Olá anatmatos,
Estou a ver que em termos teóricos estás bem apoiada. Esse livro é excelente pois consegue transmitir bases muito sólidas com uma linguagem natural, nada de grandes divagações eruditas que só meia dúzia conseguem perceber
Em relação ao problema que apresentas e a meu ver como fraco conhecedor de cavalos acho que tens que tentar deixá-lo estender bem, se tiveres oportunidade goza uns bons momentos no campo e pondo-o bem direito deixa-o estender para que fortaleça a tal linha de cima, na prática, os dorsais, pois ele provavelmente eleva a cabeça pois ao não suportar bem o peso do cavaleiro, defende-se afundando o dorso.
Usar rédeas auxiliares poderá ajudar, mas deves fazê-lo com muito cuidado, principalmente a rédea alemã que se usa montado. Já a rédea fixa á guia terá tendência a ajudar, mas muito na base da continuidade do trabalho de estender pois curto já ele fica, tal como dizes.
A questão da inversão poderá estar já relacionada com uma questão física que podes ter poucas hipóteses de modificar, pelo menos completamente, mas além da parte estética, podes conseguir pô-lo a funcionar bem, só que vai dar trabalho e com muita paciência.