Testes Genéticos

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Joana Pereira
Registado: sexta fev 08, 2008 11:18 am
Contacto:

Testes Genéticos

#1 Mensagem por Joana Pereira » segunda fev 18, 2008 3:19 pm

Sejam bem-vindos a este espaço.

Apesar da diversidade de tópicos presente neste fórum não encontrei uma secção dedicada à genética. Reparei que, dispersas por outras secções, estão algumas ideias sobre este tema. Penso que seria interessante centrar neste espaço a troca dessas informações.

Como interessada que sou nesta área, apresento a minha disponibilidade para contribuir com informações e esclarecimentos nesta matéria.

Genética da cor da pelagem
Genes responsveis por doenças
Controlo de filiação

Esperando poder ajudar,

Joana Pereira

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#2 Mensagem por Sofia e Sabre » quarta fev 20, 2008 2:48 pm

Joana, por mera curiosidade gostava de saber se por acaso sabes se em Portugal já se fazem testes de DNA para averiguar a ascendência de um cavalo, no caso de ser cruzado.

Joana Pereira
Registado: sexta fev 08, 2008 11:18 am
Contacto:

#3 Mensagem por Joana Pereira » segunda fev 25, 2008 1:33 pm

Boa tarde

Se o que pretende provar é que determinado garanhão e égua pertencentes a raças diferentes são realmente os progenitores de um outro cavalo, a resposta à sua pergunta é sim, é possivel. Hoje em dia, existe um conjunto de marcadores genéticos que se podem utilizar para realizar testes de controlo de filiação e que são aplicáveis a todas a raças. Com isto refiro-me não só aos 12 marcadores recomendados pela ISAG (International Society for Animal Genetics) mas também a outros adicionais disponíveis para utilizar em casos particulares.
Em Portugal, poderá realizar estes testes através da Testvet (www.testvet.com) ou do LGM da Fundação Alter Real.

Se o que pretende é determinar quais os ascendentes de determinado cavalo isso em princípio é possível analisando o perfil genético do cavalo em questão e cruzando esses dados com dados de outros cavalos presentes numa dada base de dados. Naturalmente quanto maior for essa base de dados, maior é a probabilidade de os progenitores serem "encontrados". Sei que isso se faz no estrangeiro por empresas com grande número de cavalos nas suas bases de dados, no entanto não tenho conhecimento de que isso se faça em Portugal.

Sem mais

Joana Pereira

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#4 Mensagem por Sofia e Sabre » segunda fev 25, 2008 3:30 pm

Obrigado Joana, muito esclarecedora!

Responder

Voltar para “Veterinária”