ou incentivar a impulsão no cavalo.
Quanto á falta de impulsão... em principio quem está a passar ao cavalo á guia devia saber manter ou incentivar a impulsão no cavalo.

-
- Mestre de Equitação
.
AnaE
Não há que comparar uma com a outra pois são para fins semelhantes mas diferentes.
O Cavalo tem de apoiar-se no ferro, de molde a encarpar, com a impulsão dada pelos posteriores.
Uma das dificuldades está em não provocar o abaixamento da frente o que é o contrário do pretendido...para ensino.
Não há que comparar uma com a outra pois são para fins semelhantes mas diferentes.
O Cavalo tem de apoiar-se no ferro, de molde a encarpar, com a impulsão dada pelos posteriores.
Uma das dificuldades está em não provocar o abaixamento da frente o que é o contrário do pretendido...para ensino.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...
Retiro o que disse... efectivamente não são comparáveis... servem para coisas diferentes.mas parece-me que bem regulado um gogue elastico terá uma acção mais suave e igualmente eficaz comparativamente às rédeas fixas.
parece-me que simplesmente que nenhuma destas coisas se consegue comparar com a acção da mão, mas terão alguma utilidade para trabalhar a musculatura do cavalo livre do peso do cavaleiro... para que ele depois as possa solicitar montado.
mas estar a falar destas coisas em teoria... tb não dá grande resultado.

-
- Mestre de Equitação
.
E acima de tudo poupa as costras ao cavaleiro