Bom, creio que todos já conhecem o nosso famoso Crioulo. A cor mais comum da raça é o baio, mas existem outras cores comuns como o alazão, o tordilho e o castanho.
Esse cavalo é imensamente forte, bem disposto e extremante resistente que é a sua característica principal.De estrutura compacta o cavalo crioulo é conhecido por seu talento na lida no campo.
No Brasil, quando se fala no cavalo Crioulo a primeira coisa que vem a cabeça são os Gaúchos do Rio Grande do Sul, pois é de lá que se concentra boa parte dos cavalos Crioulos, e é nos pampas gaúchos que passar o dia sobre o lombo de um crioulo percorrendo imensas distancias para verificar cercas, conduzir a criação, separar animais para a marcação a ferro faz parte do cotidiano de muitos peões.
Na Argentina, por exemplo, o povo tem grande orgulho da resistência do crioulo. Uma prova anual é realizada pelos criadores, na qual os cavalos devem percorrer uma distancia de 752Km em quinze dias, carregando uma carga de 110Kg, sem nada para comer ou beber, exceto os alimentos que eles encontram pelo caminho durante o descanso.
Lembrando que o sangue básico do crioulo vem do Andaluz, do árabe e do Berbere.


Mangalarga marchador
Esse é o nosso cavalo de sela, que é conhecido por sua marcha única, e provavelmente uma das mais confortáveis. O cavaleiro praticamente não sente o impacto de suas passadas, pois na maior parte do tempo, o animal mantém três pernas apoiadas no solo em vez de duas.
É um cavalo de aspecto mais leve que o crioulo, é menos atarracado no corpo e com pernas mais longas.
No Brasil existe uma raça semelhante ao Mangalarga marchador que é o Campolino, utilizado para sela e para o trabalho de tração leve.

Existem outras raças como o Brasileiro de Hipismo, o lavradeiro que é quase um cavalo selvagem, o marajoara e o baixadeiro,
Para mim o cavalo crioulo é a raça brasileira que mais me agrada.
E para vocês?
Falem tudo o que vcs pensam sobre as raças daqui.
Abraços
Alexandre