Formula para prever a altura do cavalo?

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Formula para prever a altura do cavalo?

#1 Mensagem por AnaE » quinta jul 27, 2006 10:07 pm

Constou-me que há uma forma para calcular a altura máxima que um cavalo vai crescer através das medidas dos ossos das patas... ou uma coisa do género. :roll:

Alguém sabe alguma coisa disso?

Rogers
Monitor de Equitação
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Contacto:

#2 Mensagem por Rogers » quinta jul 27, 2006 10:39 pm

Sei de uma maneira, não sei se será o mesmo desse que estás a referir!
É um pouco dificil explicar assim, mas vou tentar.
Com uma corda pões a ponta encostado ao boleto num pequeno concavidade na parte externa e um pouco abaixo ( mas ainda na articulação) e esticas a corda até á ponta do ante braço onde faz um bico por cima onde se insere na espádua, mantendo essa ponta onde está rodas a outra mão até por cima do garrote e esticas a corda ao máximo e onde fica a tua mão é +- a altura que terá o poldro!

Espero que conseguiste entender!

Jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm

altura

#3 Mensagem por João dee Deus » quinta jul 27, 2006 10:41 pm

Ana

O osso da canela tem sensivelmente a mesma dimensão,comprimento, desde o nascimento.

Dependendo muito da alimentação,geralmente multiplicando essa dimensão por 3,obtem-se a altura futura do Cavalo em adulto.

São coisas antigas que devido aos processos de maneio e alimentações modernas,podem ser apenas uma referencia menos precisa do que era antigamente.

É o que eu sei a respeito.

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação

poldro

#4 Mensagem por João dee Deus » quinta jul 27, 2006 10:52 pm

A proposito de poldros,também se dizia que um poldro que tem uma diarréia na primeira lua de vida,compromete o seu crescimento e nunca será o que podia ter sido fisicamente.

Cabe aos vets,talvez confirmar,mas estas coisas devem ultrapassá-los pois o esclarecimento deve estar a um nivel acima....digo eu.

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação

#5 Mensagem por AnaE » quinta jul 27, 2006 11:03 pm

... Pois estas coisas são engraçadas, prácticas e inofensivas!

O Sr. João de Deus quando refere a canela... é dos posteriores ou dos anteriores... ou tanto faz?

Rogers, se percebi... e tirando a coisa de esticar e rodar a corda... bastará medir a pata do cavalo desde esse tal sitio do boleto até à inserção na espádua e multiplicar por dois o valor obtido, será isso?

No meu caso não tem aplicação... porque ele já cresceu tudo... mas posso perceber se tem o tamanho que devía ou se faltou a ração! :wink:

Rogers
Monitor de Equitação
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Contacto:

#6 Mensagem por Rogers » quinta jul 27, 2006 11:28 pm

Não, porque não tens a altura do casco e quartela, mas o que o Sr. João disse deve resultar, pois está baseado no mesmo em que os membros crescem muito pouco!

Jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação

poldro

#7 Mensagem por João dee Deus » sexta jul 28, 2006 4:20 am

Pois...os membros crescem pouco, e as canelas(anteriores)ainda menos,ou seja,a parte que lhe cabe que é muito pouco.

A pouca/frugal mas boa alimentação durante o crescimento já foi defendida por várias pessoas que conheci e tem os seus fundamentos.
É altamente discutível e nunca vi nehum artigo a falar sobre isto.

Era um tema que gostava de ver dissecado por Vet/investigadores,porque deve requerer conhecimentos biológicos profundos e não só aqueles que qualquer Vet sabe....Digo eu.

saudações

luis pedro
Mestre de Equitação
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#8 Mensagem por luis pedro » sexta jul 28, 2006 7:26 am

Olá,
A medida que conheço aplica-se a cavalos com pelo menos 2 ou 3 anos.
Com um cordel ou vara, mede-se o comprimento desde o centro do joelho até ao bico, ou ponta, da espádua em seguida, mantendo este último ponto fixo roda-se o cordel ou vara na direcção do garrote, o que sobrar é sensívelmente o que o cavalo ainda irá crescer.

Luis Pedro

AnaE
Mestre de Equitação

#9 Mensagem por AnaE » sexta jul 28, 2006 5:05 pm

ok... obrigada a todos! :wink:

João dee Deus
Mestre de Equitação

forum

#10 Mensagem por João dee Deus » sexta jul 28, 2006 5:10 pm

.

..........A uns por escreverem no forum e a outros por nos lerem.....

.

AnaE
Mestre de Equitação

#11 Mensagem por AnaE » sexta jul 28, 2006 5:11 pm

Sr. João de Deus... e forum em geral,

Os temas sobre o cavalo e a equitação também são abordados em artigos científicos, como sería de esperar.

Através do Scholar Google, um portal de pesquisa do Google especialmente direcionado para os temas cientificos, é possível efectuar pesquisas sobre esses temas e geralmente aparecem inúmeras referências.

Infelzmente, como em todas as áreas muitos dos artigos são pagos para consultar.

http://scholar.google.com

João dee Deus
Mestre de Equitação

temas

#12 Mensagem por João dee Deus » sexta jul 28, 2006 5:18 pm

Ana

Tu que és uma investigadora por natureza e dominas o Inglês,podes ver se aquele tema da alimentação de que falei,tem agum fundamento.

saudações

AnaE
Mestre de Equitação

#13 Mensagem por AnaE » sexta jul 28, 2006 5:57 pm

... pois posso. Infelizmente não será para breve, pois já tenho bastante com que me entreter em outros temas... :(

Responder

Voltar para “Veterinária”