Ando a montar um poldro à mais ou menos um mês, deparei-me com uma dificuldade, fazê-lo recuar. Apeado recua sem quaisquer problemas, mas quando estou lá em cima isso já não acontece. Se alguém me puder dar alguma dica, agradecia.
Cumprimentos Luís
Ensinar a recuar
Moderadores: Filipe Graciosa, APD
-
- Mestre de Equitação
- Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am
Olá Luis,
Parece-me ainda muito cedo para ensinar o poldro a recuar.
O recuar é um exercício que se obtém quando o cavalo já aceita suficientemente o contacto com a mão para que o cavaleiro possa "empurrar" com as pernas e resistir (por acções descontínuas) com as mãos, é este o princípio do recuar, solicitar o movimento para diante e "fechar" a passagem, como resultado o cavalo movimenta-se para onde tem saída - para trás.
Se tiveres necessidade (por questões funcionais por exemplo) de ensinar a andar para trás podes sempre recorrer à ajuda de alguém, a pé, e por associação ele irá aprender. É um método expedito e muito usado para ensinar variadissímos movimentos aos cavalos na equitação de fantasia.
luis pedro
Parece-me ainda muito cedo para ensinar o poldro a recuar.
O recuar é um exercício que se obtém quando o cavalo já aceita suficientemente o contacto com a mão para que o cavaleiro possa "empurrar" com as pernas e resistir (por acções descontínuas) com as mãos, é este o princípio do recuar, solicitar o movimento para diante e "fechar" a passagem, como resultado o cavalo movimenta-se para onde tem saída - para trás.
Se tiveres necessidade (por questões funcionais por exemplo) de ensinar a andar para trás podes sempre recorrer à ajuda de alguém, a pé, e por associação ele irá aprender. É um método expedito e muito usado para ensinar variadissímos movimentos aos cavalos na equitação de fantasia.
luis pedro
Boas noites.
Num cavalo já devidamente trabalhado, «quando estou sozinho no picadeiro»*, é relativamente fácil fazer o cavalo recuar. Num poldro é complicado. Apesar da minha ENORME inexperiência nisto, da ultima vez que tentei a proeza num poldro com 3 anos, ele teve a simpatia de se mandar ao ar.
Por estas e outras razões, partilho a mesma opiniao do Luis.
Este 'post' não o ajuda muito na sua questão mas pelo menos, tenha algum cuidado com o seu poldro, senão sujeita-se ao que eu me sujeitei.. (lol)
Cumprimentos
António
*sozinho no picadeiro = o 'mestre' deslocou-se fora do picadeiro 5minutos e o pupilo aproveita p'ra se sujeitar a ser agredido fisica e verbalmente xD
Num cavalo já devidamente trabalhado, «quando estou sozinho no picadeiro»*, é relativamente fácil fazer o cavalo recuar. Num poldro é complicado. Apesar da minha ENORME inexperiência nisto, da ultima vez que tentei a proeza num poldro com 3 anos, ele teve a simpatia de se mandar ao ar.
Por estas e outras razões, partilho a mesma opiniao do Luis.
Este 'post' não o ajuda muito na sua questão mas pelo menos, tenha algum cuidado com o seu poldro, senão sujeita-se ao que eu me sujeitei.. (lol)
Cumprimentos
António
*sozinho no picadeiro = o 'mestre' deslocou-se fora do picadeiro 5minutos e o pupilo aproveita p'ra se sujeitar a ser agredido fisica e verbalmente xD
No que toca a cavalos, não sei quase nada... Mas vontade de aprender não me falta.
-
- Espectador
- Registado: domingo fev 04, 2007 6:55 am
Boa tarde! Obrigado pelas dicas. O poldro já vai bem para a frente e já obedece bem às rédeas no passo e no trote e pára +/- bem! Como apresenta uma grande nobreza tenho aproveitado...
O recuar surgiu porque quando estou apeado, é facilissimo fazê-lo recuar, e tentei fazer o mesmo montado! Como não tenho pressa, vou trabalhá-lo para a frente, depois logo penso nisso!
Obrigado! Saudações
Luís

Obrigado! Saudações
Luís
-
- Iniciado
- Registado: sexta jul 18, 2008 4:50 pm
Re: Ensinar a recuar
Vai tentando para já parar o cavalo do trote, através da meia-paragem. Vai fazendo repetidamente esse exercício (trote-paragem-trote) ao longo do picadeiro, até que o cavalo pare com uma postura de pernas e de pescoço,tentando ficar mais redondo. Á medida que a posição dele vai melhorando, tenta permanecer mais tempo parado, conta os segundos e durante esse tempo mantém o cavalo imóvel,com as mãos e os pés alinhados e o pescoço convenientemente encurvado. Quando ele obedecer seguidamente, ficando colocado, tenta fazer a paragem trote parar outra vez, mantém-o imóvel uns segundos sem ceder a perna e recua um ou dois passos, empurrando-o com a perna bem a trás, os ombros muito para trás também, e as mãos têm de acompanhar o movimento do cavalo, puxando ligeiramente para baixo e para ti a rédea para ele mover a mão ou o pé, ajudando a recuar vai repetindo o procedimento entre uma rédea e outra sem ceder, á medida que ele vai tentando recuar. Quando ele recuar o numero de passos que tu queres que ele recue, cedes a mão e a perna e sais a trote,indo repetir o processo até se tornar um movimento mais natural do cavalo
PS: A garupa do cavalo tem de se alinhar com o corpo á medida que ele recua, se ele mandar a garupa mais para o lado direito, tenta empurrar mas com a perna direita obrigando-o a manter a garupa alinhada.
PS: A garupa do cavalo tem de se alinhar com o corpo á medida que ele recua, se ele mandar a garupa mais para o lado direito, tenta empurrar mas com a perna direita obrigando-o a manter a garupa alinhada.
Laura A
-
- Registado: sexta fev 19, 2010 9:11 pm
Re: Ensinar a recuar
O recuar obtem-se através da mobilização (lateral, claro) da garupa.
No momento em que o cavalo está em movimento lateral, muito lento, o cavaleiro deve fixar a mão e contrair os dedos de modo a que o cavalo não possa avançar nada e faça apenas menção de puxar o peso a trás por ter esbarrado com a parede que a mão representa. Acaricie de imediato. Mobilize a garupa para o outro lado e repita a fixação da mão, contraia os dedos e acaricie logo que o cavalo faça menção de puxar o peso a trás. No dia seguinte peça-lhe o mesmo e vai ver que, sem Você e o cavalo darem por isso, tem o cavalo a recuar com naturalidade e já sem necessidade de mobilização (lateral) da garupa.
Mas não será ainda um pouco cedo para andar para trás? É que essas coisas fazem-se habitualmente quando o cavalo já está franco para a frente nos 3 andamentos e se sencosta suavemente à mão.
Henrique Salles da Fonseca
No momento em que o cavalo está em movimento lateral, muito lento, o cavaleiro deve fixar a mão e contrair os dedos de modo a que o cavalo não possa avançar nada e faça apenas menção de puxar o peso a trás por ter esbarrado com a parede que a mão representa. Acaricie de imediato. Mobilize a garupa para o outro lado e repita a fixação da mão, contraia os dedos e acaricie logo que o cavalo faça menção de puxar o peso a trás. No dia seguinte peça-lhe o mesmo e vai ver que, sem Você e o cavalo darem por isso, tem o cavalo a recuar com naturalidade e já sem necessidade de mobilização (lateral) da garupa.
Mas não será ainda um pouco cedo para andar para trás? É que essas coisas fazem-se habitualmente quando o cavalo já está franco para a frente nos 3 andamentos e se sencosta suavemente à mão.
Henrique Salles da Fonseca