Regumate

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Mensagem
Autor
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm

Regumate

#1 Mensagem por martassreis » quinta jan 25, 2007 12:48 am

A minha égua está em cio de 3 em 3 semanas, mas todo o ano - no Inverno continua em cio. Nestas alturas torna-se muito dificil de trabalhar, não quer fazer nada, só tenta chegar-se ao garanhões e de vez enquando chateia-se mesmo e sai cangochas para tentar por o cavaleiro no chão. Aconselharam-me o uso de Regumate, para evitar estas situações. Alguém tem experiencia com este produto? Resulta, não faz mal à saude da égua? e uma coisa que eu não sei, tem de ser dar para sempre ou só um determinado periodo de tempo? Sei que se dá 10 dias seguidos e depois para-se, mas depois volta-se a dar não é?

Quais são as V/ opiniões sobre este produto e sobre os seus efeitos (positivos e negativos)

Obrigada

Marta

João dee Deus
Mestre de Equitação
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm

.

#2 Mensagem por João dee Deus » quinta jan 25, 2007 2:57 am

Marta

Vou aproveitar a tua questão,e não leves a mal,para reforçar o que sempre tenho dito e é muito contestado por colegas,que no Turismo Equestre..NÃO DEVEM HAVER ÉGUAS E MUITO MENOS GARANHÕES..pelas razões que todos conhecemos e são agora o problema da Marta.

Pois Marta, no maneio diario e sem quimicas, esse problema passa por uma educação firme o que por vezes parece violencia especialmente nas alturas criticas.
Quimicas,não conheço e não te posso ajudar,e se puderes evita.

saqudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

anasabreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Registado: quinta mar 23, 2006 8:25 pm
Contacto:

#3 Mensagem por anasabreu » quinta jan 25, 2007 3:09 am

Eu para a minha bicharada toda penso muito como para mim... ou seja quimicos: O mínimo possível, e quando precisares deles serão mais eficientes!

...opiniões! :wink:

Ana Abreu

martassreis

#4 Mensagem por martassreis » quinta jan 25, 2007 5:50 pm

Pois, eu entretanto já me apercebi que o melhor são cavalos castrados, e se soubesse o que sei hoje (após ter comprado a minha égua) tinha comprado um cavalo castrado e com pelo menos uns 8 anos, mas agora tenho que arranjar forma de me entender com ela :? Ela está com quase 6 anos (está comigo desde os 4) e é anglo-arabe, tem cá um feitiosinho complicado :(

E sobre aquelas misturas de ervas calmantes, há umas especiais para éguas, tem resultados efectivos? calculo que não façam mal

AnaE
Mestre de Equitação
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#5 Mensagem por AnaE » quinta jan 25, 2007 6:15 pm

Olá Marta, talvez o teu veterinário seja a pesoa indicada para dizer se há efeitos secundários e quais.

Na generalidade esses medicamentos que mexem com hormonas e animais têm consequências a longo prazo.

Dependendo das condições do sitio onde tens a égua talvez ela pudesse ser colocada mais afastada de possiveis "tentações" e talvez hajam suplementos naturais que ajudem a arrefecer.

Deve ser complicado lidar com esse problema. Boa sorte!

João dee Deus
Mestre de Equitação

.

#6 Mensagem por João dee Deus » quinta jan 25, 2007 8:53 pm

Marta

Pois o problema como eu insinuei passa pelo mau feitiozinho dela que por sua vez pode ser reflexo de um excesso de consideração que tens com ela,que resulta de numa pouca firmeza da tua parte e que para ser rectificado,pode parecer violencia como te disse.
As éguas com o seu arzinho desentendido,precisam de mais pulso que os machos......e podes extrapolar para os animais que quiseres.
É a propria condição de o ser.

Ainda à poucos dias atrás,meti-me no meio do Chaparral e a Xica para os separar, e o Chaparral achou que três naquele grupo eram demais, e deu-me uma dentada nas costas :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

No ponto de vista de quem "apenas"sente o cheiro das feromonas, a amizade do dono....é o que menos conta :lol: :lol: :lol:

Ele detecta qualquer femea no estado fertil.....Qualquer...

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação

#7 Mensagem por AnaE » quinta jan 25, 2007 9:07 pm

Desconfio que um tratamento "firme" não resolve disturbios hormonais! Até podem ajudar a minorar comportamentos que resultem desses disturbios... mas soa-me a comprar uma guerra permanente e a ter um cavalo infeliz.

Estive a pesquizar sobre o assunto, e pelos vistos estes casos acontecem com alguma frequência... um dos tratamentos que se adoptam é inserir no útero da égua uma peça em mármore estirilizado que funciona para simular o "peso" de uma de gravidez e acalma as éguas... é muito estranho... alguém tinha ouvido falar disso?? :shock:

João dee Deus
Mestre de Equitação

.

#8 Mensagem por João dee Deus » quinta jan 25, 2007 10:04 pm

A periudo fertil das éguas,tem um pico de apenas algumas horas,sendo os dois dias antes e depois(se não for fecundada)um periodo de Show off em que ela faz um "recenciamento dos candidatos"e os pôe à bulha esperando inocentemente o resultado.

Tenho para mim porque já observei,que no caso de haverem lutas,não ganha o mais forte nem o mais agil,sendo a vitoria para aquele a quem "ela piscou o olho" e que por isso, se encheu de coragem.
Esta é uma das razões porque os garanhões selvagens expulsão os outros machos mesmo antes do periodo da reprodução para que quando elas entrarem em Show of ser só ele o candidato,pois de contrario podia e acontecer,ela já "estar farta dos genes dele pela observação das crias", e elegesse outro, o que acaba por acontecer e é o fim do reinado por vezes porlongado,de um garanhão.
Mas tudo depende delas com o seu instinto de selecção de genes para evitar a consanguinuidade.

Isto foi saindo mas o que eu queria dizer à Marta é que naqueles dois dias antes e depois,é possivel a disciplina ser eficiente.

saudações Marialvas

martassreis

#9 Mensagem por martassreis » quinta jan 25, 2007 10:55 pm

Sr. João,

De facto ela comigo «abusa» mais do que com outra pessoa, porque eu não aperto tanto com ela, nem tenho coragem para lhe impor tanto respeito como deveria, isto aliado a eu ter menos força de perna, menos peso, etc do que o meu marido ou o meu professor que a trabalha de vez enquando, mas na verdade, nestas alturas, ela não tem respeito por ninguém e tenta por tudo não fazer nada e ir ter com o garanhão que lhe agrada mais, e dá as cangochas e as corridas mesmo com eles, a diferença é que eles tem outra força e coragem para a segurar e para lhe chamar a atenção. Por outro lado, é uma égua que seja em que altura for não gosta muito de ser chamada à atenção, por ex. sempre que leva um toquezinho com o stick fica muito chateada, e se está num dia bom, lá se põe a andar direito mas se está num dia mau, tenta logo mandar-nos dar uma volta. Ela aprende tudo muito depressa, mas tanto aprende o que queremos como o que não queremos, está sempre a testar o cavaleiro. Contudo, é uma égua do mais manso que há, foi criada a biberão desde que nasceu e é dos cavalos mais simpaticos de todo o centro hipico, toda a gente a adora, principalmente as crianças, porque ela é mesmo impecavel, mas a ser montada, já lhe sobe a pimenta ao nariz muito depressa....

João dee Deus
Mestre de Equitação

.

#10 Mensagem por João dee Deus » quinta jan 25, 2007 11:06 pm

Marta

Pelo que dizes,e é o normal,ela por ter sido criada à mão,desenvolveu uma grande inter dependencia com os humanos mas OMBRO A OMBRO.. :lol: :lol: :lol:

É uma questão de a pores na linha mas era melhor não seres tu nem ninguem daí.
Mesmo que alguem o consiga,ela abre uma excepção para essa pesoa, e com as outras procede igual.
Para isso ser resolvido ela teria de ir para "terreno desconhecido" e com novas caras e tratamento, por 3 ou 4 meses ela ia aos eixos.

Não entendas que te estou a arranjar problemas,apenas te estou a alertar.

saudações marialvas

martassreis

#11 Mensagem por martassreis » sexta jan 26, 2007 12:16 am

Obrigado pelas sugestões, mas na verdade ela já esteve 2 meses fora do centro hipico e esteve a ser trabalhada por outras pessoas, eu só lá ía ao fds fazer uma visita mas não a montava. Assim que a trouxe novamente, ela estava a andar bem, mas tinha um sitio no picadeiro q ela tinha a mania de parar qd passava lá comigo, e não se tinha esquecido, voltou a parar no mesmo sitio :shock: dois meses fora e não se tinha esquecido das birras que fazia ali......

João dee Deus
Mestre de Equitação

.

#12 Mensagem por João dee Deus » sexta jan 26, 2007 2:16 am

Marta

Claro que há birras,mas tens de ver melhor o que se passa.

Primeiro se isso acontece às mesmas horas,porque pode ser um reflexo do sol ou uma sombra no chão ou na parede.

Depois de nesse sitio há algo diferente do resto do picadeiro,(deves ter lido no "livro"que eu digo que eles memorizam tudo e reagem às diferenças).

Podes ter a certeza que algo haverá e malucos somos nós que regimos por vezes sem logica, e ele snunca...há sempre um motivo.

saudações Marialvas

martassreis

#13 Mensagem por martassreis » sexta jan 26, 2007 6:12 pm

Sr. João,

na verdade, nos dois meses que ela esteve fora estava impecavel porque trabalha um dia e o outro dia estava solta no picadeiro a fazer o que lhe apetecia, e nessa altura andava um anjinho, não havia birras, cangochas, corridas, nada.

se calhar também tem mais este tipo de atitudes por estar sempre presa e só sair da boxe para trabalhar :roll: :roll:

João dee Deus
Mestre de Equitação

.

#14 Mensagem por João dee Deus » sexta jan 26, 2007 9:22 pm

Marta

Tudo isso em cima de 5 anos de idade creio eu e um temperamento que bem pode ser aproveitado para uma aplicação desportiva coerente com ele.

São eles que nos dizem para o que teem vocação,e não nós a impormos o que nos agrada.Isto não tem directamente nada a ver com o teu caso,mas é só para que conste.

Cavalos com génio...brilham mais e são mais dificeis de controlar.....tal como as pessoas...

saudações marialvas

AnaE
Mestre de Equitação

#15 Mensagem por AnaE » sexta jan 26, 2007 9:29 pm

... quantos problemas se evitariam se cada cavalo pudesse escolher o dono... ou seja se cada dono tivesse a noção para que quer o cavalo e tivesse a habilidade de encontrar o mais adaptado ás suas ambições! :roll:

Contra mim falo porque é tão dificil largar os nosso bichos queridos! :D

Responder

Voltar para “Veterinária”