Então eu vou dar umas luzes sobre esta doença, que é mais comum nos poldros do que parece.
A epifisite e uma das doenças que tem a designação de Doenças Ortopédicas de Desenvolvimento (DOD), termo criado em 1986 para abranger todos os problemas ortopédicos presentes no poldro em crescimento. Evidenciando-se complicações que ocorrem na placa de crescimento ou cartilagem de crescimento, ou seja, distúrbio na conversão da cartilagem em osso que podem ocasionar dor e manqueiras, nos poldros.
Geralmente, as doenças de desenvolvimento ortopédico (DOD) estão relacionados com os problemas metabólicos nos ossos, englobando numerosas anormalidades ortopédicas que ocorrem entre o nascimento até os 18 meses de idade. As que mais se destacam são a ,
epifisite osteocondrose, deformidades flexurais e ainda fracturas fisárias, malformação dos ossos cubóides do carpo e tarso (deformidade angular) e artrite juvenil.
Existem, basicamente, três factores envolvendo estas anormalidades: a Genética (conformação), o Meio Ambiente (trauma, exercício forçado) e a Nutrição.
"A deficiência nutricional, excesso ou desequilíbrio de nutrientes vão afectar adversamente os ossos e as cartilagens por causa das alterações na disponibilidade dos componentes da estrutura do esqueleto ou de enzimas e hormonas que controlam a síntese desses tecidos".
Muitas vezes a epifisite, implanta-se em função de uma dieta inadequada, muito embora outros factores possam estar envolvidos na sua incidência. Em muitos casos, os cavalos afectados são indivíduos jovens e robustos, e que apresentam um rápido crescimento. Uma dieta altamente energética traduzida por uma quantidade excessiva de energia pode ser uma das causas na maioria das vezes.
É importante que tenhamos uma aproximação científica, quando designarmos a dieta para o poldro em crescimento, porém o crescimento e desenvolvimento individual dos poldros, precisa de um maneio mais eficiente, no sentido de se prevenir futuros problemas. Acima de tudo, um apropriado balanço de nutrientes, vitaminas e minerais é o melhor caminho, um bom maneio e o conhecimento mais profundo da influência da componente da genética, previne muitos destes problemas de DOD.
Ou seja poldros gordos e com pouco trabalho são animais muito susceptiveis de sofrer de uma epifisite, e quando eu falava em " Fazendo-se pressão na área com um dos dedos, poderá fazer com que o cavalo se desloque, e em função da dor o cavalo poderá também apresentar manqueira." estava a referir-me á zona da cartilagem do joelho que por vezes se encontra quente e inchada.
Até á proxima
