Olá a todos, algum de vocês mais experiente me pode dar algum apoio e opiniões? Ando na equitação à 6 meses, o volteio foi fantástico tive uma boa evolução conseguia fazer tudo com muita facilidade mesmo quando o cavalo se assustava no galope não era problema para mim, segundo o professor eu assumia logo a posição correcta e tudo correu lindamente. Quando passei para a sela parece que retrocedi, tudo mudou postura, posição, então com galope o cavalo sai sempre à carga, e acabo por me agarrar demasiado às rédeas e com os gritos da (agora professora) fico ainda mais tenso, tenho desanimado muito parece que não consigo encaixar, e tenho evoluído muito pouco, para já tenho aguentado por adoro cavalos e adorava saber montar muito bem, mas tenho receio de desistir pois se isto não mudar por muito que resista acabarei por fazê-lo.
Se alguém me puder dar algumas dicas, agradecia imenso.
Sou novo neste fórum, gostava de interagir com outras pessoas.
Obrigado
Desánimo
Moderador: Filipe Graciosa
-
- Espectador
- Registado: quarta set 23, 2009 1:41 pm
Re: Desánimo
Seis meses é muito pouco tempo, ainda tens muito tempo para te habituares.
Tenta manter as costas direitas mas descontraídas.
E nunca desistas.

Tenta manter as costas direitas mas descontraídas.
E nunca desistas.

Márcio Gomes
Olá cavaleiro
Sabes, na realidade passei para a sela 1 à dois meses. Sempre fui mto eficiente nas aulas de iniciação. Eu custumo ter medo e ainda mais quando o cavalo fica descontrolado ou quando me calham aqueles que são mesmo muito teimosos e que ninguem gosta estas a compreender?
Bem, o meu segredo é nunca mostrar ao cavalo que estou com medo... Mas sabes, uma vez um cavalo deu um coise à égua que ia à minha frente e eu com medo fugi mas com calma.
Tudo o que te dice foi para te mostrar que quando nos estamos "protegidos pela guia" estamos muito mais confiantes nas nossas capacidades. Afinal de contas com uma corda e um professor a segurar o cavalo e a explicarnos tdo o que fazer o que custa galopar, trotar e até mesmo andar a passo!?
Tenta fazer com que o cavalo saiba que tu estas em cima dele e QUE TU É QUE MANDAS ALI. Se não te obdecer tens de recorrer a umas valentes stickadas no peito (lembra-te que nca na garupa pqe ai ele vai correr ainda mais).
Vai dando noticias cavaleiro e boa sorte...

Sabes, na realidade passei para a sela 1 à dois meses. Sempre fui mto eficiente nas aulas de iniciação. Eu custumo ter medo e ainda mais quando o cavalo fica descontrolado ou quando me calham aqueles que são mesmo muito teimosos e que ninguem gosta estas a compreender?
Bem, o meu segredo é nunca mostrar ao cavalo que estou com medo... Mas sabes, uma vez um cavalo deu um coise à égua que ia à minha frente e eu com medo fugi mas com calma.
Tudo o que te dice foi para te mostrar que quando nos estamos "protegidos pela guia" estamos muito mais confiantes nas nossas capacidades. Afinal de contas com uma corda e um professor a segurar o cavalo e a explicarnos tdo o que fazer o que custa galopar, trotar e até mesmo andar a passo!?
Tenta fazer com que o cavalo saiba que tu estas em cima dele e QUE TU É QUE MANDAS ALI. Se não te obdecer tens de recorrer a umas valentes stickadas no peito (lembra-te que nca na garupa pqe ai ele vai correr ainda mais).
Vai dando noticias cavaleiro e boa sorte...

Um dia vais aprender que isso das "stickadas" seja onde for é um tremendo erro. Tentar aprender equitação com gente realmente sapiente, que perceba os cavalos e o porque das coisas e não com gente violenta. A culpa não é tua, tu só fazes o que vês e o que te ensinam. Mas pensa bem se faz sentido bater num cavalo e obriga-lo à humilhação quando ainda não tens o treino e a sabedoria de realmente trabalhar com o cavalo.
Pois é ICCG, tal como Phynx diz bater no contexto de querer educar é algo que vais aprender que não é o que queres.
Então bater para não andar
isso muito menos, a melhor felicidade dum cavaleiro é ter um cavalo que quer andar.
Só há uma coisa que tens razão, não podes mostrar medo, sim isso faz sentido, pois ele sente bem esse teu estado de espírito e claro que fica preocupado pois está á espera que sejas a sua segurança e não quem está com medo.
Mas voltanto ao andar, sim andar para a frente é mesmo o que se quer. Direito e bem no fundo do arreio, na prática aproveitar toda essa vontade para usar como impulsão e depois é controlar. Se quer fugir, fazer umas voltas, quanto mais apertadas mais dificuldade terá em fazê-las e como tal vai acabar por ter que baixar o andamento para o que queres, ele não é parvo e sabe que se continuar vai acabar por cair.
A vara deve ser usada, não para bater, mas para encostar na zona onde a tua perna devia actuar mas por falta de força necessita de uma ajuda "artificial" de forma a lembrar-lhe que é para andar!
Para finalizar, quando ele começar a "correr" mais do que desejas, experimenta em sentar-te com o peso mais para trás, ombros bem para trás, na prática, fazendo peso no rim, normalmente a coisa acalma e mesmo que não o faça ajuda-te a equilibrar-te e com os ombros acabas por esticar mais as rédeas, ou seja uma forma de o controlares no ferro.
Bons momentos a cavalo e se possível, cheios de impulsão
Já agora, bom Ano 2010.
Então bater para não andar

Só há uma coisa que tens razão, não podes mostrar medo, sim isso faz sentido, pois ele sente bem esse teu estado de espírito e claro que fica preocupado pois está á espera que sejas a sua segurança e não quem está com medo.
Mas voltanto ao andar, sim andar para a frente é mesmo o que se quer. Direito e bem no fundo do arreio, na prática aproveitar toda essa vontade para usar como impulsão e depois é controlar. Se quer fugir, fazer umas voltas, quanto mais apertadas mais dificuldade terá em fazê-las e como tal vai acabar por ter que baixar o andamento para o que queres, ele não é parvo e sabe que se continuar vai acabar por cair.
A vara deve ser usada, não para bater, mas para encostar na zona onde a tua perna devia actuar mas por falta de força necessita de uma ajuda "artificial" de forma a lembrar-lhe que é para andar!
Para finalizar, quando ele começar a "correr" mais do que desejas, experimenta em sentar-te com o peso mais para trás, ombros bem para trás, na prática, fazendo peso no rim, normalmente a coisa acalma e mesmo que não o faça ajuda-te a equilibrar-te e com os ombros acabas por esticar mais as rédeas, ou seja uma forma de o controlares no ferro.
Bons momentos a cavalo e se possível, cheios de impulsão

Já agora, bom Ano 2010.