Olá onze,
Primeiro que tudo acho que estás correcta. Mudar de professor, mudar de métodos e coisas do género logo no início não ajuda nada. Mas isso só demonstra que a culpa não é tua, por isso não faz qualquer sentido esse teu pensamento de desistir.
Soluções, é fácil ver algumas, implementá-las é que ás vezes é mais complicado. Talvez começar por falar com o responsável do centro seja a primeira alternativa, dizendo que te estás a sentir desiludida com essa situação. Talvez haja solução interna.
Depois, se não funcionar, há que procurar outro local. Caso isso não seja possível, a única coisa que te posso aconselhar é mesmo tentares ler muito, sei que não é a ler um livro ou artigos na internet que se aprende a montar, mas se tiver bagagem teórica, será muito mais fácil compreender o que o professor te está a pedir, até podes chegar á conclusão de que o que te estão a pedir é a mesma coisa, só que de formas diferentes.
Caso esta vertente teórica (que é independente das outras, logo podes usá-la mesmo que optes e funciona alguma das outras) te interesse, aqui deixo dois "livros" que me parecem interessantes.
Em primeiro lugar uma, chamemos-lhe sebenta editada pelo instituto do desporto em colaboração com a federação equestre portuguesa e escola nacional de equitação de nome "Manual Oficial de Formação Equestre Vol. I" que trata dos temas a saber até ao exame de sela 4. O único sítio que tenho a noção que continua a vender é a própria federação
http://www.fep.pt/noticias/detalhe.asp?ID=1477
Depois posso aconselhar-te um livro que a meu ver é mesmo a biblia da equitação escrito pelo Cor. Netto de Almeida de nome "Equitação como e porquê?" que se consegue encontrar nas livrarias
http://www.bertrand.pt/catalogo/detalhe ... p?id=89627
Vai em frente. Acredita, que quando sentimos que não sabemos muito, só quer dizer que conseguimos perceber a complexidade que esta arte tem. Quando se acha que é fácil é que quer dizer que estamos, ou somos limitados, e não conseguimos ver mais longe.
Saudações equestres!