Olá
A única coisa que posso fazer é deixar o meu testemunho: os cavalos não mentem nem inventam e a única forma que eles têm de «falar» connosco é através da linguagem corporal e comportamentos. se a partir de um momento qualquer há uma alteração no comportamento do cavalo é óbvio que se passou alguma coisa!!!
Agora também digo que não esperes que o ferrador te diga o que fez mal.... porque normalmente quando isso acontece é por incompetência ou intencionalmente... passam a vida a justificar o que fazem... eu tive más experiências com ferradores e procurei vários... é uma chatice...
Só para teres 1 ideia: 1 vez veio cá um ferrador (muito conceituado, e eu sei que ele é competente!) que cortou os cascos até sangrar... eu a ver aquilo tudo e perguntei o que estava a fazer, e ele responde que é saudável. e blá, blá, blá.. e eu só tive vontade foi de sei lá o quê...
Acho que devia haver uma instituição qualquer que permitisse «pedir responsabilidades» quando um ferrador faz trabalhos que podem estragar 1 cavalo para sempre... é uma responsabilidade enorme tratar dos cascos dos cavalos, e vejo situações incríveis... só que, muitas vezes os donos dos cavalos não sabem o suficiente e se o cavalo não manca.. está tudo bem... e a longo prazo surgem os problemas...
No teu lugar procurava a opinião do veterinário, e em situações mais delicadas, pede para ele estar presente quando o ferrador for lá (só a presença do veterinário já impõe seriedade..

...)
Boa sorte!
(...) a cavalo, sentir o cheiro da chuva, nessa imensidao de montes verdejantes, onde o vento marca o ritmo, passeamos qual centauro (...)