Boa Tarde Rui,
O problema da minhe égua é que na minha opinião e na do tratador, antes de ela vir para mim, deve ter sido muito mal, tratada.
Ela é um animal lindissimo, não tem papeís mas tem traços de lusitano, tem um pouco de albino embora não seja a 100%, mas por ter os olhos azuis, já me disseram que ela não consegue ver direito devido ao sol que lhe diminui a capacidade ocular, daí ser tão desconfiada, creio eu e ter tanta sensibilidade ao que a rodeia.
Quando a comprei, pedi ao tratador do clube onde ando, que me arranjasse um cavalo lusitano, por eu os achar lindissimos, ela foi o primeiro cavalo que vi, só que ele fez tanta pressão, que tinha menos de um dia para decidir se ficava ou não com ela.
Quando a vi, ela estava muito nervosa, e nem sequer deu para montar porque ela não estava convenientemente domada, mas adorei os olhos dela e a postura, apesar de ter sentido um bocado de medo dela, porque para mim eu não ia ter mão nela.
O problema é que nem deu para ver como ela reagia com sela, nem a ser limpa, foi tudo feito em um quarto de hora e fui logo pressionada a escolher o que fazer porque pelo tratador, se não desse logo a resposta, ela partiria para o estrangeiro.
Sobre o comprotamento dela, ele disse que bastava a por no clube um mês ou dois e deixá-lo treiná-la que ela ficaria mansinha.
Afinal, foram precisos mais de 6 meses para ela se deixar montar por mim, e ainda hoje não se deixar ferrar; não aguenta o barulho dos sprays; para dar o banho, tem de ter lá algúém porque de vez em quando ela assusta-se e foge.
No meu ver, não há nada que não tenha sido feito, mas quando a comprei ela já tinha mais ou menos e pelo que o tratador disse 7 anos, para mim ela tinha uns 10, mas nunca foi maltratada por nós, e se estiver no clube, estando o tratador perto ela não faz muitas asneiras.
Só que em Dezembro, tentamos fazer uma saida com outros cavalos na rua, quando ela sentiu os outros cavalos a chegar (cavalos que não costumam estar no clube) começou a enervar-se e quase me atropelou.
Quase que fez cair o arreio, quando ainda no dia anterior tinha sido montada, e tinha-se deixado aparelhar; e na hora de a tirar do patio, não deixou, e nem pessoal com muito mais experiência do que eu a conseguiram fazer avançar, ela pegou e retrocedeu até ao box dela.
Não se deixou tratar. Depois o tratador disse que era normal, que ela precisava ser domada mais algum tempo, eu sei o que é que ele quer, então andei quase um ano a pagar para ele a domar, e ele sabia que o que eu queria era trazé-la para casa e andar na rua com ela, e só passado dois anos é que se preocupa que ela não se deixe tirar fora do clube, é que quando se pos um carro no clube, e quando ela ouviu o motor a trabalhar, a pobre égua desatou a fugir, podendo magoar alguém.
É assim eu gosto muito da minha égua, mas acho que ela é um animal que foi mal domado, e não é com a idade que ela tem que vamos conseguir mudá-la embora, e apesar de tudo ela tenha mudado muito, mas não deixa de ser uma bomba-relógio que a qualquer momento pode explodir.
Eu sei que são cavalos e que têm vontade própria, mas pelos cavalos que já montei e pelos que vejo dos outros, e que deixam que se faça tudo e mais alguma coisa, tenho pena de não ter um assim.
Com a compra da minha égua, aprendi que não se deve de comprar à pressão, e que quando alguém nos tenta vender um cavalo, e que não nos dá o tempo de o conhecer então é porque tem alguma coisa a esconder, e para mim não dá.
O cavalo cruzado que vi, é realmente muito caro, mas pelo menos tenho de louvar uma atitude que o criador teve e que poucos têm, apesar do preço hiper-puchado, o trato era eu passar lá uma semana e ver como me dava com o cavalo, e , se realmente me desse com ele é que se falaria na compra, é assim, apesar de ele ter lançado a escada muito alto, teve uma atitude que o treinador do meu clube não teve quando comprei a égua, querendo ainda tirar-me dinheiro quando sabe que a pobre égua, é assustada também se calhar por ter os olhos claros mas também dos maus tratos que levou antes de vir para mim.
Pelo menos deveria de ser honesto comigo, eu acho porque dizer-me que os outros cavalos do clube teriam reagido da mesma maneira, quando eu sei que eles saem juntos muitas vezes e até vão a concursos, isto é querer tapar o sol com a peneira.
Tenho imensa pena de a minha égua não ser mais segura, e tentei muitas vezes mudá-la e fazer com que ganhasse confiança, mas na minha opinião, por já ter a idade que tem, não deve de ser fácil conseguir essa mudança, apesar de desde que está comigo, não ter mais sido maltratada, mas sim pelo contrário.
Acho sinceramente que quem maltrata os cavalos deveria de ser punido fortemente, porque andam aí pessoas que só têm cavalos para dizer que têm e nem sequer tratam deles correctamente, depois, estragam animais fantásticos.
É como aqueles que vemos na Golegã, deveria de ser proibido deixarem aquelas pessoas fazerem o circo que fazem, quando nem sequer sabem montá-los e mimá-los, e só sabem bater-lhes e maltratá-los. É vergonhoso nos tempos de hoje, ainda se verem situações desse gênero.
Enfim, acredito plenamente nos conselhos que me têm sido dados, relendo cada mensagem que me têm enviado, e sei que desta vez tenho de ver muitos cavalos e antes de comprar, que tenho de testá-lo para não ser enganada mais uma vez.
Acreditem quando temos de dar resposta muito rapidamente, é porque AQUI, HÀ GATO!!!
Mais uma vez obrigada pelas vossas dicas.
Sophie