Saudações Lucas:
O que vou partilhar consigo e apenas o conhecimento que tenho sobre o "cancro de ranilha" e como lidamos com ele, do ponto de vista do ferrador. Primeiro devo sugerir-lhe que se encontrou "cancro de ranilha" no seu cavalo, deve informar o seu veterinário e o seu ferrador. Não aceite a minha informação como sendo de um perito. Eu não sou veterinário.
Se levantar os cascos do seu cavalo e, depois de limpo, vir na "ranilha" o que parece ser couve-flor já a ficar apodrecida, com um cheiro mau, a possibilidade e de ser "cancro de ranilha". O "cancro de ranilha" é uma infecção "anaerobica" das células que produzem os "tubulos de corno" das células que produzem a "ranilha". Estas encontram-se entre a "ranilha" e o coxim plantar. A infecção permite o crescimento da "ranilha" em qualquer direcção. Veja o "link" seguinte para que tenha uma idea do que pode vir a ser se não for cuidado desde principio:
http://www.farrierart.com/hoof_canker/hoofcanker.htm
Eu não sei o que e licor de vilate (?). Quais são os componentes desse licor?
Mantenha o cavalo limpo e seco. Exponha a infecção ao ar. Cavalos mantidos em estábulos sujos ou molhados podem adquirir esta infecção mais facilmente. O exercício também ajuda o cavalo a manter os casco saudáveis. Cuidado com a alimentação rica em açúcar. O seu ferrador saberá o que fazer. E possível que o seu veterinário lhe de antibióticos.
Sorte!