Mensagem
por João dee Deus » sábado jan 26, 2008 1:44 pm
Caros amigos....
Vou fundamentar o que disse,para que conste nos vossos conhecimentos sobre Cavalos.
Para isso vou fazer a copia do mail da Sophie, que foi deveras explicito, com os pormenores que embora ela não lhes tenha dado grande importancia pelo desconhecimento da gravidade deles,eu vou por a negrito.
O problema da minhe égua é que na minha opinião e na do tratador, antes de ela vir para mim, deve ter sido muito mal, tratada.(ele sabia o historial dela)
Ela é um animal lindissimo, não tem papeís mas tem traços de lusitano, tem um pouco de albino embora não seja a 100%, mas por ter os olhos azuis, já me disseram que ela não consegue ver direito devido ao sol que lhe diminui a capacidade ocular, daí ser tão desconfiada, creio eu e ter tanta sensibilidade ao que a rodeia.(isto é verdade e contribui)
Quando a comprei, pedi ao tratador do clube onde ando, que me arranjasse um cavalo lusitano, por eu os achar lindissimos, ela foi o primeiro cavalo que vi, só que ele fez tanta pressão, que tinha menos de um dia para decidir se ficava ou não com ela.(dolo)
Quando a vi, ela estava muito nervosa, e nem sequer deu para montar porque ela não estava convenientemente domada, (ou desbastada?)mas adorei os olhos dela e a postura, apesar de ter sentido um bocado de medo dela, porque para mim eu não ia ter mão nela.
O problema é que nem deu para ver como ela reagia com sela, nem a ser limpa, foi tudo feito em um quarto de hora e fui logo pressionada a escolher o que fazer porque pelo tratador, se não desse logo a resposta, ela partiria para o estrangeiro.
Sobre o comprotamento dela, ele disse que bastava a por no clube um mês ou dois (para desbastá-la?)e deixá-lo treiná-la que ela ficaria mansinha.
Afinal, foram precisos mais de 6 meses (qualquer desbaste normal dura 3 meses)para ela se deixar montar por mim, e ainda hoje não se deixar ferrar; não aguenta o barulho dos sprays; para dar o banho, tem de ter lá algúém porque de vez em quando ela assusta-se e foge.(tipico de uma égua de barriga que nunca tinha sido montada)
No meu ver, não há nada que não tenha sido feito, mas quando a comprei ela já tinha mais ou menos e pelo que o tratador disse 7 anos, para mim ela tinha uns 10, (a avançada idade da égua para ser desbastada e o facto de possivelmente ser de barriga tornam estes animais nestas condições irrecuperaveis para a monte)mas nunca foi maltratada por nós, e se estiver no clube, estando o tratador perto ela não faz muitas asneiras.
Só que em Dezembro, tentamos fazer uma saida com outros cavalos na rua, quando ela sentiu os outros cavalos a chegar (cavalos que não costumam estar no clube) começou a enervar-se e quase me atropelou.(este pormenor é o mais grave e irrecuperavel de todos...cavalo que atropela as pessoas....)
Quase que fez cair o arreio, quando ainda no dia anterior tinha sido montada, e tinha-se deixado aparelhar; e na hora de a tirar do patio, não deixou, e nem pessoal com muito mais experiência do que eu a conseguiram fazer avançar, ela pegou e retrocedeu até ao box dela.(ela ganhou mais uma batalha)
Não se deixou tratar. Depois o tratador disse que era normal, que ela precisava ser domada mais algum tempo, eu sei o que é que ele quer, então andei quase um ano a pagar para ele a domar, (por mais incompetente que ele seja,trabalhar um cavalo mais de um ano...)e ele sabia que o que eu queria era trazé-la para casa e andar na rua com ela, e só passado dois anos é que se preocupa que ela não se deixe tirar fora do clube, é que quando se pos um carro no clube, e quando ela ouviu o motor a trabalhar, a pobre égua desatou a fugir, podendo magoar alguém.(tipico de uam égua que andou toda a vida a campo daí eu dizer que foi de barriga ou pelo menos nunca fez nada, o que numa égua,mais do que num cavalo,é por vezes irrecuperavel.)
Assim de repente é o que se me apraz salientar...o resto é instinto....sorry.
Mas se não for forra,ainda tem prestimo.
sauidações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...