Hipoterapia
Moderadores: AEPM, Filipe Graciosa
- PSantos
- Sela 07 (estribo de prata)
- Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Olá a todos!
Eu também cheguei muito atrasado...
Também gostaria de saber para quando seria a proxima formação.
Sou estudante de Psicologia do 1 ano e praticante de equitação à +- 1 ano, gostaria de conhecer melhor o trabalho da Drª Aurea e também informar que não consegui aceder ao site que indicou.
Muito obrigado e sudações equestres,
Pedro Santos
Eu também cheguei muito atrasado...
Também gostaria de saber para quando seria a proxima formação.
Sou estudante de Psicologia do 1 ano e praticante de equitação à +- 1 ano, gostaria de conhecer melhor o trabalho da Drª Aurea e também informar que não consegui aceder ao site que indicou.
Muito obrigado e sudações equestres,
Pedro Santos
formação
Olá a todos,
Sou licenciaada em psicopedagogia,e faço aulas de hipismo,interessando-me bastante, pelo a Hipoterapia.
Por isso me dirigi a este forum, para saber onde e quando haverá nova formação em Hipoterapia, pois gostaria de a fazer, isto claro se for possivel.
Gostaria também de perguntar como poderemos ser monitores de equitação adaptada?
Agradeço a disponibilidade e fioc a aguardar respostas vossas.
Obrigado.

Sou licenciaada em psicopedagogia,e faço aulas de hipismo,interessando-me bastante, pelo a Hipoterapia.
Por isso me dirigi a este forum, para saber onde e quando haverá nova formação em Hipoterapia, pois gostaria de a fazer, isto claro se for possivel.
Gostaria também de perguntar como poderemos ser monitores de equitação adaptada?
Agradeço a disponibilidade e fioc a aguardar respostas vossas.
Obrigado.
-
- Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
desconhecimento de causa...
Meus amigos foristas, estou certo depois de ver os vossos "posts", estou certo que poucos deveram saber o que vos vou perguntar...
tenho uma primita, com 9 anos, que lhe foi diagonisticado hiperactividade... ela é muito inteligente, quando lhe apeteceu aprendeu a ler em duas semanas, mas como não pára é dificil aprender...só aprende o que quer...
Aconselha-se hipoterapia nestes casos? falem das vossas experiencias...
Abraço do victor morgado.
tenho uma primita, com 9 anos, que lhe foi diagonisticado hiperactividade... ela é muito inteligente, quando lhe apeteceu aprendeu a ler em duas semanas, mas como não pára é dificil aprender...só aprende o que quer...
Aconselha-se hipoterapia nestes casos? falem das vossas experiencias...
Abraço do victor morgado.
-
- Mestre de Equitação
- Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am
-
- Mestre de Equitação
- Filipe Graciosa
- Site Administrator
- Registado: quarta out 29, 2003 7:27 pm
Notícia:
Curso de Auxiliar de Equitação Terapêutica começa este fim de semana
http://www.cavalonet.com/pt/noticias/no ... php?id=885
Programa:
Curso de Auxiliar de Equitação Terapêutica
http://www.cavalonet.com/pt/eventos/pro ... vento=3041
Curso de Auxiliar de Equitação Terapêutica começa este fim de semana
http://www.cavalonet.com/pt/noticias/no ... php?id=885
Programa:
Curso de Auxiliar de Equitação Terapêutica
http://www.cavalonet.com/pt/eventos/pro ... vento=3041
Filipe Graciosa Jr
Olá a todos
Bem perante a minha experiência no mundo da equitação, gostaria de perguntar a alguém que esteja mais dentro da hipoterapia, até que ponto não seria relevante um professor de ensino especial fazer o acompanhamento do cavaleiro, visto que no meu entender o professor se encontra com capacidades de auxiliar o monitor e ver realmente a evolução do cavaleiro..
Aguardo resposta
Com os melhores cumprimentos
Aguardo resposta
Com os melhores cumprimentos
-
- Mestre de Equitação
- Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
.
Correia
O professor Esp. pode e deve estar ao corrente da evolução do cavaleiro, inclusive fazer parte da equipa.
Saudações Marialvas
O professor Esp. pode e deve estar ao corrente da evolução do cavaleiro, inclusive fazer parte da equipa.
Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...
-
- Mestre de Equitação
Olá Correia,
As aulas de hipoterapia são dadas por um professor do ensino especial. O monitor de equitação deve apenas preocupar-se com o cavalo.
Na equitação adaptada, vertente desportiva da hipoterapia, já é o monitor de equitação quem orienta as lições pois trata-se da execução de provas.
luis pedro
As aulas de hipoterapia são dadas por um professor do ensino especial. O monitor de equitação deve apenas preocupar-se com o cavalo.
Na equitação adaptada, vertente desportiva da hipoterapia, já é o monitor de equitação quem orienta as lições pois trata-se da execução de provas.
luis pedro
Olá a todos!!
A minha opinião sobre este assunto pode ser criticada por muitos.
Nasci no meio dos cavalos e sempre lidem com eles, portanto não sou nenhuma ignorante...
Por acaso da vida fui tirar fisioterapia.....e juntei o ultil ao agradável....
Nunca, em 14 anos de formação da HandiCheval tinha passado alguem com os 2 curriculuns.
O que vejo por ai a fazerem na area da hipoterapia é ridiculo, salve raras excepções.
Vejo equitadores a tirarem formações sobre neurologia....que nao servem pa nada, neurologia nao se aprende numa semana de formação...
Vejo terapeutas a darem hipoterapia que têm medo de cavalos, vao pas formação e nem o cabeção sabem por...
Como é que um terapeuta faz um backriding sem saber montar?
Como é que um Equitador faz backriding sem saber corrigir posturas?
Não é numa semana de formação que se aprende...
Vejo equipas com equitadores, psicologos, Fisios, e mais o TF e o TO. Os putos ate se assustam.....
e cada um sabe da sua coisa, não ha nenhum que saiba de tudo...
Um percebe da biomecanico do cavalo, se perceber, e outros percebem da biomecanica corporal humana...e juntar os dois??? não???
resumindo....nenhum deles sabe o que anda a fazer...totalmente
e REPITO salvo raras excepçoes....porque há sitios que este trabalho esta bem desenvolvido e com pessoas competentes....em que muitas vezes....trabalham sozinhas, dependendo da gravidade dos casos....
Cumprimentos equestres
A minha opinião sobre este assunto pode ser criticada por muitos.
Nasci no meio dos cavalos e sempre lidem com eles, portanto não sou nenhuma ignorante...
Por acaso da vida fui tirar fisioterapia.....e juntei o ultil ao agradável....
Nunca, em 14 anos de formação da HandiCheval tinha passado alguem com os 2 curriculuns.
O que vejo por ai a fazerem na area da hipoterapia é ridiculo, salve raras excepções.
Vejo equitadores a tirarem formações sobre neurologia....que nao servem pa nada, neurologia nao se aprende numa semana de formação...
Vejo terapeutas a darem hipoterapia que têm medo de cavalos, vao pas formação e nem o cabeção sabem por...
Como é que um terapeuta faz um backriding sem saber montar?
Como é que um Equitador faz backriding sem saber corrigir posturas?
Não é numa semana de formação que se aprende...
Vejo equipas com equitadores, psicologos, Fisios, e mais o TF e o TO. Os putos ate se assustam.....
e cada um sabe da sua coisa, não ha nenhum que saiba de tudo...
Um percebe da biomecanico do cavalo, se perceber, e outros percebem da biomecanica corporal humana...e juntar os dois??? não???
resumindo....nenhum deles sabe o que anda a fazer...totalmente
e REPITO salvo raras excepçoes....porque há sitios que este trabalho esta bem desenvolvido e com pessoas competentes....em que muitas vezes....trabalham sozinhas, dependendo da gravidade dos casos....
Cumprimentos equestres
Já agora...
Quando é que inventam uma formação para casos como o meu??
Vou para as formações de terapeutas.... metem-me a aparelhar cavalos e limpar cascos
Vou para as formações de equitadores...dão-me o basico de neurologia que dei no 2º ano da faculdade...
Estou insatisfeita e revoltada....Queo saber mais....
Cumprimentos
Quando é que inventam uma formação para casos como o meu??
Vou para as formações de terapeutas.... metem-me a aparelhar cavalos e limpar cascos
Vou para as formações de equitadores...dão-me o basico de neurologia que dei no 2º ano da faculdade...
Estou insatisfeita e revoltada....Queo saber mais....

Cumprimentos
-
- Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Olá Guida!
Nunca ouviste nenhuma história de "formados" que sabem menos do que os "não formados"?
No teu caso, a minha opinião é muito simples e resume-se a muita "prática", o triplo de "investigação" e nunca esqueças o conceito "autodidacta". Aliás, depreendo que sejas profissional de saúde e como tal deveríam ter-te incutido a aplicabilidade destes conceitos na Universidade.
Não obstante, no concerne aos cursos de hipoterapia, concordo em parte contigo, contudo atenta que cada técnico/profissional tem uma função muito específica a desempenhar. Estes cursos que têm vindo a proliferar, não pretendem formar de forma intensiva profissionais de hipoterapia, pretendem, (em minha opinião) dotar os profissionais dos dois ramos (saúde humana e equitação) de conhecimentos mínimos para garantirem segurança na prática da hipoterapia e com isso consolidar as garantias de sucesso da terapia para o paciente.

Nunca ouviste nenhuma história de "formados" que sabem menos do que os "não formados"?

No teu caso, a minha opinião é muito simples e resume-se a muita "prática", o triplo de "investigação" e nunca esqueças o conceito "autodidacta". Aliás, depreendo que sejas profissional de saúde e como tal deveríam ter-te incutido a aplicabilidade destes conceitos na Universidade.
Não obstante, no concerne aos cursos de hipoterapia, concordo em parte contigo, contudo atenta que cada técnico/profissional tem uma função muito específica a desempenhar. Estes cursos que têm vindo a proliferar, não pretendem formar de forma intensiva profissionais de hipoterapia, pretendem, (em minha opinião) dotar os profissionais dos dois ramos (saúde humana e equitação) de conhecimentos mínimos para garantirem segurança na prática da hipoterapia e com isso consolidar as garantias de sucesso da terapia para o paciente.

Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!