Medo de cair, medo das reacções do cavalo... sei lá!
Moderador: Filipe Graciosa
Medo de cair, medo das reacções do cavalo... sei lá!
Sou novata nestas andanças, pratico equitação há cerca de um ano, mas desde que me lembro sempre gostei muito de cavalos e sempre quis praticar equitação. Acontece que agora, vá-se lá saber porquê, tenho um bocadinho, para não dizer mais, de medo (mas isso também significa que tenho consciência não é?).
Acho que estou com uma crise de confiança e preciso de ultrapassá-la rapidamente. Conselhos precisam-se! E desculpem lá se estou a ser muito idiota! Obrigado!
Acho que estou com uma crise de confiança e preciso de ultrapassá-la rapidamente. Conselhos precisam-se! E desculpem lá se estou a ser muito idiota! Obrigado!
Olá Ana Sofia! Bem vinda ao forum!
Claro que não estás a ser idiota, estás é a ser muito corajosa em enfrentar a situação e ainda mais neste espaço público.
Penso que não haverá ninguém que não tenha medo de fazer alguma coisa, das milhares que podemos fazer com cavalos, e realmente existe sempre o risco de nos magoarmos... mas a verdade é que essa é uma condição inerente à vida... por isso, se é para nos magoarmos, que seja a fazer uma coisa que gostamos!
Eu, por exemplo, considero-me bastante confiante a cavalo, mas há uma série de coisas que tenho medo de fazer e outras que nem sequer me imagino a tentar. No meu caso, serão os saltos ... a partir dos 80 cm... e cross country!
Felizmente existem inúmeras modalidades que permitem encaixar cavaleiros e cavalos com as mais diversas aptidões, gostos e dificuldades... e existem ainda muitas actividades que não implicam montar, mas trabalhar directamente com cavalos e qua ainda abrem mais o leque de possibilidades.
Penso que encarar o problema é o primeiro passo. O segundo é apontar exactamente em que situações ocorrem esses receios, e tentar perceber o que os motiva. Possívelmente serão coisas fáceis de ultrpassar, se as dissecarmos racionalmente, porque geralmente partem de nós próprios!
É importante montar sempre a pensar no melhor... mas cientes que pode acontecer o pior e estar disponíveis para tornar o "pior" o menos mau possível!
O local onde se monta e o tipo de liberdade e experiências que temos diponíveis a cavalo, também pode influenciar em muito o aparecimento desses medos e receios. Por vezes faltam os cavalos indicados para uma progressão mais segura, ou a progressão é muito rápida, ou o ambiente é pouco agradável... e se esta for a origem dos problemas ainda é mais fácil de resolver... é só mudar para um sitio melhor!
Se os teus receios se prendem com situações especificas a cavalo, talvez seja bom que as descrevas pois há por aqui cavaleiros experientes que te podem aconselhar o que fazer nessas situações.
Boa sorte... e força!
Claro que não estás a ser idiota, estás é a ser muito corajosa em enfrentar a situação e ainda mais neste espaço público.
Penso que não haverá ninguém que não tenha medo de fazer alguma coisa, das milhares que podemos fazer com cavalos, e realmente existe sempre o risco de nos magoarmos... mas a verdade é que essa é uma condição inerente à vida... por isso, se é para nos magoarmos, que seja a fazer uma coisa que gostamos!

Eu, por exemplo, considero-me bastante confiante a cavalo, mas há uma série de coisas que tenho medo de fazer e outras que nem sequer me imagino a tentar. No meu caso, serão os saltos ... a partir dos 80 cm... e cross country!

Felizmente existem inúmeras modalidades que permitem encaixar cavaleiros e cavalos com as mais diversas aptidões, gostos e dificuldades... e existem ainda muitas actividades que não implicam montar, mas trabalhar directamente com cavalos e qua ainda abrem mais o leque de possibilidades.
Penso que encarar o problema é o primeiro passo. O segundo é apontar exactamente em que situações ocorrem esses receios, e tentar perceber o que os motiva. Possívelmente serão coisas fáceis de ultrpassar, se as dissecarmos racionalmente, porque geralmente partem de nós próprios!
É importante montar sempre a pensar no melhor... mas cientes que pode acontecer o pior e estar disponíveis para tornar o "pior" o menos mau possível!

O local onde se monta e o tipo de liberdade e experiências que temos diponíveis a cavalo, também pode influenciar em muito o aparecimento desses medos e receios. Por vezes faltam os cavalos indicados para uma progressão mais segura, ou a progressão é muito rápida, ou o ambiente é pouco agradável... e se esta for a origem dos problemas ainda é mais fácil de resolver... é só mudar para um sitio melhor!
Se os teus receios se prendem com situações especificas a cavalo, talvez seja bom que as descrevas pois há por aqui cavaleiros experientes que te podem aconselhar o que fazer nessas situações.

Boa sorte... e força!
-
- Sela 07 (estribo de prata)
- Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Re: Medo de cair, medo das reacções do cavalo... sei lá!
Boa tarde AnaAna Sofia Escreveu: Acho que estou com uma crise de confiança e preciso de ultrapassá-la rapidamente. Obrigado!

Previamente sê benvinda ao fórum!

Parece-me que a origem dos teus receios, não está associada aos cavalos...

O meu conselho é: MONTA. MONTA CADA VEZ MAIS E MAIS...

Vou-te contar em traços gerais a minha "estoria" neste nosso mundo equestre:
Em infância (não é que seja velho

Passaram alguns anos e a vontade de voltar a montar foi aumentando proporcionalmente até que enfrentando o receio que existia e a vontade da minha família voltei a subir para um cavalo...
E o que te tenho a dizer... Monto regularmente desde Agosto deste ano. Não penso sequer em ter medo. Estou cada vez mais apaixonado pelos nossos amigos. Penso seguir alguns projectos com o âmbito dos nossos amiguitos. E melhor do que tudo consegui que os meus pais voltassem a este mundo equestre e que ficassem tão viciados quanto eu.

Portanto no teu caso, tenta descobrir de onde vem esse receio...
Se te sentires desconfortável quando fores para as aulas é porque talvez não estejas com as pessoas certas e no centro certo...

E já sabes...
Qq coisa tens aqui muitos viciados prontinhos para te darem ajuda

Boa sorte CAVALEIRA!

E NUNCA MAS NUNCA DIGAS, OU SOBRETUDO PENSES, "EU NÃO SOU CAPAZ"!!!!!

Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!
-
- Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
o que tu tens a mais eu tenho a menos...
Só quando eu der um tramoilhão a sério é que me irei aperceber que este mundo não é para brincadeiras...
Eu adoro meter-me com os cavalos...no outro dia tanto impliquei, tanto impliquei que ele se começou a passar...
Eu achei que ele havia de estar colocado, e ele achou que não era boa ideia...e nesse conflito de interesses...eu estava a ver que voava...
Mas depois lá nos entendemos...
Os garanhões às vezes têm mau feitio!!!
Mas o que eu acho?? Ter medo faz parte. Mas não devemos deixar que o medo se sobreponha aos nossos objectivos. O medo faz-nos ter respeito, e isso com os cavalos é sempre aconselhável!!!

Só quando eu der um tramoilhão a sério é que me irei aperceber que este mundo não é para brincadeiras...

Eu adoro meter-me com os cavalos...no outro dia tanto impliquei, tanto impliquei que ele se começou a passar...

Eu achei que ele havia de estar colocado, e ele achou que não era boa ideia...e nesse conflito de interesses...eu estava a ver que voava...

Mas o que eu acho?? Ter medo faz parte. Mas não devemos deixar que o medo se sobreponha aos nossos objectivos. O medo faz-nos ter respeito, e isso com os cavalos é sempre aconselhável!!!

Ana Patrícia

-
- Mestre de Equitação
- Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am
Olá Sofia,
Bem vinda ao forum.
Esse sentimento de insegurança, quando a cavalo, é normalíssimo e é até uma das razões (de entre muitas outras) pelas quais a equitação é considerada um meio privilegiado de formação de pessoas, o enfrentar e resolver situações que, muitas vezes inexplicávelmente, nos causam enorme apreensão.
A prática frequente e a força de vontade vão resolver essa insegurança, também ajuda um professor, consciente das dificuldades, que consiga progressivamente levar-te a ultrapassar limites de que te julgas incapaz.
Luis Pedro
Bem vinda ao forum.
Esse sentimento de insegurança, quando a cavalo, é normalíssimo e é até uma das razões (de entre muitas outras) pelas quais a equitação é considerada um meio privilegiado de formação de pessoas, o enfrentar e resolver situações que, muitas vezes inexplicávelmente, nos causam enorme apreensão.
A prática frequente e a força de vontade vão resolver essa insegurança, também ajuda um professor, consciente das dificuldades, que consiga progressivamente levar-te a ultrapassar limites de que te julgas incapaz.
Luis Pedro
Muito obrigada amigos pela vossa ajuda e também por partilharem as vossas experiências comigo.
Acontece que este ano, montar mais vezes vai ser quase impossível, a menos que mude de centro, pois das 2 vezes que a minha turma tem aula, eu só posso ir uma, devido ao meu horário escolar.
Quero aprender mais e mais sobre cavalos, mas penso que só com o meu instrutor, isso não será possível. Será que me podiam aconselhar uns bons livros para eu ler?
Obrigado.
Acontece que este ano, montar mais vezes vai ser quase impossível, a menos que mude de centro, pois das 2 vezes que a minha turma tem aula, eu só posso ir uma, devido ao meu horário escolar.
Quero aprender mais e mais sobre cavalos, mas penso que só com o meu instrutor, isso não será possível. Será que me podiam aconselhar uns bons livros para eu ler?
Obrigado.

-
-
- Mestre de Equitação
- Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
medos
Ana.....mais uma...é impressionante a ligação deste nome com os cavalos.
Agora apergunta é ..gostam de cavalos porque são Anas ou são Anas porque gostam..?
De qualquer modo que sejas bem vinda e estás no sitio certo.
Como disse a Ana e depois confirmou a Ana,
tu Ana,Já tens meio caminho andado em direcção à resolução do problema pois com a coragem das Marialvas descreves o teu actual e último problema...porque quando resolveres esse vão aparecer mais dois diferentes,porque como disse o Luis Pedro que isto dos Cavalos não tem fim.Passa-se a vida a resolvê-los,ou do animal de baixo ou do de cima
Agora a minha opinião é que conheço casos de cavaleiros que durante relativamente pouco tempo cresceram bastante e ainda não se adaptaram à nova dimensão,o que lhes dá uma sensação de desiquelibrio e por consequencia o medo.
Mesmo que não seja o teu caso fica aqui esta minha contactação para que conste.
Tens de recuar no tempo para saberes o que te aconteceu ou viste, que o justifique.
O que aconselho,que é quase "chapa 5" nisto dos cavalos,é um recomeço e se possivel no volteio com um cavalo adequado o que nem sempre acontece.
Quando se é capaz de descer de um cavalo a galope e ficar em pé,mais de 90 % dos medos acabam por não terem mais justificação nem razão de ser.
saudações Marialvas
Agora apergunta é ..gostam de cavalos porque são Anas ou são Anas porque gostam..?

De qualquer modo que sejas bem vinda e estás no sitio certo.
Como disse a Ana e depois confirmou a Ana,

Agora a minha opinião é que conheço casos de cavaleiros que durante relativamente pouco tempo cresceram bastante e ainda não se adaptaram à nova dimensão,o que lhes dá uma sensação de desiquelibrio e por consequencia o medo.
Mesmo que não seja o teu caso fica aqui esta minha contactação para que conste.
Tens de recuar no tempo para saberes o que te aconteceu ou viste, que o justifique.
O que aconselho,que é quase "chapa 5" nisto dos cavalos,é um recomeço e se possivel no volteio com um cavalo adequado o que nem sempre acontece.
Quando se é capaz de descer de um cavalo a galope e ficar em pé,mais de 90 % dos medos acabam por não terem mais justificação nem razão de ser.
saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...
-
Re: medos
João dee Deus Escreveu:Ana.....mais uma...é impressionante a ligação deste nome com os cavalos.
Agora apergunta é ..gostam de cavalos porque são Anas ou são Anas porque gostam..?![]()
![]()
![]()

saudações Marialvas
Bem...então deve ser por isso que eu não tenho medo nenhum...

Eu não só saí do cavalo com ele a galope, como fiquei a segurar nele pelas rédeas, com ele parado a meu lado...

Ana Patrícia

-
- Mestre de Equitação
.
Linda menina

Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...
-
Monto em Serzedo...Ana Sofia Escreveu:Monto na Escola de Equitação da GNR, no Porto e tu, Ana Patrícia?

Talvez pudesses experimentar outra escola!
Digo-te desde já, que se queres praticar equitação sem teres medo nem desafios podias experimentar o Sport. Lá os cavalos são extremamente dóceis. Só conhecem o passo trote e galope. Não conhecem o conceito de alargar trote nem alargar o galope...

Se quiseres experimentar outro CH aqui do Porto, diz...eu digo-te alguns que conheço...

Ana Patrícia

-
- Mestre de Equitação
.
Ana Sofia
Montas na GNR e não fazes ou fizeste volteio..??
Era suposto que esses seriam os ultimos a "facilitar" o ensino.
Exclarece lá isso Ana.
saudações Marialvas
Montas na GNR e não fazes ou fizeste volteio..??
Era suposto que esses seriam os ultimos a "facilitar" o ensino.
Exclarece lá isso Ana.
saudações Marialvas
Eu fiz volteio no ano passado e agora ando na sela 1.
Eu gosto muito de lá andar, o pessoal é muito fixe, os cavalos são uns bons cavalos de escola e os instrutores são competentes. Só que eu é que ainda não estou muito confiante, mas acho que é normal não? Além disso, eu hei-de resolver isso, é só uma questão de tempo.
Eu gosto muito de lá andar, o pessoal é muito fixe, os cavalos são uns bons cavalos de escola e os instrutores são competentes. Só que eu é que ainda não estou muito confiante, mas acho que é normal não? Além disso, eu hei-de resolver isso, é só uma questão de tempo.
-
- Mestre de Equitação
.
Quantas aulas tiveste de volteio.?
E que idade tens.?
E que idade tens.?