Pedido de ajuda
Moderadores: AEPM, Filipe Graciosa
-
- Espectador
- Registado: quarta nov 14, 2007 11:05 pm
Pedido de ajuda
Olá!
Não sei nada de cavalos, mas inscrevi-me neste forum porque preciso de uma ajuda. Sou estudante de Serviço Social e estou a fazer um trabalho de grupo sobre Alternativas terapêuticas para populações especiais em Portugal. Fiquei com a tarefa de investigar sobre hipoterapia. Será que alguém me poderia dar uma indicação sobre a melhor maneira de começar a minha pesquisa? O trabalho tem de incluir intervistas a profissionais da área e disseram-me que um dos melhores sítios em Portugal onde há esta terapia é uma empresa chamada Especialidades Terapêuticas da Feira em Santa Maria da Feira. Será?
Obrigada desde já pela colaboração!!
Sofia Fonseca
Não sei nada de cavalos, mas inscrevi-me neste forum porque preciso de uma ajuda. Sou estudante de Serviço Social e estou a fazer um trabalho de grupo sobre Alternativas terapêuticas para populações especiais em Portugal. Fiquei com a tarefa de investigar sobre hipoterapia. Será que alguém me poderia dar uma indicação sobre a melhor maneira de começar a minha pesquisa? O trabalho tem de incluir intervistas a profissionais da área e disseram-me que um dos melhores sítios em Portugal onde há esta terapia é uma empresa chamada Especialidades Terapêuticas da Feira em Santa Maria da Feira. Será?
Obrigada desde já pela colaboração!!
Sofia Fonseca
-
- Mestre de Equitação
- Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am
Olá Sofia,
Podes contactar a Escola Nacional de Equitação, entidade responsável pela formação dos profissionais de equitação incluindo os da área terapeutica ou a Sr.a Katherine Watson, no picadeiro D. Carlos.
Os contactos da ENE estão na pág. da FEP (www.fep.pt)
O Picadeiro D. Carlos fica na Estrada da Areia junto ao Parque de Campismo do Guincho - Cascais
luis pedro
Podes contactar a Escola Nacional de Equitação, entidade responsável pela formação dos profissionais de equitação incluindo os da área terapeutica ou a Sr.a Katherine Watson, no picadeiro D. Carlos.
Os contactos da ENE estão na pág. da FEP (www.fep.pt)
O Picadeiro D. Carlos fica na Estrada da Areia junto ao Parque de Campismo do Guincho - Cascais
luis pedro
-
- Espectador
Bibliografia ou webgrafia
Olá Luís!
Muito obrigada pela indicação!
Já agora, conheces algum livro ou site bom por onde eu possa começar a estudar este tema para preparar as perguntas das entrevistas? Aprendi com estes trabalhos que é melhor perguntar primeiro a quem percebe do que começar a ler, à toa, textos que podem não ser os melhores sobre os temas. Lendo algumas mensagens deste forum, percebi basicamente a diferença entre hipoterapia e equitação terapêutica mas gostava de compreender isso melhor antes de começar o trabalho de campo.
Muito Obrigada!!
Sofia
Muito obrigada pela indicação!
Já agora, conheces algum livro ou site bom por onde eu possa começar a estudar este tema para preparar as perguntas das entrevistas? Aprendi com estes trabalhos que é melhor perguntar primeiro a quem percebe do que começar a ler, à toa, textos que podem não ser os melhores sobre os temas. Lendo algumas mensagens deste forum, percebi basicamente a diferença entre hipoterapia e equitação terapêutica mas gostava de compreender isso melhor antes de começar o trabalho de campo.
Muito Obrigada!!
Sofia
- PSantos
- Sela 07 (estribo de prata)
- Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Sofia és de que zona?
Essa empresa de que falas não sei se ainda está a funcionar com a hipoterapia, já ouvi dizer que não...
Se fores de perto de Aveiro tens a escola equestre de Aveiro, http://www.escolaequestreaveiro.com/
Em relação a livros não conheço nenhum...
Os brasileiros tem alguns trabalhos científicos, procura por equoterapia.
Essa empresa de que falas não sei se ainda está a funcionar com a hipoterapia, já ouvi dizer que não...
Se fores de perto de Aveiro tens a escola equestre de Aveiro, http://www.escolaequestreaveiro.com/
Em relação a livros não conheço nenhum...
Os brasileiros tem alguns trabalhos científicos, procura por equoterapia.
Pedro Santos
-
- Espectador
Equoterapia
Pedro, muito obrigada pela sugestão de pesquisa, porque, de facto, procurando por equoterapia encontrei conteúdos muito mais completos! Vou estudá-los atentamente na próxima semana pois amanhã tenho um teste de outra cadeira. Eu estudo em Coimbra e depois de ler mais sobre o tema vou contactar a Escola de Aveiro.
Quando fiquei com esta parte do trabalho achei que as minhas colegas que ficaram com a hidroterapia, o ioga e outros tinham muito mais sorte, mas afinal a hipoterapia parece-me cada vez mais interessante!
Sofia
Quando fiquei com esta parte do trabalho achei que as minhas colegas que ficaram com a hidroterapia, o ioga e outros tinham muito mais sorte, mas afinal a hipoterapia parece-me cada vez mais interessante!

Sofia
-
- Mestre de Equitação
- Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am
-
- Sela 07 (estribo de prata)
- Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Quinta da Conraria_Coimbra.
Gostaria de acrescentar que na quinta da conraria em ceira, pretencente à cerci, o centro hipico, é fundamentalmente dedicado a aulas de hipoterapia a alunos com paralesia cerebral. Penso que os resultados são muito positivos e reconhecidos pela sociedade.
Não tenho a certeza mas penso que um dos equitadores é o mestre José carlos.
VM
Não tenho a certeza mas penso que um dos equitadores é o mestre José carlos.
VM
Abraço do vitor morgado
http://www.transumancia.blogspot.com
“Um cavalo sem cavaleiro continua cavalo, Um cavaleiro sem cavalo é apenas uma pessoa.”
http://www.transumancia.blogspot.com
“Um cavalo sem cavaleiro continua cavalo, Um cavaleiro sem cavalo é apenas uma pessoa.”
-
- Espectador
Cavalos
Obrigada pelas as indicações! Eu não procurei logo em Coimbra porque um amigo do irmão do namorado de uma colega minha (isto parece piada, mas foi assim!
) disse que um sítio bom era essa empresa em Santa Maria da Feira e não sei porquê fiquei com a ideia de que a hipoterapia era rara em Portugal e que portanto teria de ir lá. Pelos vistos não é assim e há bastante hipoterapia. Portanto, vou começar por aqui mesmo!
Entretanto, haverá algum livro bom sobre cavalos para uma principiante? É que não me posso esquecer que antes de tudo convém perceber o que é um cavalo!
Eu comecei por ir à Golegã e vi cavalos descontraídamente dentro de bares! Não imaginava que o cavalo fosse um animal tão interessante!
Sofia

Entretanto, haverá algum livro bom sobre cavalos para uma principiante? É que não me posso esquecer que antes de tudo convém perceber o que é um cavalo!

Sofia
Olá!!
Ai no meio referem-se a Quinta da conraria em Coimbra. Sou fisio e juntamente lido com cavalos como "psedo-equitadora" (trabalho cavalos, ou tento). Tive o prazer que ter um estagio lá e é fenomenal. Primeiro pk dao formação nessa area, dps pk como sao um centro de reabilitação, têm contacto directo com a deficiencia, e dps têm uma equipa mto acessivel, os equitadores saõ o Fausto e o Ze carlos, que já percebem mto de deficiencia e dps a Aline que é fisio, mas já monta mto bem e um psicomotricionista que n me lembro o nome...vai la....
eles são uns amores...
Ai no meio referem-se a Quinta da conraria em Coimbra. Sou fisio e juntamente lido com cavalos como "psedo-equitadora" (trabalho cavalos, ou tento). Tive o prazer que ter um estagio lá e é fenomenal. Primeiro pk dao formação nessa area, dps pk como sao um centro de reabilitação, têm contacto directo com a deficiencia, e dps têm uma equipa mto acessivel, os equitadores saõ o Fausto e o Ze carlos, que já percebem mto de deficiencia e dps a Aline que é fisio, mas já monta mto bem e um psicomotricionista que n me lembro o nome...vai la....
eles são uns amores...
"Não ha bons nem maus cavalos, ha bons e maus cavaleiros"
-
- Espectador
Votos de Feliz Natal
Olá!
Queria desejar a todos um Feliz Natal e um óptimo ano de 2008
, aproveitando para agradecer por terem sido tão simpáticos a darem-me sugestões. Darei notícias do meu trabalho final que espero venha a contribuir para a divulgação destas terapias junto dos estudantes de Serviço Social!
Sofia
Queria desejar a todos um Feliz Natal e um óptimo ano de 2008

Sofia