Bom dia a todos.
Ora quer-me parecer que há aqui algumas dúvidas em relação aos selins "Lusitanus" e Relvas.
Em relação ao "Lusitanus"; este não foi inventado pelo João Lynce nem pela Zaldi. Já se faziam aqui na minha terra, por um correeiro bem nosso conhecido, o Carlos Silvério, há muito mais tempo do que a Zaldi. Quem teve a idéia inicial desconheço, mas não é nada que não vá investigar brevemente em conversa com ele ou com o pai dele. Gosto de saber estas coisas, ir ao fundo da questão.
Em relação ao Relvas; Diz-se, até pelo nome que carrega, que foi pedido por Carlos Relvas, aqui da Golegã, que fosse feito um selim à portuguesa a que ao vaso fossem retiradas as "madeiras" à frente e atrás, ficando, como sabem, um selim, quase raso, ao tipo militar, mas à portuguesa. Não como hoje se apresenta o mesmo selim, com o vaso mais parecido com um selim de ensino, como nós conhecemos.
Não sei se já repararam em fotografias do prórprio Carlos Relvas e também em pinturas da época, que os tais selins que ele usava, mesmo para tourear, (sim, porque ele também foi toureiro, e na Golegã até havia uma praça de toiros, vejam lá bem...

) eram rasos, à portuguesa, mas sem as "madeiras".
Este selim havia de evoluir, como se vê, para o que conhecemos hoje, mais ao jeito de um selim de ensino.
E isto é o que sei, de observar, investigar, ler e ouvir os antigos falar...
Cumprimentos.