Escola Portuguesa de Arte Equestre em Belém?
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Escola Portuguesa de Arte Equestre em Belém?
Caros Forenses,
Quando é que será, que esta fotomontagem do cartaz do Festival do Lusitano de 2001, se tornará verdade?
Quando é que acham, que finalmente a EPAE irá fazer espectáculos no actual Museu dos Coches, antigo Picadeiro Real da Picaria Real? Cumprimentos
Quando é que será, que esta fotomontagem do cartaz do Festival do Lusitano de 2001, se tornará verdade?
Quando é que acham, que finalmente a EPAE irá fazer espectáculos no actual Museu dos Coches, antigo Picadeiro Real da Picaria Real? Cumprimentos
Filipe Graciosa Jr
Re: Escola Portuguesa de Arte Equestre em Belém?
Extraido do livro "memorias e trabalhos de meio-século dum cavaleiro português" nuno oliveira"Não é também a pensar, como já tenho ouvido dizer, em formar uma escola de arte equestre que funcionará com cavaleiros que não vão dedicar inteiramente a sua vida a ela, que não são portanto profissionais, com a ideia de ensinarem alguns cavalos que lhe são distribuidos e que provêm da coudelaria de alter, com o vago sonho de mais tarde poder, no actual museu dos coches em belém (e antigo picadeiro real) continuar e formar uma escola que vai com quatro séculos de atraso, querer fazer um pouco aquilo que a escola espanhola de viena faz.
Como se poderá trabalhar cavalos convenientemente em belém? sem possiblidades de ir ao exterior, sem pistas ou picadeiros exteriores? como reagirá o nosso povo a isso? certamente mal. E que vamos fazer neste país com essa escola de arte equestre? ser rivais da escola de viena e da escola de saumur? ridiculo."
Os mestres também se enganam...
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Re: Escola Portuguesa de Arte Equestre em Belém?
Olá,
Já viram como a ignorância é prejudicial? Os do contra só querem ser do contra, sem saberem o motivo da mudança do Museu dos Coches, já estão cheios de coisas contra.

Temos é de salvar o Picadeiro Real da antiga Picaria Real, para que a Escola Portuguesa de Arte Equestre vá para lá. Usou-se o Picadeiro Real como museu dos coches, como solução temporária, não era o objectivo inicial da infra-estrutura. Além disso um museu com tantos coches, devia estar em infra-estruturas mais espaçosas e com melhores e mais modernas condições de preservação de coches.
Quanto aos "imperativos técnicos e artísticos (vide, pareceres técnicos de finais dos anos 90), está impossibilitado de acolher a Escola Portuguesa de Arte Equestre" vão mas é dar uma curva, o propósito das pinturas foi embelezar um picadeiro e agora dizem que não pode ter lá cavalos, que apenas podem ser vistos de longe para não se estragar. As pinturas mesmo que tenham algum desgaste devido à humidade do suor e respiração dos cavalos, providencia-se restaurações a cada 5 anos ou 10 anos, conforme o que for preciso.
Se formos a seguir essas ideias, qualquer dia não se pode viver em palácios antigos ou casas senhoriais, porque as mesmas pinturas existentes nas paredes estragam-se com a humidade dos banhos, da respiração, com as diferenças de temperatura das lareiras e ar condicionados. Ganhem juízo, as coisas belas foram feitas para ser usadas e não estarem fechados sem utilização, porque se estragam...
Quanto ao que dizem no blog de que o projecto terá um custo actual estimado de 31,5 milhões de euros deviam era ficar contentes que essa verba vá para um museu, não pensem que se não fosse para o novo museu dos coches iria para outro museu, o mais provável é que fosse ficar dentro do orçamento de estado para pagar as dívidas ou para pagar as jantaradas do Governo.
http://cidadanialx.blogspot.com/
Já viram como a ignorância é prejudicial? Os do contra só querem ser do contra, sem saberem o motivo da mudança do Museu dos Coches, já estão cheios de coisas contra.

Temos é de salvar o Picadeiro Real da antiga Picaria Real, para que a Escola Portuguesa de Arte Equestre vá para lá. Usou-se o Picadeiro Real como museu dos coches, como solução temporária, não era o objectivo inicial da infra-estrutura. Além disso um museu com tantos coches, devia estar em infra-estruturas mais espaçosas e com melhores e mais modernas condições de preservação de coches.
Quanto aos "imperativos técnicos e artísticos (vide, pareceres técnicos de finais dos anos 90), está impossibilitado de acolher a Escola Portuguesa de Arte Equestre" vão mas é dar uma curva, o propósito das pinturas foi embelezar um picadeiro e agora dizem que não pode ter lá cavalos, que apenas podem ser vistos de longe para não se estragar. As pinturas mesmo que tenham algum desgaste devido à humidade do suor e respiração dos cavalos, providencia-se restaurações a cada 5 anos ou 10 anos, conforme o que for preciso.
Se formos a seguir essas ideias, qualquer dia não se pode viver em palácios antigos ou casas senhoriais, porque as mesmas pinturas existentes nas paredes estragam-se com a humidade dos banhos, da respiração, com as diferenças de temperatura das lareiras e ar condicionados. Ganhem juízo, as coisas belas foram feitas para ser usadas e não estarem fechados sem utilização, porque se estragam...
Quanto ao que dizem no blog de que o projecto terá um custo actual estimado de 31,5 milhões de euros deviam era ficar contentes que essa verba vá para um museu, não pensem que se não fosse para o novo museu dos coches iria para outro museu, o mais provável é que fosse ficar dentro do orçamento de estado para pagar as dívidas ou para pagar as jantaradas do Governo.
http://cidadanialx.blogspot.com/
Re: Escola Portuguesa de Arte Equestre em Belém?
Encontra-se a circular uma petição de apoio à construção do novo Museu dos Coches.
É sem dúvida um acervo muito interessante que deveria ser exposto com maior dignidade.
Para os interessados aqui fica o link
http://www.petitiononline.com/coches09/
É sem dúvida um acervo muito interessante que deveria ser exposto com maior dignidade.
Para os interessados aqui fica o link
http://www.petitiononline.com/coches09/
- Filipe Graciosa
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Re: Escola Portuguesa de Arte Equestre em Belém?
http://www.petitiononline.com/coches09/Carta de abaixo assinado Escreveu: POR UM NOVO PROJECTO DE REGENERAÇÃO URBANA EM LISBOA: CIDADÃOS APELAM À CONSTRUÇÃO DO NOVO MUSEU NACIONAL DOS COCHES
To: Primeiro Ministro do Governo da República Portuguesa, Eng. José Sócrates
Exmº. Senhor Primeiro-Ministro
do Governo da República Portuguesa,
Engº José Sócrates,
Serve a presente carta, subscrita pelos abaixo-assinados, para expor junto de Vª Excª o seguinte:
1. Considerando que a construção do novo edifício para o Museu Nacional dos Coches permitirá acolher a sua valiosa colecção em melhores condições museológicas de conservação, de exposição e de fruição pública, com novas valências e exigências de funcionamento indispensáveis a um museu contemporâneo aberto aos cidadãos e estimulante para a cidadania;
2. Considerando que o novo edifício para o Museu Nacional dos Coches implicará reequacionar o antigo Picadeiro Real, cujas dimensão e instalações são hoje tão limitadas para a exposição da colecção quanto exíguas para acolher o crescente fluxo de visitantes em condições mínimas de eficiência e segurança, permitindo assim valorizar e potenciar o Picadeiro no âmbito do novo Museu e/ou no contexto patrimonial do Palácio de Belém e da sua área envolvente;
3. Considerando que o novo edifício para o Museu Nacional dos Coches implicará relocalizar as actuais instalações provisórias e respectivos conteúdos/depósitos do extinto Instituto Português de Arqueologia, entretanto integrado no IGESPAR, abrindo-se uma janela de excelente oportunidade para equacionar outra localização arquitectónica e urbana mais adequada e digna para a arqueologia portuguesa, que deverá ser objecto de diálogo e de tão amplo consenso quanto possível entre todas as partes entretanto envolvidas;
4. Considerando que o novo edifício para o Museu Nacional dos Coches, com a demolição da opacidade murada das antigas Oficinas Gerais de Material de Engenharia, permitirá a cicatrização, regeneração e dignificação urbana da Praça Afonso de Albuquerque, rematando-a e ligando-a ao rio Tejo, e, sobretudo, oferecendo um extenso, qualificado e generoso espaço público que potenciará o encontro dos cidadãos e a fruição urbana;
5. Considerando que o novo edifício para o Museu Nacional dos Coches deverá desencadear e potenciar uma estratégia museológica concertada para a área monumental da Ajuda/Belém/Junqueira, designadamente no quadro dos equipamentos culturais existentes, e contribuirá para sedimentar a matriz territorial e a vocação sociocultural desta mesma área, confirmando-a no seu valor patrimonial e numa clara geoestratégia urbana e metropolitana, nacional e internacional, que é indispensável para a construção de identidade colectiva e afirmação contemporânea da cidade de Lisboa e do nosso País;
6. Considerando, assim, que o novo edifício do Museu Nacional dos Coches, da autoria do arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, há muito militante de uma arquitectura de causas públicas, resultará num edifício de cidade e dos cidadãos com inegável interesse público, para além do valor intrínseco da sua qualidade estética, ética e cívica;
7. Considerando, por isso, que são apropriados os recursos envolvidos na construção do novo edifício para o Museu Nacional dos Coches quando comparados com esse mesmo interesse público, ou seja, com as mais-valias para a valiosa colecção do museu, para a cidade de Lisboa, para o País e, sobretudo, para o enriquecimento da vida quotidiana dos cidadãos;
8. Considerando, ainda, que é possível e desejável conciliar o novo Museu Nacional dos Coches com as expectativas geradas e as partes entretanto envolvidas, articulando património, criação arquitectónica e vocação pública, e que, pelas razões atrás apontadas, a cidade de Lisboa e o País não podem dar-se ao luxo de perder a oportunidade única criada pelo novo Museu - enquanto colecção, enquanto edifício, enquanto fazer de cidade e enquanto afirmação de capitalidade - e, muito menos, de inviabilizar um evidente recurso identitário que orgulhará a cidadania e os valores republicanos;
Por tudo isto, os presentes signatários - ainda que respeitando opiniões distintas ou complementares às suas e que devem ser tomadas em conta neste processo - manifestam que é urgente, indispensável e fundamental construir o novo edifício para o Museu Nacional dos Coches e solicitam a Vª Excª o maior e melhor empenho para a sua rápida concretização, na certeza de que o respectivo interesse público tanto celebra e dignifica os 100 anos da República Portuguesa, quanto o seu presente e o seu futuro.
Filipe Graciosa Jr
- Filipe Graciosa
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Re: Escola Portuguesa de Arte Equestre em Belém?
Caros Forenses,
Mais uma fotomontagem que encontrei na net
Cumprimentos
Mais uma fotomontagem que encontrei na net

Cumprimentos
Filipe Graciosa Jr
- Filipe Graciosa
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Re: Escola Portuguesa de Arte Equestre em Belém?
Podem ver, como seriam os espectáculos da Escola Portuguesa de Arte Equestre, no Picadeiro Real (antigo Museu dos Coches), vendo a sua homologa, a Escola Espanhola de Equitação de Viena de Áustria:
http://www.srs.at
http://www.facebook.com/SpanischeHofreitschule
Links úteis sobre a EPAE - Escola Portuguesa de Arte Equestre
http://www.cavalonet.com/epae
http://www.alterreal.pt/?q=epae/historial
http://www.facebook.com/escolaportuguesadearteequestre
http://www.parquesdesintra.pt/parques-j ... -equestre/
http://www.srs.at
http://www.facebook.com/SpanischeHofreitschule
Links úteis sobre a EPAE - Escola Portuguesa de Arte Equestre
http://www.cavalonet.com/epae
http://www.alterreal.pt/?q=epae/historial
http://www.facebook.com/escolaportuguesadearteequestre
http://www.parquesdesintra.pt/parques-j ... -equestre/
Filipe Graciosa Jr